Secretário participa do seminário “Pavimentação na Cidade de São Paulo: Diagnóstico e Diretrizes”

O seminário aconteceu nesta sexta-feira (08/11) no Tribunal de Contas do Município

O Secretário de Coordenação das Subprefeituras participou, nessa sexta-feira (08/11) do seminário que apresentou e discutiu as práticas de pavimentação na Cidade de São Paulo. Durante o evento foi discutido o estado atual do pavimento, as novas tecnologias e materiais, a fim de incluir um plano de gestão.

O Secretário ressaltou a importância da pavimentação para a Cidade e para o trabalho dos Subprefeitos, segundo ele São Paulo precisa buscar a cultura da manutenção e não pensar apenas em projetos novos. Ele ressaltou que a mudança desta cultura precisa da contribuição de todos os setores, como pesquisadores, parlamentares e membros do Tribunal de Contas. A manutenção pode ser exemplificada com projetos como tapa-buraco e recapeamento que precisam ser executados com serviço e material de qualidade. O Secretário de Coordenação das Subprefeituras agradeceu a iniciativa de realizar o seminário e enfatizou que a iniciativa é mais uma contribuição, não só para o Executivo Municipal, mas para a cidade de São Paulo.

Também representando a Secretaria, o Doutor Engenheiro Janos Bodi participou da mesa do Seminário, junto com a Doutora Dirce Balzan da SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana) e falou sobre os tipos de pavimentação e as causa de crateras. Janos explicou que existem três tipos de pavimentação, de massa asfáltica, de concreto e a de blocos ou paralelepípedos. Ele informou também que há diversos métodos que podem ser empregados. Segundo ele, um buraco bem tapado tem durabilidade mínima de um ano e o custo do metro quadrado é de U$15,00. Já um buraco mal tapado tem durabilidade de um mês e o custo é maior devido a necessidade de refazer o serviço, que por ano costuma ser refeito no mínimo quatro vezes.

O evento contou também com a participação do Secretário da SIURB (Secretária Municipal de Infraestrutura Urbana), do Diretor do CREA, Engenheiro Francisco Kurimori, do Diretor da Escola de Contas, Abrão Blumen, dos Conselheiros Dirigentes Eurípedes Sales, Domingos Dissei e Edson Simões, do Doutor Miguel Bucalem (Politécnica), do Doutor Douglas Villibor (Consultor técnico), da Mestre Patrícia Barboza (IPT), dos engenheiros Camil Eid (Instituto de Engenharia) e João Viol (Sindicato Nacional de Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), além de subprefeitos e vereadores.