Chuvas: Prefeitura anuncia o Plano Verão 2014

Reforma de semáforos, obras de microdrenagem, zeladoria e substituição de mil árvores devem reduzir os transtornos causados pelas chuvas. População poderá acompanhar situação por meio do novo site da Prefeitura

O prefeito anunciou nesta quinta-feira (12) o Plano Verão 2014, que reúne ações preventivas de curto prazo para preparar a cidade para o período de chuvas. Serão 79 obras de microdrenagem (já contratadas), reforma de cerca de dois mil semáforos, substituição de mil árvores e a intensificação nas ações de zeladoria. De acordo com a Prefeitura, a população poderá acompanhar todo o andamento das intervenções pela internet, por meio do novo site que será lançado em outubro.

Durante visita à São Miguel, o prefeito afirmou que o plano já está em execução. O que a administração podia fazer em seis meses, nós fizemos, que é melhorar os semáforos, a zeladoria e as obras de drenagem nos pontos de alagamento intransitáveis. O objetivo do plano é minimizar transtornos causados por alagamentos, queda de árvores e falhas na sinalização que prejudicam o trânsito na capital.

Semáforos
Para a reforma dos semáforo, foram selecionados quase dois mil cruzamentos cuja localização é estratégica para a fluidez do trânsito na cidade. Os equipamentos terão a fiação trocada e aterrada, novas caixas de passagem, vedação e no-breaks. Após a renovação, receberão um adesivo amarelo e identificação para permitir o acompanhamento de sua situação.

Microdrenagem
Para evitar a formação de pontos de alagamentos intransitáveis, a Prefeitura investe R$ 150 milhões em obras de microdrenagem de médio prazo, que levam de 4 a 6 meses para serem concluídas. Estas intervenções já foram licitadas e receberam ordem de serviço. Vão ajudar no escoamento mais rápido de águas em 79 pontos críticos da cidade.

Árvores
No período de chuvas, a queda de árvores provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica e no tráfego de veículos, além de risco de atingir pedestres, motociclistas e motoristas. O Plano Verão prevê que mil árvores que estão doentes serão substituídas por novas mudas. Já em setembro, serão quase 300.

Portal
No novo portal da Prefeitura, o cidadão poderá acompanhar em tempo real as informações meteorológicas em tempo real, como temperatura e possibilidade de chuvas em cada região da cidade. A situação das obras de microdrenagem, a reforma dos semáforos e a troca das árvores de forma também serão disponibilizadas em um mapa virtual.

Longo prazo
O Plano Verão 2014 foi anunciado nesta manhã após a assinatura da autorização do Programa Parque Várzeas do Tietê, conjunto de intervenções de drenagem na Vila Itaim, Zona Leste da cidade. O sistema é composto de pôlder com reservatório, bombas e rede de microdrenagem para evitar o transbordamento do rio Tietê. Haverá ainda o reassentamento de 280 famílias e a instalação de 2,4 quilômetros de ciclovias. O programa será realizado por meio da compensação ambiental das obras na Marginal Tietê, com recursos do Governo do Estado.

Veja a lista dos 79 locais que receberão obras de microdrenagem