Fafá de Belém encerra as atividades culturais do mês de março no CEU Sapopemba

Programação especial tem Áurea Martins, a Dama Negra da Música, oficinas que discutem a cultura negra brasileira, roda de conversas, sarau e exposição de livros

O CEU Sapopemba realizará diversas atividades no decorrer do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Shows, debates, contação de histórias, oficinas de dança e artesanato estão entre os destaques deste mês.


As atividades foram iniciadas nesta terça-feira (08), às 08:00, com a professora Cibelle de Paula, da EMEF Vinicius de Moraes, que realizou uma oficina de Coco e Jongo, danças de matriz africana que simbolizam a resistência negra na cultura brasileira, seguidas de roda de conversa sobre a auto-estima feminina. Às 14:00, o Núcleo de Esportes e Lazer discutirá o papel da mulher tendo como ponto de partida a música “Você Mulher” da cantora Paula Fernandes. Às 20:00 Marina Dias, integrante do Programa Vocacional Música, subirá ao palco do teatro do CEU Sapopemba para apresentar suas composições. Em seguida, o público participará de uma roda de conversa que tratará da história de vida das mulheres da comunidade. O encerramento das atividades do Dia Internacional da Mulher ficará por conta do “Projeto Social Samba Rock Maria Cursi” que realizará uma Oficina de Samba Rock para a comunidade.

No mês de março

Os professores das unidades escolares do CEU Sapopemba terão a oportunidade de participar de uma oficina de turbantes, no dia 14 deste mês, que também será realizada pela Professora Cibelle de Paula.


No dia 15 a cantora Áurea Martins, conhecida como a Dama Negra da Música, que já dividiu o palco com Alcione, Emílio Santiago, Elza Soares e Milton Nascimento se apresentará no teatro do CEU Sapopemba às 20:00. A entrada é franca e serão distribuídos dois ingressos por pessoa, que deverão ser retirados com uma hora de antecedência.


Com o objetivo de debater a História da Luta das Mulheres e a Violência Doméstica junto aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), ETEC e a comunidade, o CEU Sapopemba convidou o CDCM (Centro de Defesa e Convivência da Mulher) - Casa Zizi, que tratará destes dois temas em uma palestra no dia 22 de março3, às 19:30.


No dia 29 do mesmo mês, um dos coletivos femininos da região realizará uma roda de samba que tem a proposta de tratar o papel da mulher no samba e homenagear algumas das grandes sambistas e compositoras deste segmento.
O Sarau Musical do CEU Sapopemba trará a discussão da luta das mulheres através de músicas, poemas, contos, danças, teatro e outras linguagens artísticas. Durante o Sarau, a Professora Cibelle de Paula apresentará a história das bonecas Abayomi e ensinará os participantes a confeccioná-las. O Sarau acontecerá no dia 30, às 20:00, na biblioteca do CEU Sapopemba.


Além do Sarau, a biblioteca iniciou o mês de março com uma exposição de livros de autoras brasileiras, com o tema “Leia Mulheres”, resgatando a literatura nacional e a importância e influência de autoras como Raquel de Queiroz, Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Ana Maria machado, entre outras. Contos, poesias e trechos dos livros destas autoras serão apresentados aos alunos das unidades escolares e comunidade na forma de contação de histórias.
E de 08 a 11 de março, serão apresentados os contos africanos: “As duas mulheres e o céu”; “Rapunzel e o Quibungo”; “Para casar-se com o Sangba”; “O Sumiço da filha do chefe”.


Encerrando o mês, no dia 31 de março, às 20:00, a cantora Fafá de Belém se apresentará no teatro do CEU Sapopemba, apresentando seu novo CD “Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso”. A entrada é franca e os ingressos, apenas dois por pessoa, serão distribuídos duas horas antes do início do show.

 

SERVIÇO
CEU Sapopemba
Endereço: Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n - Jardim Sapopemba
Telefone: (11) 2075-9121
 

 

 

Assessoria de Imprensa - SPSB