Programação de Setembro - Centros Culturais

Confira a programação completa

 l CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE l

AulA 1
Performance + artes visuais
10/9
18h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
60 minutos
+16 anos
AulA 1 é um espetáculo-prática-pedagógica aberto à participação do público, que privilegia as dimensões criativas da experiência coletiva e suas fricções colaborativas através da poética da performance educacional. O conteúdo transmitido durante a prática é uma série de gestos elaborados a partir das coreografias recorrentes nas performances “abravanadas”, conhecidas como abravanações e realizadas entre os anos de 2004 e 2015 – as “abravanações” são ações individuais e coletivas feitas nas ruas, galerias e museus de São Paulo e de outras cidades do Brasil.

Carimbó Cobra Venenosa
Música + cinema
17/9
17h filmes + 19h Show
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
90 minutos + 60 minutos
Livre
No dia 11 de setembro de 2014 o Carimbó foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial do Brasil, desde então o ritmo tem se tornado mais conhecido inclusive fora do estado do Pará. E para celebrar, o grupo paraense Carimbó Cobra Venenosa fará show no Centro Cultural da Diversidade. Com letras-manifesto, oferece ao público músicas com críticas a formas de opressão e mergulhadas em questionamentos sociais.

O Que Teria Acontecido com Baby Jane?
Teatro
23/9
20h
Local: teatro Décio de Almeida Prado
60 minutos
+16 anos
No romance “O que terá acontecido a Baby Jane” de 1960, Henry Farrell nos apresenta a história das irmãs Blanche e Jane Hudson - duas mulheres velhas que vivem isoladas em uma casa e mantêm uma relação doentia de codependência, obsessão, rivalidade, mágoa, rancor e culpa - parte fruto de suas relações pessoais em suas infâncias, como também pelo impacto do envelhecimento em suas carreiras profissionais. Buscando ampliar o desenvolvimento desse olhar nas vivências da comunidade LGBT+.

Barra 69- Axexê para Tropicalia
Performance + XR
29/9
20h
Local: area eterna + teatro
60 minutos
+14 anos
Sob a metáfora capital do ritual do Axexê, o dançarino e performer paulista Fernando Lopes e o ator e performer Ciro Sales, ambos LGBTQIA+, apresentam músicas do CD Barra 69, ou outras que o evocam pedaços de escrita do roteiro; anedotas da época e do show; excertos de entrevistas; material gráfico e/ou fotográfico; recorte teórico e muito mais inspirações.

Laura Finnochiaro - Mulher de Púrpura
Música
30/9
19h
Local: teatro Décio de Almeida Prado
60 minutos
Livre
Para comemorar 4 décadas de resistência na trilha da música independente brasileira, a cantora, compositora, produtora musical e guitarrista Laura Finocchiaro apresenta Mulher de Púrpura, um novo show que vibra dentro do pop-funk-rock brasileiro e celebra o universo feminino. Laura toca e canta um repertório formado por composições autorais e sucessos do pop rock nacional marcado por vozes que tocam e formam sua personalidade musical como Rita Lee, Cássia Eller e Lory F.

l CENTRO CULTURAL GRAJAÚ l

Performance Retrô - Um passeio aos anos 70 e 80
Performance
2/09
19h
Local: Teatro
120 minutos
Livre
Celebre a nostalgia com o evento Performance Retrô - Uma Viagem aos anos 70 e 80. Com uma seleção cuidadosamente escolhida dos maiores sucessos da época, a noite promete transportar o público para uma jornada inesquecível no tempo. Além das apresentações, o evento se destaca com sua atmosfera temática que faz jus à época com decoração cuidadosamente elaborada.

Batalha Grajaú Rap City
Hip Hop
14/09
19h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
180 minutos
Livre
A Batalha do Grajaú se tornou uma das maiores batalhas de MCs do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade.

Vozes do Samba - Bateria Pegada da Coruja - Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio
Música
17/09
20h
Local: Calçadão Cultural Grajaú
60 minutos
Livre
Mais conhecida como o coração da Escola de Samba, a bateria é composta por ritmistas, que são na sua maioria músicos, sambistas e pessoas apaixonadas pelo samba e carnaval. A bateria Pegada da Coruja, o coração do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio, contagia por onde se apresenta pois é composta por jovens e sob o comando do mestre Vitor.

