Vila Alzira recebe Ônibus-Biblioteca

O veículo esteve estacionado no pátio da unidade básica de saúde do bairro

A Supervisão de Cultura da Subprefeitura Sapopemba em parceria com Unidade Básica de Saúde Iguaçu, realizou uma ação cultural na Vila Alzira com o ônibus-bilbioteca, que esteve estacionado na área da UBS durante todo o dia de hoje (22). "O maior problema da região é lazer e cultura", disse Roseli SousaToledo, gerente da unidade.
A proposta da Subprefeitura é ampliar a iniciativa, para que o ônibus-biblioteca fique permantemente em um dia da semana, e possa levar ações na área de cultura, esporte e educação no entorno da unidade, que conta com uma quadra esportiva.

O local que hoje abriga a UBS Iguaçu, era um campo de futebol, e fica na divisa dos municípios de São Paulo e Santo André. No começo deste ano o prédio passou por reforma feita pela Secretaria Municipal de Saúde, e foi reinaugurada em junho. O equipamento público fica localizado em uma região de Sapopemba com alta vulnerabilidade social e altos índices de violência, falta de saneamento básico, e próximo a favela da Ilha.

Programa Mais Médicos

Na UBS três médicas cubanas, do Programa Mais Médicos, fazem parte do quadro de servidores da unidade a um ano e sete meses, juntamente com mais dois medicos brasileiros e uma boliviana. De acordo com moradores da região havia uma alta rotatividade de profissionais da medicina no posto de saúde. "Antes nem tinha médicos nesta unidade, agora tem", conta uma usuária que não quis se identificar. O Programa Mais Médicos (PMM) é uma iniciativa do governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e consiste em trazer mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Para saber mais sobre o Mais Médicos clique aqui.

Posto de coleta de óleo de cozinha

Só no mês de agosto foram coletados cerca de 170 litros de óleo de cozinha, que é destinado à produção de biocombustível. Cada litro de óleo recolhido, é trocado por uma moeda virtual, que é revertido para compra de materiais de artesanato, e a oficina que acontece na UBS, e também para a conservação da praça ao lado da unidade.
A oficina de artesanto em parceria com o Programa Ambientes Verdes Saudáveis (PAVS), conta com 10 mulheres da própria comunidade que aprendem com os agentes de saúde a produzir biojóias com sementes de açai, gerando renda para quem participa.

Para saber mais sobre o PAVS clique aqui.

A UBS Iguaçu fica na avenida do Oratório com rua Glauber Rocha, no bairro da Vila Alzira e funciona da 7h às 18h de segunda à sexta-feira. Telefones: (011) 2701-7213 / 2143-1077.

Veja mais fotos:

Fotos: Ana Carolina Zago / SPSB

 

Assessoria de Imprensa - SPSB