Segurança municipal atua com apoio de tecnologia no carnaval

Fotos das viaturas da Guarda Civil Metropolitana

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, informa que nos dias 15 e 16 (pré-carnaval), e nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 (carnaval), foram empregados diariamente 1.821 GCMs e aproximadamente 140 viaturas, para atender os principais pontos de concentração dos foliões, que foram a Rua Augusta, a Praça da República, a região do Parque do Ibirapuera, o Largo da Batata, a Av. Tiradentes e a Rua da Consolação, entre outros locais.

A função dos guardas civis, além do policiamento com vistas a coibir a ocorrência de crimes de oportunidade e outros diversos, é a de apoiar os agentes da Prefeitura durante as fiscalizações, em especial, no combate ao comércio irregular. No período entre os dias 15 e 25 foi registrado o atendimento de 28 ocorrências.

A Guarda Civil Metropolitana conta também com o auxilio de 10 drones do Programa Dronepol, em apoio aos órgãos de segurança pública, na visualização de possíveis conflitos, no deslocamento do efetivo e auxílio à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), durante o monitoramento do trânsito.

O Programa City Câmeras, através do videomonitoramento, transmite em tempo real para CETEL - Central de Telecomunicações da Guarda Civil Metropolitana, mais de 3 mil imagens integradas das vias públicas do município de São Paulo, com o intuito de possibilitar a prevenção, a informação para rápida mobilização de atendimento e a identificação de infratores pelo poder público, proporcionando com isso o aumento da sensação de segurança dos foliões.

O aplicativo SP+SEGURA é uma ferramenta disponibilizada pela SMSU, por meio da qual o cidadão pode informar à administração pública, em tempo real, por texto, foto, vídeo ou áudio, todos os tipos de ocorrências de natureza policial, social e administrativa que estão acontecendo na cidade.

As novidades deste carnaval estão sendo o uso de câmeras tipo "body cams" (câmeras corporais) pelos guardas civis, para a captação das imagens durante os eventos de rua, o que facilita o trabalho de policiamento, e o uso dinâmico de software para reconhecimento facial com base nas imagens capturadas pelos programas City Câmeras e Dronepol, além da utilização de coletes refletivos pelos guardas, para maior visibilidade e prevenção do crime e da desordem urbana. Também estão fazendo uso da nova geração de Radiocomunicação, mini LTE, que vai operar na região Central da Cidade, com sistema de câmera para filmar ocorrências e abordagens, bem como para tirar fotos e enviá-las para a sua Central de Telecomunicações - CETEL.

Fotos da Guarda Civil Metropolitana

*Com informações da Secretaria Especial de Comunicação