Prefeitura de São Paulo intensifica ações contra a dengue durante esta semana

Força-tarefa visa eliminar criadouros e diminuir número de novos casos em distritos administrativos que tiveram o maior registro da doença na última semana na capital

Com o objetivo de diminuir a proliferação do Aedes aegypti na capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará até o dia 31 de março, uma intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue nos distritos administrativos com maior número de casos da doença na última semana epidemiológica.

A força-tarefa, que ocorrerá das 9h às 13h, visa bloquear a proliferação do vetor nesses bairros por meio de ações casa a casa e nebulização, destinando um maior número de agentes para esses locais, que são: Cidade Tiradentes, Itaquera, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, São Miguel, Vila Maria/Vila Guilherme, Santa Cecília/Sé, Butantã, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Lapa/Pinheiros, Santo Amaro/Cidade Ademar, Parelheiros.

As equipes que farão as ações de bloqueios serão formadas por agentes de endemias das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) de cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica (NVSIN) coordenará as ações, a partir de mapas que indicam a maior concentração de casos, elaborados pelas divisões regionais de vigilância do município.

A pasta destaca que as ações de prevenção e combate à dengue ocorrem de forma contínua em todas as regiões da cidade e são realizadas pelas 28 Uvis.

“Essa é mais uma das estratégias da prefeitura para combater a dengue. As equipes estão comprometidas para intensificar o bloqueio nesses bairros onde a incidência de casos novos da doença mostram maior risco de proliferação do mosquito”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.

Em 2023, até o momento, foram realizadas 1.110.244 ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo. Ao todo, foram 299.018 visitas casa a casa, além de 11.140 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 769.511 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas. Em 2022, foram realizadas cerca de 5 milhões de ações.

As solicitações de vistoria podem ser realizadas pelo telefone 156 - serviço "Pernilongo/Mosquito - Solicitar vistoria em local infestado" ou diretamente no site clicando aqui.

Os números de casos de dengue e outras arboviroses são separados por semana epidemiológica e disponibilizados no link.