Melhorias na região

Subprefeitura Sapopemba realiza serviço de zeladoria todos os dias

Serviços de zeladoria são executados todos os dias pelas equipes da Subprefeitura Sapopemba.

Diariamente, servidores percorrem a região do bairro, subdivididos em equipes de vistorias, conservação e manutenção de áreas verdes e ajardinadas, conservação de logradouros, pavimentação de vias, conservação e manutenção de galerias e iluminação pública.

 

Saiba como funciona cada serviço e como solicitar:

 

Manutenção de áreas verdes
Os serviços incluem a roçagem, capinação do mato, limpeza e remoção de detritos. A manutenção pode ser solicitada pelos munícipes através do telefone 156, pelo SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) disponível no portal da Prefeitura ou pessoalmente, na Praça de Atendimento da Subprefeitura.

Aqui você acompanha a programação e a execução da poda, da remoção, transporte e do plantio de árvores na cidade de São Paulo.

Se o serviço não tiver sido feito no prazo, ligue para 0800-175717 ou clique aqui e informe a ouvidoria do Município para que a empresa prestadora do serviço seja cobrada e, se for o caso, punida.

Limpeza Manual de Galerias, Córregos e Canais
A limpeza de córregos é realizada de forma manual e mecânica. As equipes operaram fazendo a remoção de detritos, limpeza e corte de mato das margens. Essas ações são realizadas constantemente e tem o objetivo de melhorar o escoamento da água e, ainda, combater a proliferação de insetos e roedores, que são transmissores de doenças.

Limpeza Mecânica de Galerias, Ramais Poços de Visita, Bocas de Lobo, Tubos e Conexões
As equipes da Subprefeitura e da Secretaria de Serviços fazem a limpeza de bocas de lobo em diversos pontos de Sapopemba. Ramais de descarga de esgoto e galerias também são limpos, de acordo com a necessidade. Este serviço de manutenção das bocas de lobo é realizado manual e mecanicamente. E tem como objetivo garantir o escoamento da água e impedir que materiais sólidos, retidos durante as chuvas, obstruam a drenagem das águas.

A limpeza mecanizada possui este nome devido à necessidade da utilização de um caminhão com uma máquina de sucção, para sugar todo o lixo, com uma mangueira para limpar o local. Os trabalhadores abrem as bocas de lobo e começam a retirar todos os resíduos de lixo no bueiro, e que impedem o escoamento das águas da chuva e provocam as enchentes.

Para saber mais sobre limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita em seu bairro, acesso ao site da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras selecione a subprefeitura de sua região e acompanhe a programação. Caso haja algum problema com o serviço, clique aqui ou ligue para 0800-17-5717 e informe a Ouvidoria do Município para que a empresa prestadora do serviço seja cobrada e, se for o caso, punida.

Limpeza de ruas
Diariamente a região de Sapopemba recebe o serviço de varrição, coleta domiciliar e coleta seletiva.

Aqui você pode consultar os dias, os horários e a frequência que os caminhões de limpeza passam na sua rua. Com esta ferramenta, o munícipe pode fiscalizar e cobrar melhor qualidade de atendimento.

Tapa buraco
A Superintendência de Usina de Asfaltos e a Subprefeitura estão aprimorando as ações com novos métodos para realizar este procedimento, como o acompanhamento técnico antes e depois da operação. A avaliação da quantidade de massa necessária e o requadramento do espaço em volta do buraco é necessario para fazer a frisagem no asfalto. A manutenção pode ser solicitada pelos munícipes através do telefone 156, pelo SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) disponível no portal da Prefeitura de São Paulo ou pessoalmente, na Praça de Atendimento da Subprefeitura.

Clique aqui para acompanhar a realização do serviço na cidade.

Cata-bagulho
O objetivo da operação é proporcionar à população a oportunidade de descartar materiais em desuso de forma correta. Caso o munícipe queira descartar algum item como entulho, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-bagulho, é possível solicitar na Subprefeitura de sua região que inclua a via na programação futura do serviço, através do telefone 156 ou no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nas Praças de Atendimento.

Há ainda a opção de levar o material em desuso a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Veja aqui a programação da operação. 

Ecoponto
Na região de Sapopemba há 2 unidades que ficam na rua dos Vorás, n°25 e rua Francisco Usper, n°550. O funcionamento acontece de segunda a sábado das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Podem ser descartados entulho de até 1m³, grandes objetos como móveis, restos de poda de árvores etc, e resíduos de recicláveis.

A população pode depositar o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Ligue 0800-7777156 para mais informações.

 

Assessoria de Imprensa - SPSB