Sarau do Grajaú
Múltiplas linguagens
23/09
19h
Local: Hall
120 minutos
Livre
O Coletivo Sarau do Grajaú iniciou suas atividades em janeiro de 2014 e durante esses mais de nove anos de trajetória ininterrupta sempre buscou dar voz à comunidade periférica, promovendo eventos e participando ativamente da vida cultural e social do Grajaú e entorno. O Coletivo abarca as mais diversas linguagens artísticas, que vão da música à literatura, exposições de artes e fotografias até a promoção de ações sociais e produção de documentários.

Baile Sénior com Fábio Limma
Música
30/09
15h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
O artista é natural do Pará, mas chegou em São Paulo para investir na carreira artística e atualmente faz vários shows. Fábio Sousa Silva, mais conhecido como Fabio Limma, tem 41 anos e 18 anos de carreira. É natural da cidade de Novo Repartimento-Pa, no Pará, e começou a trabalhar muito cedo, aos 8 anos de idade. Atualmente, o cantor mora na Mooca e realiza uma média de shows variados e participa de programas de TV em pequenos canais.

Baile Sénior com Trio Golada
Música
30/09
16h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
O Trio Golada é um grupo de forró pé de serra formado por uma família, pai, mãe e filho, respectivamente. Existe desde 2013 e é composto por Genivaldo, o popular Golada, sua esposa Marlucia e seu filho Lucas Santos, hoje com 23 anos.

l CENTRO CULTURAL OLIDO l

Mama SY YIÁ
Dança / Multimídia
2 e 3/09
19h
Local: Sala Olido e Paissandu
90 minutos
Livre
Mostra de espetáculos presenciais e exibição de performances audiovisuais de artistas convidados que abordam a temática da maternidade e a relação com as crianças. O projeto MAMA SY YIÁ: Descolonizar a Maternidade e Nossa Relação com as Crianças pretende dar continuidade à pesquisa e criação da Cia Danças Polifônicas, após um mergulho profundo no processo de duas gestações, partos e início da maternidade vivenciado pela diretora Sofia Tsirakis desde o começo de 2019.

Coral USP
Música
3/09
16h
Local: Sala Olido
70 minutos
Livre
Tradicional Coral da USP apresenta seu repertório.
Coletivo Circulus Ópera

Proposta para Intervenção Artística em Culturas Digitais
Exposição
A partir de 4/09
Horário: das 10h às 21h
Local: Galeria do DJ
2 meses
Livre
O Coletivo Circulus Ópera, sob a direção artística do artista visual e performer Thiago Capella, propõe um projeto para intervenção artística em artes visuais e cultura digital. Com pesquisa de 15 anos na linguagem, o coletivo pretende aplicar os mais relevantes resultados de sua trajetória em uma proposta que conta com parcerias nos setores do comércio e da indústria. A ideia é trabalhar a extensão da cultura digital lançando mão dos recursos disponibilizados por instituições, como é o caso da parceria com a Escola e Faculdade de Tecnologia Senai Anchieta e da distribuidora Mamute, especializada no ramo da eletrônica digital.

Personagens em Busca de um Autor
Teatro.
Sábado, 9/09, às 15h e às 19h; e Domingo, 10/09, às 15h.
Local: Sala Olido e Centro de Memória do Circo.
120 minutos.
18 anos.
Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa. Os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção, quando o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Na tentativa de contar esse drama, os personagens, o elenco e os espectadores circulam por diversos ambientes do teatro.

Tecnobrega - do Analógico ao Digital
Artes Visuais e Tecnologia
16/09
das 10h às 21hs.
Local: Galeria do DJ
Duração: 2 meses
Livre
A exposição coletiva 'TECNOBREGA - do analógico ao digital' é uma experiência sonoro-visual que navega por elementos analógicos e digitais em torno da história do tecnobrega, um gênero de música eletrônica derivado do brega que iniciou em Belém do Pará, se proliferou pela Amazônia e hoje conquista o Brasil. Convergindo com a nova vocação do Centro Cultural Olido de ser um ambiente propício para as artes digitais, a exposição traça linhas lineares e não-lineares entre o analógico e o digital na história do tecnobrega, demonstrando como a inclusão digital democratizou a produção de música na Amazônia e criou um novo modelo criativo essencialmente popular, periférico, colaborativo e futurista. Otávio Oscar é artista cênico, curador, produtor cultural e DJ. Amapaense habitante de São Paulo desde 2008, tem formação em Artes pela ECA/USP. É diretor, produtor e curador do PERFÍDIA - Festival de Performance e Novas Mídias, que já realizou cinco edições reunindo artistas multimídia que trabalham as relações entre corpo, arte e tecnologias.

Profanas
Teatro
16 e 17/09
19h
Local: sala Olido
70 minutos
Livre
Coletiva multimídia que apresenta uma série de performances que discute o processo de transição de gênero na atualidade.

Ana Marginal
Teatro
16 e 17/09
19h
Local: sala Paissandu
70 minutos
Livre
Espetáculo sobre Ana Cristina Cesar, que foi uma poeta brasileira do fim do século XX. Suas obras, além de integrarem o movimento da poesia marginal, têm um teor muito intimista e quebram a forma tradicional da poesia, usando versos sem métrica ou rima, linguagem informal etc. Seu livro mais famoso se chama “A Teus Pés” (1982). Direção: Nelson Baskeville.

Sound System - Afrika Mãe
Música
23/09
16h
Local: Vitrine e Cine Olido
180 minutos
+16 anos
Apresentação estilo Reggae Sound System. África Mãe do Leão apresenta seu potente sistema de som, conduzido pelos seletores Poor, Professor Dan e Vint, tocando um vasto acervo de reggae em vinil. Além disso, apresentarão o documentário Reggae Além da Música, um fragmento do movimento Sound System e parte da grande história que é a música reggae.

l CENTRO CULTURAL PENHA l

Sexta do Riso com Vini, Edu e Hatori
Teatro / humor
1/09
Sexta às 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+14 anos
Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente. Edu Montone, Vini Santos e Felipe Hatori são três comediantes de stand-up nascidos em São Paulo, no Jabaquara, Guarulhos e Suzano. Sabe o que eles têm em comum? Nada! Com essa mistura, eles se revezam no palco contando histórias do cotidiano, com estilos diferentes, situações e vivências engraçadas. O show tem duração de aproximadamente 60 minutos. Vem se divertir com a gente.


Oficinas Musicalidade aplicada à Dança e Audiovisual na dança

Dança
2/09
Sábado às 15h00
Local: Salas 1 e 2
120 minutos
Livre
Coletivo Partilhando o Dançar, nascido a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na ETEC de Artes no curso Técnico em Dança em 2019. Ao total, o coletivo é composto por 6 bailarinos intérpretes e nossa maior premissa é democratizar o acesso a dança a partir de projetos de integração e disseminação de conhecimento artístico. Abaixo deixo nosso Instagram para conhecer melhor o nosso trabalho.


Varizes do Samba
Circo
2/09
Sábado às 16h00
Local: Frente do CCP
45 minutos
Livre
Ao som de um bom samba ao vivo, habilidades acrobáticas são realizadas num aparelho circense desenvolvido pela própria companhia. Este aparelho e? composto por traves modulares que, ao se unirem, propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos. Números clássicos do circo neste espetáculo são interpretados tendo como fio condutor o livre arbítrio, trapézio, malabarismo, parada de mãos, força máxima, acrobacias na barra fixa e solo estão no repertório de habilidades desse espetáculo circense comandado por César Cara de Pau Lopes. Após a apresentação, o público é convidado a participar de uma vivência acrobática nas estruturas da Portô Porter .


FESTIM - MALIBEK
Música e gastronomia
2/09
Sábado às 18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
+10 anos
FESTIM, projeto que dá espaço ao artista independente e gastronomia local. Todos os sábados no palco deck. Malibek artista independente da zona norte de São Paulo, dá à luz a seu primeiro álbum em construção, intitulado “mergulha” , que traz sua jornada como artista lgbtqia+, pessoa não binária e reforça a afetividade e ancestralidade dessas minorias, trazendo dancehall, R&B, funk e subgêneros, com 10 faixas.


Criança Que Canta Também Dança
Teatro Infantil
3/09
Domingo às 16h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Show de ritmos populares brasileiros, como, coco, carimbó, ijexá, caboclinhos e ciranda,- entre outros, criado a partir de um repertório de canções sobre mitos folclóricos como curupira e saci-pererê, compostas pela cantora e compositora Hilda Maria.


Kizomba prá preto - A ópera do Carnaval

Dança e teatro
3/09
Domingo às 19h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
A Ópera do Carnaval canta e conta histórias que iluminam e dão voz a tantos heróis que lutaram pela liberdade de seu povo, é a história de tantas mulheres que pariram a herança africana em nossa terra. Samba é enredo e musicalidade do espetáculo, é através do samba que ouvimos as histórias e acompanhamos o surgimento dessa importante manifestação cultural, através dos caminhos percorridos por Hilária Batista de Almeida, Dona Ciata, em sua trajetória da Bahia para o Rio de Janeiro, e em São Paulo o surgimento do samba de Bumbo de Bom Jesus de Pirapora. Kizomba a Ópera do Carnaval é um espetáculo popular que narra a travessia a partir da escravização do povo africano, a herança cultural, seus movimentos e histórias que motivaram a lutas de homens e mulheres pretas pela liberdade sufocada pelas mordaças sociais.

 


FESTIM - MC RENOVO / Show Nossa Vibe
Música e gastronomia
9/09
Sábado às 18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
+10 anos
FESTIM, projeto que dá espaço ao artista independente e gastronomia local. Todos os sábados no palco deck. O show mescla elementos eletrônicos do beat com o orgânico do violão, une a poesia com flow do rap e a harmonia melódica do reggae, mpb e pop rock.
Com músicas autorais e releituras de clássicos Brasileiros, o show também conta com interação com o público através de rimas de improviso.


Carmen Miranda - Pra Você Gostar de Mim - Circuito Municipal de Cultura
Teatro
9/09
Sábado às 20h00
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+10 anos
A peça narra um recorte na vida de Carmen Miranda, quando já consagrada como uma das principais personalidades brasileiras nos Estados Unidos, retornou para um show no Brasil, no Cassino da Urca. Ao ser recebida pela elite carioca, ligada ao movimento integralista, ultranacionalista, a cantora foi vaiada por ter supostamente "se vendido ao governo americano". Sem saber deste contexto, a artista entrou numa tristeza profunda. É esse diálogo interior travado pela artista consigo mesma que surge no espetáculo, que mostra como teria sido a reação de Carmen no camarim do Cassino da Urca.


Letras Perambulantes

Teatro infantil
10/09
Domingo às 16h00
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
“Letras Perambulantes”, sobre a vida e a obra do poeta cearense Patativa do Assaré. Nesta adaptação, figuras reais que fizeram parte da vida do poeta se juntam à personagens fictícios que, entremeados por uma seleção musical, contam de forma leve, lúdica e original a história de Patativa. Premiado no XXXVII Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba nas categorias Melhor Atriz, Melhor Cenário e Melhor Trilha Sonora Original.


Bichados (Ensaio aberto)
Performance
14/09
Quinta às 17h00
Local: Teatro Martins Penna
120 minutos
12 anos
Realização 1 (um) ensaio aberto/ leitura da peça com entrada gratuita, seguidos de 1 debate público sobre arte queer, velhices e lutas LGBT+, a fim de que haja discussões que contemplem as diferentes realidades e contextos das velhices LGBTQIA+ e a discriminação contra esta população no Brasil, com convidados como: Ferdinando Martins e Paulo Iotti [advogado e militante que defendeu a criminalização da LGBTfobia no Brasil]

Sexta do Riso com a Tia
Teatro / humor
15/09
Sexta às 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+14 anos
Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente. Num programa de auditório, a Tia, personagem criada por Guilherme Uzeda e que faz sucesso na TV GAZETA, traz muita diversão, de forma leve e descontraída. Uma apresentadora totalmente informal se atrapalhando e causando coisas absurdas durante a sua apresentação.? Entre seus vários quadros, estão o 'Bailão da Tia’,’Tia Canta e Encanta', ‘Tia responde’ . Todos eles com gafes e improvisos o que faz com que a plateia se divirta muito.? No formato dos antigos programas de auditório, temos ainda os famosos 'reclames' A Tia é simpática e cheia de entusiasmo e todos, de todas as idades, se divertem muito!


PENHA GEEK
16/09 e 17/09
Sábado e domingo das 10h00 às 21h00
Local: Teatro Martins Penna, Espaço Mário Zan, Biblioteca José Paulo Paes, FabLab
660 minutos
Livre
Programação:
Dia 16/09 (sábado)
10h às 19h –Swordplay - Stardust
10h às 19h - Espaço de Leitura HQs (GB)
10h às 19h - Rabisca GB! (oficina de desenho)
10h às 15h / 17h às 19h - RPG com temática de fim do mundo
10h às 19h - Retrogrames
10h às 19h - Vale dos artistas
10h às 19h - Monitoria de Jogos de Tabuleiro
14h às 19h - Festival de Just Dance
10h15 às 14h15 - Oficina de Cosplay
13h às 12h30 / 14h às 15h30 - Oficina de Maquiagem Zumbi
13h às 16h - COMPETIÇÃO K-POP
15h às 17h - Bate-papo sobre HQs e livros de pós-apocalipse
15h às 19h - Oficina de bordado com led
16h às 17h - Bate-papo IA e a Revolução das Máquinas
19h às 20h - Show Bruno Sutter (Detonator)
Dia 17/09 (domingo)
10h às 19h –Swordplay - Dragões da Sul
10h às 19h - Espaço de Leitura HQs (GB)
10h às 19h - Rabisca GB! (oficina de desenho)
10h às 15h / 17h às 19h - RPG
10h às 19h - Retrogrames
10h às 19h - Vale dos artistas
10h às 19h - Monitoria de Jogos de Tabuleiro
14h às 19h - Festival de Just Dance
14h às 19h - Bate-papo sobre RPG pós apocalíptico e educação
14h às 15h30 - Oficina de resolução de Cubo Mágico
16h às 17h - Painel: Obras que abordam questões sociais no gênero pós-apocalíptico
Com Load. Mediação: Flávia Gasi
17h às 18h - Desfile Cosplay
19h às 20h - Show Final Boss

O Centro Cultural Penha realiza, nos dias 16 e 17 de setembro, a 6ª Edição do Penha Geek. Desta vez o evento aborda a visão pós-apocalíptica, um dos assuntos mais fascinantes da ficção científica e de terror. Tema sempre recorrente na literatura, HQs, cinema e jogos, o pós-apocalipse mostra um planeta destruído pela tecnologia e como a irresponsabilidade e ganância da humanidade provocaram o colapso da civilização. No cinema temos inúmeras demonstrações de eventos apocalípticos. Podem ser causados pelo ser humano como em “O Dia depois de Amanhã” e “2012”, com uma revolução das máquinas, retratados em “O Exterminador do Futuro”, “Blade Runner” e “Matrix”, em um holocausto nuclear, como em “O Livro de Eli” e “Mad Max”, num evento de impacto evidenciado em “V de Vingança”, alieníginas cruéis como vistos em “Independence Day’ ou “A 5ª Onda”, ou num apocalipse zumbi epidemiológico, como nos mostram “Eu Sou a Lenda” e a série televisiva “The Walking Dead”. Esses são só alguns exemplos de como podemos chegar ao fim dos tempos. Existem muitos outros, inclusive o “Apocalipse”, é o último livro da Bíblia, escrito pelo apóstolo João, por intermédio do relato de anjos. A literatura/ficção pós-apocalíptica traz também personagens heróicos que tentam prevenir ou evitar as trágicas catástrofes. Para a edição de 2023, assim como as demais, não faltarão atividades que vão do concurso de cosplay aos bate-papos com a galera gamer, passando pelo festival de K-Pop, retrogames, mesas com muitas Hqs, swordplay, just dance, oficina de maquiagem zumbi, game show e apresentações iradas de artistas da cena musical. Um dos destaques é a presença do filhinho do Deus Metal: Detonator. Personagem criado pelo músico/apresentador/humorista Bruno Sutter, ele fecha a programação do dia 16 com uma apresentação insana dentro da “Vacinator Tour”. No set list do vocalista constam o single “Vacinator”, que de acordo com ele “retrata nosso momento e ao mesmo tempo traz um conceito lúdico de vacinar os ouvidos dos brasileiros com o melhor do Heavy Metal”. Detonator não deixará de fora hits de seu primeiro disco solo, “Metal Folclore”, como “Metaleiro”, “Curupira”, “Saci”, além do clássico “Pegasus Fantasy”.


Sexta do Riso com Luciano Guima
Teatro / humor
22/09
Sexta às 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+16 anos
Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente. Comediante stand up há mais de 10 anos, Luciano Guima finalmente está pronto para contar suas aventuras da infância e da adolescência, sendo criado por uma mãe extremamente religiosa e um pai que adorava tomar umas e todas.


FESTIM - Brasilidades - Maria Pérola & Banda
Música e gastronomia
23/09
Sábado às 18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
+10 anos
FESTIM, projeto que dá espaço ao artista independente e gastronomia local. Todos os sábados no palco deck. O show "Brasilidades" traz releituras de canções renomadas da Música Popular Brasileira. Maria Pérola cantora e compositora pernambucana canta e homenageia compositores como: Dona Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Dominguinhos, Lia de Itamaracá entre outros grandes nomes do cenário musical brasileiro, a artista também inclui composições próprias do seu EP recém-lançado e que agrega ao repertório. Um setlist que permeia entre samba, soul, xote e baião promete entregar um pedaço da regionalidade de cada lugar do país com uma percuteria nacional e uma banda completa que tem música e brazuca na cabeça e no som, possibilitando um intercâmbio cultural e muita diversidade musical.


VOZES DA FLORESTA CHICO MENDES VIVE - Circuito Municipal
Teatro
23/09 e 24/09
Sábado às 20h e domingo 19h
Local: Teatro Martins Penna
70 minutos
+10 anos
“Vozes da Floresta” retrata uma memória da luta de Chico Mendes, sob a retina histórica de Valdiza Alencar, Cecília Mendes e Lucélia Santos, três mulheres da Resistência. De seu lugar privilegiado na trama, as três entremeiam suas pungentes narrativas à voz do próprio Chico Mendes, fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos que é, em essência, a sua própria história. Organizada em três atos, a partir de áudios originais e inéditos de Chico Mendes, gravados e preservados pela atriz Lucélia Santos por mais de três décadas, a peça, criada especialmente para a interpretação de Lucélia, destaca o protagonismo feminino na luta
contra a destruição das florestas do Acre, desde a chegada dos “paulistas” (todo invasor vindo da região Sul, segundo os seringueiros), nos anos 1970, até o assassinato de Chico
Mendes, em 22 de dezembro de 1988.


Vidma, A Menina Trança-Rimas
Teatro infantil
24/09
Domingo às 16h00
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
“Vidma, a menina trança-rimas”, da obra original da autora Tatiana Belinky e adaptado para o teatro pelo grupo e pelo diretor do espetáculo Gira de Oliveira. Vidma é uma menininha que mora em um lugar muito frio com sua família. Cheia de criatividade e apaixonada pelo mundo das bruxas, sempre encontra uma brecha para declamar poemas divertidos e limeriques de diversos bruxos e bruxas que já conheceu em seus pensamentos. Mas essa menina tem apenas uma certeza: a de que sua mãe é uma bruxa! Principalmente quando experimenta sua sopa e chega a conclusão de que a comida só pode ser uma receita de bruxa. Só que mexer com bruxa pode ser uma brincadeira muito perigosa... E é esta receita “mágica” que a faz viajar para outro lado do oceano e viver diversas aventuras com figuras excêntricas e engraçadas. Indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2015 na categoria Melhor atriz-coadjuvante. Premiado no XXXVIII Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba por Melhor direção e Melhor trilha sonora.


Sexta do Riso com Guto Andrade
Teatro / humor
29/09
Sexta às 20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
+18 anos
Sexta do Riso, projeto sucesso de público. Toda sexta um show de humor diferente. Falar sobre intimidade ainda é visto, por muita gente, como uma coisa errada. Para quebrar esse tabu, Guto Andrade, no show de stand-up comedy Imoral, aborda o tema de uma forma engraçada e irreverente com o objetivo de libertar as pessoas desse preconceito.


FESTIM - Uma sambada nordestina

Música e gastronomia
30/09
Sábado às 18h30
Local: Palco Deck
90 minutos
+10 anos
FESTIM, projeto que dá espaço ao artista independente e gastronomia local. Todos os sábados no palco deck. A sambada traz a vivência de ritmos da cultura popular do Brasil vindo da região do nordeste e o coco de roda é uma manifestação da cultura popular do estado de Pernambuco que traz a musicalidade juntando o encontro de outras manifestações. Um ponto de encontro pra sambar e dançar, misturando a confluência do passado em um futuro presente dos mestres e mestras da cultura popular do Brasil.


Os Empenhados
Música
30/09
20h
Local: Teatro Martins Penna
60 minutos
Livre
Show em comemoração ao aniversário de nascimento de Itamar Assumpção. Os Empenhados é uma banda de jovens músicos do bairro da Penha, dirigida pelo músico Pedro Del Rio, com a proposta de divulgar a obra do compositor paulista Itamar Assumpção. O grupo foi formado em 2014, quando Pedro começou a estudar o último ano do Ensino Médio na Penha. Ele percebeu que a maioria de seus amigos não conheciam as músicas de Itamar e que gostavam delas quando ouviam. Em 2015, a banda foi preparada por Pedro Del Rio e seu pai, o músico e compositor Marcelo Del Rio, para acompanhá-los no espetáculo Rei da Cocada Preta. Foi quando a banda passou a se chamar Os Empenhados.


Programação Público Sênior
Oficina de pilates
Técnicas corporais
30/09
10h
Local: Espaço Mário Zan
90 minutos
+60 anos
Oficina de Pilates ministrada pela professora Marta Figueiredo.

Oficina de Yoga
Técnicas corporais
30/09
13h
Local: Espaço Mário Zan
90 minutos
+60 anos
Oficina de YOGA ministrada pela professora Josefina Lisa..

l CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE l

As aventuras atrapalhadas de Gibiló e Graveto
Circo
01/09
17h
Livre
Duração: 40 min
Abandonado por seus companheiros de picadeiro, Gibiló, O Rei do Poropopó, procura um novo parceiro para com ele retornar aos tempos de sucesso do Circo Pirilampo, do qual foi dono e estrela principal. Assim encontra Graveto, palhaço fanfarrão que, para ganhar o emprego no circo, deverá passar por vários testes. Esta atrapalhada e divertida audição fará o público, de todas as idades,rir e se emocionar, relembrando, revivendo ou conhecendo pela primeira vez, velhas e marcantes esquetes da arte circense brasileira.

Roque com Anna Gue
Música
03/09
13h
Calçadão
Livre
Duração: 60m
Anna é intérprete e produtora musical e apresenta um repertório repleto de baladinhas com transformações de grandes vozes femininas como Rita Lee, Cássia Eller e Marisa Monte, entre outras. Reúne uma pitada de jazz e blues que apimenta o repertório desta grande roqueira.

Passarinho - Revoada Cantante
Intervenção Artística
6/09
2 sessões: 10h / 15h
Livre
Duração: 60 min (cada)
Um musical com passarinho de A até o Z, pra imaginação ganhar asas, e o corpo brincar! Assim é o Revoada Cantante, um show com música, dança, brincadeira, poesia, trava-língua, e bolha de sabão. Vamos revoar juntos? Com a Cia Passarinho Contou..

