Obras de microdrenagem para a prevenção de enchentes já foram iniciadas

O prefeito visitou uma delas na manhã desta quinta-feira (3), na região do Itaim Paulista. De acordo com ele, cerca de metade das 79 obras previstas devem ser concluídas até o final do ano

O prefeito visitou na manhã desta quinta-feira (3) uma das obras de microdrenagem em andamento dentre as 79 previstas pelo Programa de Redução de Alagamentos (PRA). Trata-se da construção de uma galeria de águas pluviais, bocas de lobo, ramais de captação e de também uma escadaria hidráulica na região do Itaim Paulista, na Zona Leste da capital. A intervenção abrange as ruas Paulo Martins Garro e Damião Cosme de Faria e a avenida Fernando Pacheco Jordão.

Na ocasião, o Prefeito aproveitou para falar do status das obras do PRA, que devem minimizar os problemas contra enchentes já no próximo verão. E que as licitações levam tempo, mas já estão sendo feitas e as ordens de serviços estão sendo dadas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), outras 3 obras do PRA já estão em andamento na Zona Leste e mais 10 devem ser iniciadas entre esta e a próxima semana. As intervenções serão realizadas nos bairros do Tucuruvi, Santana e Freguesia do Ó.

A obra no Itaim Paulista, que deve ficar pronta até fevereiro de 2014, foi iniciada em agosto de 2013. Seu custo será de R$ 244,2 mil - o valor total do PRA é de R$ 132,8 milhões, sendo que parte deste montante será proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Durante o período de chuvas, os moradores da região sofrem com alagamentos e correm riscos pela erosão de uma encosta que tem um desnível superior a 10 metros. Nela há uma escadaria em condições precárias, por onde desce a água quando as chuvas são intensas, aumentando assim, o risco de desabamento do declive.

No trecho, será construída uma escadaria hidráulica para minimizar a vasão da água e levá-la até o sistema de drenagem existente na região e outra destinada aos pedestres, garantindo um acesso seguro aos moradores.