Centro recebe encontro para debater vocações econômicas e geração de renda na região

Arte colorida com fundo lilás escrito Venha debater o futuro de São Paulo. Com o logo da Da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

A região central recebe nesta segunda-feira, 18 de novembro, às 16h, na sede do Dieese, a última das oito oficinas participativas que irá elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O documento irá propor a melhoria da geração de trabalho, emprego e renda da capital até 2030 com o foco no desenvolvimento regional, mapeando as vocações econômicas, as tendências e oportunidades de todas as regiões da cidade.

Neste encontro, que será realizado no centro da capital, o objetivo é debater e traçar metas para manter a região, que corresponde aos distritos da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília, como uma grande potência na geração de renda.

Já foram realizadas sete oficinas, nas zonas norte, sul, leste e oeste, que contaram com a participação de dezenas de munícipes interessados em planejar e participar da construção da cidade do futuro e suas vocações. Cada região debateu a aptidão profissional e econômica, pensando em seus bairros e distritos envolvidos.

“A cidade de São Paulo ocupa o posto de capital mais rica e populosa do país, além de gerar sozinha 10% de toda riqueza nacional. É fundamental continuarmos incentivando essa potencialidade econômica da cidade. Para isto, estamos elaborando o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico que vai não só analisar a atuação conjuntura econômica de cada região, como também traçar metas e planos para que a cidade continue evoluindo economicamente pelos próximos 10 anos”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os encontros, realizados durante os meses de outubro e novembro, reuniram opiniões de especialistas, munícipes, representantes de instituições, autoridades, entre outras pessoas que desejam contribuir com a construção do documento.

A Ade Sampa realizou no início do ano o mapeamento de organizações de base territorial, que atuam com geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico local para que possam contribuir com o estudo e também na aplicação das ações regionais da agência.

Para complementar o documento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está realizando uma pesquisa online. O objetivo é que os cidadãos participem desta construção contribuindo com opiniões e análises sobre seu bairro. Para responder a pesquisa acesse: http://bit.ly/futurosp

A oficina será executada com o apoio do Dieese - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos e o PMDE terá como parceiro executor a Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

 

Serviço

18 de novembro - Centro

Horário: 16h

Endereço: Rua Aurora, 957 - Centro

Local: Dieese

Inscrição: www.bit.ly/oficina_centro

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação