Manutenção de áreas verdes

Jardim Ângela recebeu serviço

As 32 Subprefeituras realizam, diariamente, serviços de manutenção e limpeza nas praças, canteiros centrais e áreas verdes de São Paulo. Os serviços incluem roçagem, capinação do mato, limpeza e remoção de detritos.

 

Nesta semana as equipes de áreas verdes estiveram na praça Cláudio Bagneti e em todo o canteiro da rua José Gustavo Paiva, no Jardim Ângela.

Equipe de áreas verdes esteve na praça Cláudio Bagneti 

A cidade possui aproximadamente 5.000 praças e mais de 5 milhões de m² de áreas ajardinadas. Ao todo, 90 equipes realizam o serviço de manutenção desses locais, geralmente a cada 2 meses, no que tange à área verde, podendo variar de acordo com a programação e número de praças de cada jurisdição, sendo intensificado durante o período de chuvas. Já a manutenção da calçada, inclusive o controle do mato, é de responsabilidade do proprietário ou possuidor do imóvel.

A manutenção também pode ser solicitada pelos munícipes por meio do telefone 156, pelo SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) disponível no portal da Prefeitura ou pessoalmente, nas Praças de Atendimento das subprefeituras.

Aqui você acompanha a programação e a execução da poda, da remoção, transporte e do plantio de árvores na cidade de São Paulo.

Se o serviço não tiver sido realizado no prazo, ligue para 0800-175717 ou clique aqui e informe a ouvidoria do Município para que a empresa prestadora do serviço seja cobrada e, se for o caso, punida.

As praças e áreas verdes da cidade também podem ser adotadas, através de Termos de Cooperação. Para fazer a adoção, é necessário que o interessado leve à Subprefeitura responsável os documentos de identificação de pessoa física ou jurídica e comprovante de inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Depois de encaminhada a proposta com os tipos de benfeitorias que se pretende adotar para o local, o contribuinte deve aguardar a publicação da carta de intenção no Diário Oficial, e esperar o resultado da avaliação da Subprefeitura, que deverá dar apoio técnico em todos os momentos da parceria e fiscalizar a execução dos serviços. Os termos de cooperação para adoção de áreas verdes têm de 12 a 36 meses de duração, podendo ser prorrogado. Pelo acordo, fica sob responsabilidade do cooperante a manutenção total do espaço. Em troca, é permitido que a área verde receba uma placa ou mais – dependendo do tamanho da praça – com o nome da empresa que adotou o local, em conformidade com a Lei Cidade Limpa. No caso de descumprimento do termo de cooperação, o cooperante pode ter o termo cancelado.
 

 

Assessoria de Imprensa - SPSB