Amanhã acontece a inauguração do Bosque do Bem-Te-Vi

 

arte em verde com o passarinho bem-te-vi do lado esquerdo. Há o logotipo do Governo do Estado e da Subprefeitura Sé. A

Subprefeitura Sé inaugura nesta terça-feira (03/12), às 11h, na Rua Antonio de Sá, um novo bosque na área região Central da capital. O espaço receberá ações que serão realizadas em conjunto com as secretarias de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A intervenção é uma iniciativa que reúne a alfabetização e a educação ambiental para a implantação do projeto Alfabetização Ambiental, que envolve municípios e sociedade civil numa ação de conhecimento, desenvolvimento sustentável e cidadania.

Mais de 1.000 crianças da 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual participarão do plantio de 1.400 mudas espécies frutíferas de pequeno porte dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. O plantio vai ocorrer em uma área total de 2.500 m², localizada na Avenida do Estado.

O nome do bosque que receberá as mudas, o Bem-Te-Vi foi escolhido por alunos da rede estadual das escolas da Região Central por meio de um concurso. As crianças escolheram entre nomes de pássaros paulistanos como sábia laranjeira, quero-quero, rolinha, beija flor tesoura, João de barro, asa branca, pula pula e verão.

Além de contribuir com o reflorestamento, os plantios também têm o objetivo de simbolizar a fase de alfabetização dos alunos que concluem o 2º ano do ensino fundamental. Os alunos vão confeccionar placas com seus nomes para identificar as mudas plantadas. Também haverá a distribuição de composto orgânico, produzido no Pátio de Compostagem da Sé. As ações serão realizadas em dois períodos, às 10h e às 15h.

“Queremos com esta ação que as crianças sintam-se parte desta nova área verde no Centro da cidade e que crescerá juntamente com elas. Assim os pais também serão sensibilizados a acompanhar o desenvolvimento das mudas plantadas por seus filhos. Os estudantes trazem para cá todo o ensinamento adquirido na sala de aula”, afirmou o subprefeito Roberto Arantes.

Bosques de Conservação Urbana

A Subprefeitura Sé trabalha para criar em espaços urbanos pequenas florestas heterogêneas com espécies arbóreas e herbáceas, nativas, endêmicas e atrativas para a fauna na região mais árida da cidade.

A medida visa reflorestar áreas degradadas na região de sua abrangência, com o objetivo de ampliar a permeabilidade, mediante captação de águas da chuva, reconstituir habitats naturais e recuperar ecossistemas.

Este será o segundo bosque de conservação na área central e serão plantadas mudas de cabeludinha, araçá amarelo, araçá roxo, açoita cavalo, jerivá, tápia, tamanqueiro, pata de vaca, pau viola, ingá banana, sangra d´água e cereja do Rio Grande. Ainda haverá dois jardins de chuva onde serão transplantados 20 jerivás de 3 metros de altura.

A Igreja Pentecostal Deus É Amor fez a doação de 475 metros lineares de gradil de ferro perfilado, tipo parque com acabamento galvanizado e pintura em esmalte sintético na cor verde que permitirá o fechamento total do bosque.

O acesso às áreas será inicialmente restrito e cercado por gradis no padrão dos parques municipais. As visitas aos bosques serão autorizadas (via agendamento) para fins científicos, pedagógicos e culturais.

O solo será sempre permeável, devendo receber descompactação, correção, adubação (composto orgânico municipal) e camada de proteção (mulching) feita a partir de restos de podas de árvores e outros resíduos vegetais, com a intenção de permitir o melhor desenvolvimento das mudas plantadas.

A manutenção e manejo dos Bosques será responsabilidade da Subprefeitura Sé.

Programa Estadual
O programa Alfabetização Ambiental traz uma mudança de paradigma do ponto de vista das políticas públicas, unindo de fato um programa educacional com um projeto ambiental. A proposta, além marcar o aprendizado do bê-a-bá, vai ampliar os horizontes dos alunos para a consciência da preservação do meio ambiente.

Com apoio técnico do Instituto Botânico, da Fundação Florestal e do Projeto Nascentes, os alunos plantarão árvores de diversas espécies, nos biomas corretos e aprenderão mais sobre a função daquela árvore. Eles terão um olhar sistêmico para aquela muda que acabaram de plantar e que serão marcadas pelo seu nome.

A meta é envolver, ao todo, cerca de 129 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual, em 128 municípios e 71 Diretorias de Ensino, que ao concluírem o processo de alfabetização irão plantar uma muda nativa de sua região e escrever um novo capítulo na história de sua vida e da natureza.

Desde o início de novembro, programa já realizou o plantio de mais de 3,6 mil mudas em 18 municípios como Araraquara, Ibitinga, Itaberá e São Carlos.

Serviço:

Data: 03/12 (terça-feira)
Horários: 10h e 15h
Local: Rua Antônio de Sá (em frente a Igreja Deus é Amor) - Liberdade