Prefeitura comemora Dia Nacional do Samba durante todo o mês de dezembro

Um dos destaques do calendário integrado da cidade, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Dia Nacional do Samba ganha uma programação especial e gratuita na cidade de São Paulo. Durante todo o mês de dezembro São Paulo celebra a importância deste gênero para a formação da identidade nacional, com destaque para o seu desenvolvimento na capital. Realizado a partir do dia 1º de dezembro, o evento conta com mais de 65 atividades, incluindo shows, rodas de samba, seminário e sessões de cinema em 47 pontos em todas as regiões da cidade.

O Dia Nacional do Samba é celebrado em todo o país no dia 2 de dezembro, que reconhece a importância desse ritmo musical na cultura brasileira. Por isso, nessa mesma data, o espaço cultural mais nobre da cidade, o Theatro Municipal, abre as suas portas para o estilo musical. O Sambando no Municipal apresenta dez horas de atrações, que incluem shows de Fabiana Cozza, Germano Mathias, Demônios da Garoa, Nãnãna da Mangueira, Thobias da Vai-Vai, as Velhas Guardas das Escolas de Samba Nenê de Vila Matilde e Camisa Verde e Branco, a bateria da Mocidade Alegre, entre outras atrações. A iniciativa dá continuidade ao trabalho de aproximar o Theatro Municipal ao caráter multicultural de São Paulo, diversificando a programação do espaço.

O palco, que tem com mestres de cerimônia o ator e sambista Ailton Graça e a jornalista Claudinha Alexandre, recebe também homenagens a artistas como Carlão do Peruche, Ideval Ancelmo, Laurinha da Embaixada Nenê Vila Matilde, Maria Helena (Rosas de Ouro) e Oswaldinho da Cuíca. Além disso, valorizando a história do samba paulistano, a Secretaria Municipal de Cultura entrega a placa Memória Paulistana à Lavapés, escola de samba mais antiga em atividade na cidade, fundada em 1937.

Na área externa do teatro, acontecem, a partir das 10h, rodas de samba e apresentações de cantoras como Jurema Pessanha e Adriana Moreira e o Grupo Feitiço de Mulher. Já no saguão nobre do Theatro, acontece o autêntico choro do Regional Mistura - Chorinho Silvillí.

Comunidades do Samba
A programação inclui também rodas de samba de 24 comunidades espalhadas pela cidade, entre os dias 1º e 15. A atuação destes grupos mantém o samba vivo em todos os cantos da cidade, possibilitando que seja passado de geração para geração, em rodas comunitárias regulares. Esta programação especial homenageia estes grupos reconhecendo a sua importância para a existência de um Mapa das Comunidades de Samba, nome dado ao programa.

Outros Espaços
Outros espaços da Secretaria Municipal de Cultura também recebem programação, que inclui a apresentação da Comunidade Pagode da 27, no dia 1º, no Centro Cultural do Grajaú; o show Virgínia Rosa canta Clara Nunes, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara, dia 2. A cantora Fabiana Cozza faz show homenagem a Dona Ivone lara na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, dia 4, no Centro Cultural de Santo Amaro, dia 6, e Casa de Cultura do Butantã, dia 8.

No centro da cidade, o Triângulo SP recebe o Palco do Samba no Coreto da Bolsa, com apresentações às 13h e às 18h. No dia 3, às 13h, o público dança ao som do Samba de Roda da Nega Duda; e, às 18h, é a vez de Deolindo. Dia 4, às 13h, Morro da Maloca; e, às 18h, Célia Nascimento. Dia 5, às 13h, Adriana Moreira; e, às 18h, Batuque de Lara. Dia 6, às 13h, Regina Benedetti; e, às 18h, Núbia Maciel e as Divinas do Samba. Dia 9, às 13h, Abcdário do Samba com Verônica Ferriani; e, às 18h, Graça Braga canta Martinho.

A Biblioteca Mário de Andrade recebe o seminário “Vozes do Samba”, no dia 7. Abrem o evento, às 9h30, Alexandre Youssef, secretário municipal de Cultura; e Raquel Schenkman, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). São realizadas duas mesas: “Cenário da salvaguarda do Samba em São Paulo – Políticas culturais em âmbitos municipal, estadual e federal”, com Walter Pires (DPH / Secretaria Municipal de Cultura), Elizabeth Mitiko (UPPH / Secretaria de Estado da Cultura) e Marcos Rabelo (IPHAN / Departamento de Patrimônio Imaterial); e “Samba Paulistano: Memória, tradição e Linguagem”, com Moisés da Rocha (Sambista e Radialista), Maitê Freitas (Samba Sampa), Tadeu Kaçula (Sambista, Sociólogo e Pesquisador), Wagner Nogueira (Sambista e Advogado) e mediação de Ronaldo Bitello (Coordenador geral da comissão de Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo). Além disso, a biblioteca realiza um Cinemário com a temática “O samba no cinema”, no dia 4. Na ocasião, são exibidos “Batuque Paulista – A Trajetória do Samba de São Paulo, do Rural ao Urbano” (2016), de Thais Lopes, que participa de debate após a exibição; e “Lavapés: Ancestralidade e Permanência” (2017), filme idealizado pelo grupo de pesquisa de Performatividades e Pedagogias da Unesp sobre a escola de samba mais antiga da cidade São Paulo, fundada em 1937. Após a sessão, ocorre um bate-papo com Rosemeire Marcondes, presidente da agremiação e neta da fundadora, Madrinha Eunice, e convidados.

Em parceria com a Spcine, o Dia do Samba também disponibiliza filmes na plataforma de streaming SpcinePlay, a partir do dia 2. São dois documentários: “Samba à Paulista” (2007), de Gustavo Mello, e “Lavapés: Ancestralidade e Permanência” (2017), do grupo de pesquisa de Performatividades e Pedagogias da Unesp.

A programação completa está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura.