Subprefeitura intensifica serviço de zeladoria

As equipes estão na rua para melhor qualidade de vida dos munícipes

O último mês do ano começou a todo vapor na Subprefeitura Sapopemba, as equipes de zeladoria intensificaram os serviços de conservação e manutenção dos espaços públicos nesta semana.

Conservação de Áreas Verdes e Ajardinadas
A Subprefeitura Sapopemba realiza o serviço de zeladoria de praças todos os dias das 7:00 às 12:00 e conta com 22 zeladores, para 158 praças na região. Este serviço faz parte do Programa Praças Mais Cuidadas do atual prefeito, que visa desburocratizar e articular ações do poder público e da sociedade civil para aprimorar os serviços de zeladoria de praças e de áreas verdes de até 5.000 metros quadrados. O programa social têm como parceria as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, que prevê a capacitação de trabalhadores desempregados pertencentes a famílias de baixa renda e moradoras do entorno das praças que são atendidas, por meio do Programa Operação Trabalho (POT).

 

 Fotos: Ana Carolina Zago / SPSB

Além da melhoria na manutenção das praças, tem a função de melhorar o papel das áreas verdes da cidade como elemento organizador da paisagem urbana e garantir suas funções primordiais, de regulação do clima, manutenção da biodiversidade, de contemplação, e oferecer lazer com plenas condições de uso, criando a sensação de pertencimento da área pública por parte do cidadão.

Programa Operação Trabalho
O Programa instituído pela Lei n° 13.178 de 17/09/2001 com nova redação na lei 13.689 de 19 de dezembro de 2003, visa conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, por meio do estímulo à busca de ocupação, bem como sua reinserção no mercado de trabalho.

 

Zeladora Leticia Luana de Oliveira na Praça Capitão Lopes Dorneles - Vila Primavera

Fotos: Ana Carolina Zago / SPSB
 

Poda e Remoção de árvore
A equipe de remoção de árvore esteve esta semana na rua Lrving Berlin, no número 08, no Parque dos Bancários. A árvore removida tinha aproximadamente 10m de comprimento, e estava danificando a residência e a calçada. Como a árvore era grande, a equipe trabalhou 3 dias no local, hoje (4) a via já está totalmente liberada e a árvore removida.

 


Fotos: Ana Carolina Zago

 

Manutenção e Conservação de Logradouros Públicos
Veja abaixo a programação e as vias percorridas nesta semana:

01 de Dezembro
Rua Oreste Damolin, Conjunto Promorar
Rua George Raiger, Parque Bancários

02 de Dezembro
Rua Manuel Nunes de Siqueira, Jardim Mimar
Rua Pedro Gonçalves Verejão, Jardim Mimar

03 de Dezembro
Avenida Casa Grande, Vila Cunha Bueno

04 de Dezembro
Rua Manuel de Arruda Castanho, Vila Tolstói
Rua Pedro Hispano, Vila Tolstói


 

Reforma de sarjetão é realizada na rua Luigi Torri - Conjunto Habitacional Teotônio Vilela

 

Conservação de Pavimentos Viários
A equipe de Conservação de Pavimentos Viários percorre todos os dias as vias de Sapopemba identificando problemas no asfalto. A operação Tapa-Buraco foi executada em vários pontos da região nesta semana. Esta operação consiste em identificar deformidades no asfalto, aplicar a massa asfáltica e o rolo compressor. Por fim, a massa é colocada novamente para garantir a durabilidade do serviço. O tráfego intenso de caminhões, ônibus e automóveis, mais os efeitos da chuva e do sol, provocam o aparecimento de buracos e imperfeições no solo.

Veja abaixo a programação e as vias percorridas hoje (4):

Rua Nova Brasília, Jardim Dona Sinhá
Rua Juliano Cartari, Jardim Dona Sinhá
Avenida Dr. Paulo Colombo P. de Queiroz, Parque Santa Madalena
Avenida Manuel Pimentel, Jardim Planalto
Rua Sanguina, Parque Santa Madalena
Rua Boleadeiras, Jardim Elba
Rua Marcondes Machado, Vila Alzira
Rua dos Navegadores, Jardim Ângela


 

Rua dos Navegadores / Fotos: Setor de Obras - SPSB

Rua Marcondes Machado / Foto: Setor de Obras - SPSB

 

A Força do Conselho Participativo
A Subprefeitura Sapopemba realizou grande operação de limpeza na Vila Bancária. O local na rua dos Banqueiros, que era ponto viciado de descarte irregular de entulho, foi discutido em reuniões com os membros do Conselho Participativo e a Subprefeitura. Os moradores da região se queixavam que o local havia muito lixo orgânico, mal cheiro e atraía insetos, ratos e aproximadamente 20 cachorros ficavam no morro atrapalhando e avançando nos pedestres e moradores do entorno. Além também de ser ponto fácil para o uso de drogas.

Veja o antes e o depois da melhoria:


Fotos: Ana Carolina Zago

Na cidade de São Paulo, a lei proíbe a deposição de entulho em vias e logradouros públicos e permite que cada imóvel gerador encaminhe o máximo de 50 kg de entulho por dia para ser recolhido pela Prefeitura através da coleta domiciliar convencional, desde que os resíduos estejam devidamente acondicionados.

 

Local era ponto viciado de descarte irregular de resíduos

Outra opção é encaminhar o entulho para os Ecopontos, que são unidades para o descarte gratuito diário de até 1m³ (um metro cúbico) de entulhos, madeiras, podas de árvores e grandes objetos.
Na medida em que são geradas quantidades superiores à estabelecida em lei, o gerador é o responsável pela remoção e pela destinação do entulho. Portanto, se faz necessário contratar o serviço legalizado das empresas transportadores que operam com caçambas.

 

Foto tirada durante a execução do serviço / Fotos: Ana Carolina Zago / SPSB

 

 

Assessoria de Imprensa - SPSB