Obra do Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu será concluída nesta quarta-feira

As obras para implementação do primeiro Hospital Municipal de Campanha montado pela Prefeitura de São Paulo no estádio do Pacaembu serão finalizadas nesta quarta-feira (01/04). Unidade de saúde com 200 leitos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus será administrada pela organização social do hospital Albert Einstein.

“Todos os funcionários já foram contratados. Em dois dias o Einstein conseguirá montar a estrutura e trazer a medicação para iniciarmos os atendimentos. A previsão é que os primeiros pacientes cheguem no próximo fim de semana”, explicou o coordenador da assistência hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde para o covid-19, Luiz Carlos Zamarco.

A estrutura física do hospital será composta por 200 leitos, sendo 192 de baixa complexidade e oito leitos semi-intensivos, com respiradores. O objetivo é garantir o atendimento para pacientes com covid-19 que não apresentem alto risco, liberando leitos de UTI nos outros hospitais para pacientes em estado grave. No espaço os pacientes serão atendidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Segundo o coordenador, os pacientes do hospital de campanha serão encaminhados por outros equipamentos de saúde. “Os pacientes que virão para cá são os pacientes dos prontos socorros, das UPAs e das Unidades Básicas. As pessoas não devem vir ao Pacaembu diretamente. Os pacientes chegarão somente de ambulância”, afirmou.

Anhembi

Outros 1.800 leitos de baixa e média complexidade estão sendo montados no Hospital Municipal de Campanha do Anhembi.

A implantação dos hospitais de campanha (Pacaembu e Anhembi) está sendo realizada pela Progen, empresa com expertise em montagem de estruturas provisórias e também na construção de hospitais.

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação