Subprefeitura Sé inaugura o Bosque do Bem-Te-Vi

Ontem (03/12), o centro da capital paulista recebeu novas 1.400 mudas de espécies nativas que foram plantadas por crianças do 2º ano da rede pública. Durante a inauguração do Bosque do Bem-Te-Vi, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, lançou o Programa Alfabetização Ambiental.

Participaram do evento os secretários estaduais Rossieli Soares e Marcos Penido, o subsecretário Eduardo Trani, o subprefeito da Sé, Roberto Arantes, além do Pastor Roberto Marena e da equipe da Igreja Pentecostal Deus É Amor.

“Neste ano até 50 mil crianças estarão no Estado inteiro plantando árvores, numa simbologia importante ligada à alfabetização, mas também à preservação do meio ambiente. É uma conquista para uma criança ser alfabetizada, mas também é uma conquista saber olhar para o meio ambiente com a importância que ele tem”, avaliou Rossieli Soares.

“Realizar este projeto me deixa muito feliz porque é o primeiro passo de um grande programa para o convívio pacífico entre o ser humano e a natureza. Criar conscientização de que nós precisamos preservar o meio ambiente é fundamental. Somente através de conscientização nós vamos conseguir manter e preservar o meio ambiente e já começar com as crianças desde cedo aprendendo, além de escrever, a cuidar do meio em que vive é muito importante. É o primeiro passo de um grande legado”, analisou Marcos Penido.

“Este evento é absolutamente marcante. Envolveu tantas áreas de tantas secretarias e do município. É uma conquista da sociedade. Para as crianças, é um momento que, ao ter o contato direto com a terra, ela se vê olhando para o futuro, para a árvore que vai crescer e dar frutos. Essa lembrança ela não vai esquecer. Para nós, o evento marca uma política de incentivar a biodiversidade, das espécies da flora que vão trazer a fauna de volta a que vão fazer de São Paulo um Estado muito mais sustentável”, acrescentou subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

Fornecidas pela secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, as mudas são predominantemente espécies frutíferas de pequeno porte dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. O plantio ocorreu em uma área total de 2.500 m² batizada de Bosque do Bem-Te-Vi e contou com a presença de 1.200 crianças da rede pública. O nome foi escolhido por alunos da rede estadual das escolas da Região Central por meio de um concurso. As crianças escolheram entre nomes de pássaros paulistanos como sábia laranjeira, quero-quero, rolinha, beija flor tesoura, João de barro, asa branca, pula pula e verão.

“É o segundo bosque de conversação urbana que plantamos aqui no Centro, o primeiro foi com a equipe da subprefeitura da Sé, mas este é muito especial. Nós tivemos hoje a participação 1.200 técnicos altamente capacitados e especializados, todos alunos da rede estadual aqui da região central. Nós teremos um novo espaço e essas crianças têm a consciência de fazer parte deste processo e levar isso para a casa e para a vida. É isso que a gente espera deixar a cidade mais verde, mais bonita e mais gostosa de se viver”, finalizou o subprefeito Roberto Arantes.

Além de contribuir com o reflorestamento, os plantios também têm o objetivo de simbolizar a fase de alfabetização dos alunos que concluem o 2º ano do ensino fundamental. O ano limite para alfabetização está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Agradecimentos

A Subprefeitura Sé agradece as equipes das empresas Provac e Sustentare, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar, SPturis, Igreja Pentecostal Deus É Amor, Sabesp, CET, Viveiros Municipais Manequinho Lopes e Harry Blossfeld, e aos funcionários da Subprefeitura Sé pelo sucesso deste evento.

Veja as fotos da ação de plantio:

Montagem de fotos de crianças com funcionários da Subprefeitura no plantio

Equipes da Subprefeitura Sé em duas fotos

TRês fotos de ação de plantio com crianças e funcionários da Sé

Pastor Roberto e equipe da Igreja Deus É Amor  posam para foto com o subprefeito Roberto Arantes

Duas fotos de ação de plantio com crianças

Montagem com cinco fotos de ação de plantio com crianças

Montagem com fotos de ação de plantio com crianças

Secretários estaduais do Meio Ambiente e da Educação posam com a equipe e com o Subprefeito Roberto Arantes

Roberto Arantes com os secretários do Meio Ambiente, Marcos Penido e da Educação, Rossieli Soares

O biólogo Rodrigo Silva orienta as crianças no plantio

Montagem com duas fotos crianças e funcionários plantando

Foto aérea do bosque do bem-te-vi

Foto aérea do bosque do bem-te-vi

Bosque do Bem-Te-Vi após o plantio

Leia também:

Amanhã acontece a inauguração do Bosque do Bem-Te-Vi