Equipe da Sub-Sé participa do Encontro de Soluções Sustentáveis e Ações Socioambientais

Mesa com os participantes Eduardo Jorge, Gilberto Natalini e André Graziano

A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), recebeu nesta 4ª feira (4/03), o I Encontro de Soluções Sustentáveis e Ações Socioambientais, que discutiu propostas para combater enchentes e alagamentos na cidade de São Paulo. O encontro foi coordenado pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e teve a participação dos prossionais da Subprefeitura Sé: Rodrigo Silva (biólogo) e André Graziano (arquiteto paisagista).

O evento foi proposto pela sociedade civil, representada pelos movimentos sociais e socioambientais da cidade: Movimento pela Praça São Crispim, Praça São Crispim # Drenagem Sustentável, Programa Transformando Sucata em Cidadania, Sampa- Associação de Moradores e Amigos do Centro, Associação Santa Cia, Pompeia Sem Medo, Ipojuca Corajosa, Comunidade Brasil, Associação de Moradores e Amigos da Lapa, Associação de Moradores de Itaquera, CNTU- Sustentabilidade , Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, Rede de Parques.

Paralelamente aconteceu uma exposição institucional de projetos, serviços e produtos sustentáveis, como telhas com células fotovoltaicas, projetos arquitetônicos, instalações de reuso e reutilização de águas cinza, projetos em espaços públicos de drenagens sustentáveis, demostrando que estas estruturas, deveriam ser obrigatórias em toda cidade, para evitar e prevenir as enchentes e inundações , que tanto castigam a população.

As enchentes precisam ser combatidas, mas é necessário abrir a discussão para soluções alternativas, que são conhecidas internacionalmente como infraestruturas verdes e azuis. 

André Graziano contou aos participantes um pouco dos projetos desenvolvidos na Subprefeitura Sé como os jardins de chuva e bosques de conservação urbana. São ações como estas que podem minimizar o risco de enchentes.

Rodrigo Silva explicou que atualmente a equipe da Sub-Sé já construiu 18 jardins de chuva e a meta é termos 20 mil m2 de jardins na área central até o final do ano. "Também estamos trabalhando com o conceito de bosques de conservação e já plantamos um na Avenida 23 de Maio com o apoio e as mudas do Gilberto Natalini. São espaços que serão fechados e futuramente, quando a floresta crescer, será aberto para visitas pedagógicas", falou o biólogo. 

O I Encontro de Soluções Sustentáveis e Ações Socioambientais também contou com a participação de pesquisadores(as) da área que apresentaram novas propostas, como as arquitetas Paula Lemos e Fernanda Colejo, a engenheira Beatriz Codas e o professor Paulo Pellegrino. Além disso, o evento contou com uma exposição de empresas e desenvolvedores de projetos ambientais que apresentaram os programas que já vêm sendo desenvolvidos nesse setor.

Monatgem de fotos mostra o biólogo Rodrigo Silva ao microfone e a plateia o olha atentamente

* Com informações do Vereador Gilberto Natalini