Prefeitura de São Paulo lança Guia, Mapa e Portal da Juventude

Elaboradas no âmbito do Plano Juventude Viva, ferramentas apresentam diagnóstico sobre condições de vida dos jovens na cidade e oportunidades existentes para esta população

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Juventude, realizou na última sexta-feira (21), o lançamento de três ferramentas que trazem informações e abrem novos espaços de atuação para a juventude da cidade: Guia #SampaJovem, Mapa da Juventude e Portal da Juventude.

O evento aconteceu no Auditório do CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes, zona leste, e foi marcado por apresentações musicais, poesia e manifestações políticas pelo público presente.

 

Foto: Ana Carolina Zago / SPSB

 

MAPA

O Mapa da Juventude, parceria com Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), organiza e revela a condição de vida da juventude em São Paulo a partir dos eixos demografia, habitação, educação, trabalho, saúde, violência, proteção social, cultura e cidadania digital. O estudo levantou dados oficiais secundários e organizou-os em recortes de idade (15 a 29 anos), etnia, gênero e território (distritos e/ou subprefeituras da cidade), construindo uma linha evolutiva dos indicadores a partir da comparação dos Censos 2000 e 2010.

GUIA

O guia #SampaJovem, produzido em parceria com a Ação Educativa, compila todos serviços e políticas públicas voltados para juventude na cidade de São Paulo, dando visibilidade às oportunidades que a cidade oferece. A publicação está organizada em dez categorias – portal, educação, cultura, trabalho, assistência social, conectividade, saúde, mulher, cidadania, lazer. Todas as informações do #SampaJovem foram georreferenciadas e podem ser localizadas no Portal da Juventude.

PORTAL

O Portal da Juventude, construído em parceria com a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), cria uma nova rede de comunicação, aproximando a juventude e a administração do município. Pela rede, jovens de toda a cidade podem acompanhar notícias e debates, além de conhecer mais os projetos e ações existentes em São Paulo - e os que estão próximos ao seu bairro. A dinâmica do portal buscará aliar ativismo, formação e empreendedorismo com formas inovadoras de participação.  O aplicativo para Android já está disponível para ser baixado.

PLANO JUVENTUDE VIVA

As três ferramentas foram elaboradas no âmbito do Plano Juventude Viva e darão subsídios à formulação e ao direcionamento das políticas públicas voltadas a população jovem.

A Prefeitura de São Paulo aderiu ao Plano Juventude Viva, programa do governo federal, em 2013. O Plano reúne ações que visam reduzir a vulnerabilidade da juventude negra e periférica, criando estratégias de ampliação de direitos, enfrentamento ao racismo e desconstrução da cultura de violência.
Atualmente, há 14 secretarias no município comprometidas com as ações do Juventude Viva, que acontecem em 11 territórios dentre os atingidos pelos mais altos índices de mortalidade. 

Durante o evento, foram apresentados os ganhadores do Prêmio Juventude Viva, que marca a chegada do Plano em Cidade Tiradentes, também participaram o secretário municipal Maurício Pestana (Promoção da Igualdade Racial) e a vice-prefeita Nádia Campeão.

 

Foto: Ana Carolina Zago / SPSB 

 

Assessoria de Imprensa - SPSB