Secretaria promove treinamento de combate a incêndios a lideres comunitários

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realizou nesta segunda-feira (25) o treinamento de “Prevenção contra Incêndio em Assentamentos Precários (Previn)” que prevê a instalação de brigadas de incêndio em comunidades carentes na Cidade de São Paulo. A palestra foi dirigida à lideres comunitários, representantes da Secretaria de Educação e zeladores das Subprefeituras.

O treinamento foi ministrado pelo Sargento Carvalho do Corpo de Bombeiros, que mostrou as principais práticas de prevenção e combate de risco e sinistro, a importância de termos uma brigada de incêndios em cada comunidade, e as características físicas que esses voluntários devem ter, entre elas a boa condição física e experiência.

As velas, fiações irregulares e botijão de gás são responsáveis por um número elevadíssimo de incêndios em residências, por isso é importante evitar acendê-las por muito tempo ou ao alcance de crianças, verificar se o botijão está com vazamento e evitar deixar panos ou produtos inflamáveis próximo ao fogão.

O Sargento Carvalho afirmou que o Corpo de Bombeiro leva em média de 6 a 7 horas para combater incêndios de grande proporção e que a principal causa de queimaduras e mortes é a fumaça, pois ela aquece mais que o fogo. Nessas situações é importante que a pessoa mantenha a calma e fique agachada para conseguir respirar melhor e fugir do calor. “A missão básica do Corpo de Bombeiros é socorrer e apagar incêndios, mas, prevenir é responsabilidade de cada um de nós”

Em caso de emergência cabe ao líder comunitário criar um “plano de abandono” com estratégias de prevenção, como por exemplo, ter sempre um mapa da comunidade para orientar o Bombeiro sobre possíveis entradas e saídas, saber aproximadamente quantas pessoas residem no local, identificar as que possuem necessidade de locomoção como cadeirantes, idosos e crianças de colo e facilitar rotas de fugas com placas emergenciais.

A primeira coisa que o brigadista deve fazer em caso de incêndio é desligar a energia elétrica e depois identificar qual a classe do incêndio (líquido inflamável, materiais sólidos ou gasosos) e para isso ele deve conhecer cada tipo de extintor para usar o correto. Ao se deparar com um acidente, as pessoas devem manter a calma, por mais difícil que seja, e evitar subir escadas ou andares, uma vez que a fumaça concentra o maior grau de calor, e sim tentar sair agachado respirando pelo nariz, jamais pular de locais altos e nunca abrir portas e janelas, isso facilita e entrada de oxigênio, o que alimenta as chamas.

FOTOS: Talita Rodrigues/SMSP.