Programa social vai inserir 300 novos trabalhadores em parques

O Programa Operação Trabalho (POT), da Prefeitura de São Paulo, lançou ontem (19/12), na Galeria Olido, no Centro da capital, um programa social que vai atender 300 novos trabalhadores que estavam fora do mercado de trabalho.

O programa é executado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDTD) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA), através da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

A primeira turma, com os primeiros 50 beneficiários, vai ter aulas teóricas e práticas entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro de 2020, todas às terças e sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, totalizando 80 horas. Eles serão distribuídos em quatro parques municipais: do Carmo (20 beneficiários), Aricanduva, Benemérito Brás e Raposo Tavares (10 beneficiários cada).

Os trabalhadores vão receber uma bolsa-auxílio (alimentação, transporte e auxílio financeiro) por seis meses, no valor inicial de R$ 698,46 em 2019. Para o ano que vem, esse montante vai ser reajustado de acordo com o novo valor do salário mínimo.

Instituído pela Lei n°.13.178 de 17/09/2001, com nova redação na lei 13.689 de 19 de dezembro de 2003, o Programa Operação Trabalho (POT) tem como objetivo conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente a família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho.

Oportunidade
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDTD), Aline Cardoso, deu as boas vindas aos 50 novos trabalhadores. “Essa é uma grande oportunidade para quem precisa. É um trampolim, uma porta de entrada para uma vida nova de transformação. Além do mais, essa capacitação traz uma renda extra, ajuda na melhoria da cidade. É um desafio para ter uma cidade melhor”, explicou Aline. “Vocês crescerão como pessoas e também como profissionais, serão capacitados e vão adquirir novos conhecimentos para o resto da vida de cada um”, ressaltou.

Aline lembrou que todos os trabalhadores vão ter condições de trabalho apropriadas, já que ganharão uniformes e trabalharão com equipamentos modernos.

Logo em seguida, Tamires Carla de Oliveira, coordenadora geral dos parques da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) falou da importância do programa. “Essa parceria tem um grande investimento, que vai fortalecer a política ambiental do município. Esse programa serve de trampolim para uma capacitação.”

Meire Fonseca, coordenadora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) destacou: “fiquei muito feliz quando recebi esse desafio para inserir vocês no mercado de trabalho. Vai ser um grande aprendizado com treinamento e capacitação. Com o querer, o coração e a cabeça vamos todos juntos para frente”.

Celso Casa Grande, diretor de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDTD) finalizou a apresentação e ressaltou. “Isso reforça a minha felicidade com esse programa, que foi pensado com muito carinho. Que todos aproveitem a oportunidade que está sendo dada, já que daremos toda a assistência possível e necessária”.