Prefeitura coleta 560,6 toneladas de resíduos durante o carnaval de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), coletou 560,6 toneladas de resíduos durante o pré-carnaval (15 e 16 de fevereiro) e o carnaval (21 a 25 de fevereiro). A quantidade de resíduos foi coletada somando os desfiles de rua e o Sambódromo do Anhembi.

No total, foram mobilizados 3.363 funcionários, entre varredores, motoristas, cooperados, coletores e fiscais, intercalados por turnos. Todos os resíduos secos coletados durante o período foram enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital (Ponte Pequena e Carolina Maria de Jesus), a fim de reciclar o máximo possível.

Para o descarte correto dos resíduos nas vias e no Sambódromo, os foliões contaram com 2.804 equipamentos, como Pontos de Entrega Voluntárias (PEV’s), cestos aramados, papeleiras e contêineres, além de 355 caminhões (frota) para coleta. Já na lavagem das vias, foram utilizados cerca de 3.630 m³ de água de reúso e 8.764 litros de desinfetante.

Do total coletado, 51,8 toneladas correspondem aos quatro primeiros dias de desfile no Sambódromo do Anhembi. A coleta faz parte de uma operação especial de limpeza que inclui 229 agentes, sendo 169 varredores e 60 cooperados, 45 equipamentos e 35 veículos (frota). A equipe realizou a limpeza da avenida entre os intervalos das escolas de samba, além da limpeza ao entorno do Sambódromo.

Duas cooperativas habilitadas na Amlurb - Central Tietê e Rainha da Reciclagem - coletaram os materiais recicláveis nas arquibancadas, quiosques e camarotes no Sambódromo do Anhembi, durante os quatro dias de desfiles. Todo material recolhido será comercializado pelas cooperativas, que ficará com 100% do lucro.

O trabalho com as Cooperativas também foi para as ruas. Além dos resíduos serem enviados para as Centrais Mecanizadas, a Prefeitura fez parceria com a iniciativa privada para mobilizar catadores formais e informais a coletarem recicláveis durantes os bloquinhos. Como resultado, participaram da ação mais de 1.200 catadores e foram coletadas 45,2 toneladas de recicláveis durante o pré e o carnaval de São Paulo. Todos os catadores receberam remuneração diária por dia trabalhado e também pelos recicláveis coletados na hora (preço/kg).

Campanha educativa

Para descartar corretamente os materiais recicláveis durante os blocos de rua e no sambódromo do Anhembi, os foliões contaram com 292 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) com frases educativas inspiradas em famosas marchinhas de carnaval. Os equipamentos possuem três mensagens educativas: “Eí, você aí, joga o seu reciclável aqui!”, “Ó abre alas, que minha latinha vou reciclar!” e “Alô Folião! Embalagem no chão, não!”.

Equipe Sé

Quando os blocos passam é a vez do nosso bloco da limpeza entrar em ação. Do pré ao Carnaval a Sustentare, empresa prestadora de limpeza para a Subprefeitura Sé, colocou nas ruas da região central:

  • 4.227 varredores
  • 5.630 papeleiras/cestos
  • 177 equipamentos
  • 1.016 contêineres
  • 976 m3 de água de reúso 
  • 132 toneladas de material recolhido

Confira as fotos: 

Foto da equipe em frente ao Theatro Municipal

Equipe de limpeza na rua da Consolação

foto da equipe de limpeza

Foto da equipe de limpeza

foto da equipe de limpeza nas ruas centrais

Fotos da equipe na Rua Álvares Penteado e em frente ao Theatro Municipal