Cinco mil famílias são beneficiadas com regularização da Fazenda da Juta

Ocupada desde os anos 80, moradores lutavam há 28 anos pela regularização

O prefeito Fernando Haddad participou na manhã do último sábado (18) da cerimônia de regularização fundiária da Fazenda da Juta, localizada na subprefeitura de Sapopemba, zona leste da cidade. Os moradores da região, que foi ocupada no início dos anos 80, lutavam há 28 anos por sua regularização. Com uma área de mais de 516 mil metros quadrados, o bairro possui 3.318 lotes com, aproximadamente, cinco mil famílias morando no local.

“Quando ouvimos o número, que foram 28 anos para regularizar a Fazenda da Juta, ficamos perplexos. Como é que pode, 28 anos para fazer uma regularização fundiária. E hoje estamos beneficiando cinco mil famílias, que poderão registrar suas escrituras e garantir o futuro de seus filhos e netos. Nós temos que cuidar do futuro das próximas gerações”, disse Haddad.

A partir da regularização da Fazenda da Juta, os moradores do bairro poderão registrar seus imóveis, recebendo a escritura definitiva da propriedade. Por estarem localizados dentro de uma ZEI (zona especial de interesse social), essas propriedades podem receber abatimento de até 75% dos impostos para regularização do imóvel.

“O que era uma fazenda se tornou um bairro. Porque quando você tem uma gleba ocupada, nenhuma família tem segurança jurídica. Mas agora todo mundo tem o seu lote individual, o que permite às famílias registrarem os contratos de compra e venda e terem as escrituras definitivas dos seus imóveis. Antes era absolutamente impossível”, explicou o prefeito.

A meta da atual gestão da Prefeitura de São Paulo é que, até o fim do governo, 200 mil famílias em toda a cidade sejam beneficiadas com regularizações fundiárias.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação

 

Foto: Secretaria Municipal de Habitação