Prefeitura lança programa de Linguagem Simples

No dia 12 de novembro, às 10h30, a Prefeitura de São Paulo vai lançar o Programa Municipal de Linguagem Simples. O objetivo da iniciativa é simplificar a linguagem dos documentos públicos para que possam ser compreendidos mais facilmente pela população. O evento acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, República, São Paulo.

Essa é uma iniciativa do (011).lab, Laboratório de Inovação em Governo, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

“Os documentos oficiais frequentemente são difíceis para as pessoas compreenderem, usam muitas siglas, termos técnicos, frases longas e truncadas. Queremos simplificar a linguagem da administração pública para reduzir desigualdades e democratizar o acesso aos serviços, diminuindo barreiras e incentivando a transparência e a participação social”, afirma Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O programa de Linguagem Simples vai atuar em duas frentes: a primeira é a busca por documentos públicos que terão sua linguagem simplificada. A segunda é engajar e capacitar servidores e servidoras para criar uma comunidade de troca de experiências práticas, disseminando e incentivando o hábito e a cultura de produzir conteúdos que as pessoas tenham facilidade para entender.

Com o programa, a Prefeitura de São Paulo vai estimular, incentivar e capacitar servidores e servidoras a produzir documentos públicos mais compreensíveis e acessíveis à população e a testar esses documentos com as pessoas para garantir a facilidade de entendimento. Assim, a Prefeitura poderá comunicar melhor todas as informações de interesse público de uma forma mais simples, fácil e inclusiva, evitando linguagem discriminatória e de difícil compreensão.

“A nossa gestão é focada nas pessoas, no melhor atendimento à população e na busca constante por soluções inovadoras para tornar uma São Paulo cada vez menos desigual e mais humana”, reforça Annenberg.

Confirme sua participação no link: http://bit.ly/LinguagemSimplesSP

Serviço
Lançamento do Programa Municipal de Linguagem Simples
Data: 12 de novembro de 2019
Horário: 10h30-13h
Local: Biblioteca Mário de Andrade - São Paulo, SP – Espaço Tular Pilar Ferreira

Programação
10h30 - Abertura e Apresentação do Programa Linguagem Simples
11h30 - Oficina "Como simplificar a linguagem da Prefeitura?"
13h00 - Encerramento

* Com informações da Secretaria Especial de Comunicação

Arte colorida escrito Programa Municipal de Linguagem Simples