GCM recebe 186 novas viaturas para ronda escolar e combate ao tráfico de crack na região central da cidade

Novos veículos serão utilizados para o combate ao tráfico de crack e ações de proteção escolar, defesa do meio ambiente e fiscalização de comércio irregular

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) recebeu nesta segunda-feira (23) 186 novas viaturas para atuar em ações de ronda escolar, defesa do meio ambiente, controle do espaço e patrimônio público e fiscalização de comércio irregular. Na frota nova, estão incluídos cinco kits do programa Crack é Possível Vencer, que atuarão no monitoramento de áreas com presença crítica de tráfico de drogas e de dependentes químicos. O prefeito e o secretário de Segurança Urbana, entregaram as viaturas nesta manhã, no Vale do Anhangabaú, no Centro.

O investimento é de cerca de R$ 26 milhões, sendo R$ 435.891,95 mensais durante o período de 60 meses. Entre os novos veículos, estão carros convencionais, pick-ups e peruas.

Crack
Em parceria com o governo federal, a GCM recebeu novos equipamentos para o combate ao crack. Cada um dos 5 kits do programa Crack é Possível Vencer contém uma unidade móvel de videomonitoramento (microônibus), duas viaturas e duas motocicletas. A instalação dos equipamentos de monitoramento está prevista para outubro.

Na primeira fase da ação, planeja-se a colocação das bases nas praças da Luz, da Sé, da República, na av. Teotônio Vilela e no metrô Saúde. O equipamento tem uma antena que capta a imagem de 20 câmeras por até 3 quilômetros de distância.

Durante a entrega das viaturas, o prefeito anunciou ainda a abertura na região do Parque Dom Pedro II a segunda unidade do equipamento de assistência social e saúde apelidada de “De Braços Abertos”. Atualmente, há uma unidade funcionando na rua Helvetia, na região da Luz.