Drillers in Perfomance
Música
7/09
15h
Livre
Duração: 180 min
O formato conta com seis artistas passando pelo evento apresentando suas músicas que demonstram sua visão sobre o estilo Drill. Este espetáculo musical será elaborado em uma sequência onde cada artista terá exatos 30 minutos de palco no formato Deejay + MC, tendo como atração entre uma apresentação e outra o Deejay discotecando diversas músicas do gênero, um Performan de Auto-Tune, representando uma característica do gênero atual do TRAP Live em todas as apresentações, totalizando assim um evento de 180 minutos.


Estrela Solitária - Negritude, Futebol e Amor
Cinema
09/09
14h
+10 anos
Duração: 50 min
Anjo e Altair jogam futebol juntos desde crianças, no time de várzea, Sagrado Coração, time da comunidade onde nasceram. Um deles acaba fazendo o gol da vitória e é o escolhido. A separação parece inevitável. Diante da situação eles vão fazer de tudo para continuar juntos, inclusive revelar seus segredos mais íntimos. Estrela solitária, amor, negritude e futebol.


Contando e Recontando histórias do Cangaço e da Jova
Teatro
09/09
20h
+14
Duração: 80 min
Sankofa o pássaro de duas cabeças nos conta suas histórias que olham pro passado
e presente recente ligando o sertão e a periferia numa encruzilhada do tempo.
É assim que conhecemos as cangaceiras e cangaceiros que atravessaram o raso da catarina e se encantaram em Angicos e moradores da Jova Rural e morros dos seus arredores,
jovem bairro da periferia da Zona Norte. O vento ecoa as preces de quem já partiu
e a Jova agora é sertão. O que o passado pode nos dizer sobre o futuro? A Ancestralidade guia a narrativa do Bando em espiral.


Roque com Anna Gue
Música
10/09
13h
Calçadão
Livre
Duração: 60 min
Gatas Extraordinárias, Anna apresenta como ninguém fazendo uma releitura moderna e
na Mesma Medida a intérprete e produtora musical apresenta um
repertório repleto de baladinhas com transformações de grandes vozes femininas como Rita
Lee, Cássia Eller, Marisa Monte, entre outras. Reúne uma pitada de jazz e blues que apimenta
o repertório desta grande roqueira.


Samba & Amor
10/09
14h
Calçadão
Livre
Duração: 60 min
Uma das grandes figuras do samba tradicional de São Paulo, Graça Braga tem em sua escola musical enorme influência das grandes cantoras do Rádio e do repertório de samba-canção que marcou o Brasil nas décadas de 40 e 50. Partindo disso, o show ?Graça Braga em Samba-Canção? faz um passeio por esse universo, trazendo todo um repertório de clássicos da música popular brasileira. Entre eles: "Negue" (Adelino Moreira); "Trocando em miúdos" (Chico Buarque/Francis Hime); "Outra vez" (Antônio Carlos Jobim); e outros grandes compositores integram o repertório.Uma das grandes figuras do samba tradicional de São Paulo, Graça Braga tem em sua escola musical enorme influência das grandes cantoras do Rádio. E pra enriquecer ainda mais esse show, Graça braga convida Dhean Britto e Priscila Amorim.

 

Da Magia ao Segredo
Show + Workshop Mágica
13/09
2 sessões: 10h / 15h
Livre
Duração: 60 min (cada)
Espetáculo lúdico de mágicas cômicas. Começa com uma oficina de mágicas para iniciantes, seguida de espetáculo que acontece com proposta de ser um grande show de mágicas, com a destreza do palhaço Fonso.

Movimento Corpo Suspeito
Intervenção Artística
14/09
9h
Livre
Duração: 180 min
‘Movimento Suspeito - Uma Performance na Rua’ é um convite para repensar a masculinidade, para questionar as normas sociais e para promover a construção de uma sociedade mais inclusiva e livre de discriminação. Um espetáculo de multilinguagem que desafia os estereótipos de comportamento ligados à masculinidade tóxica. Trabalho desenvolvido pelo Núcleo Vagal, o espetáculo busca ressignificar espaços públicos periféricos por meio da arte e do diálogo.

Contando e Recontando histórias do Cangaço e da Jova
Teatro
16/09
20h
+14
Duração: 80 min
Sankofa o pássaro de duas cabeças nos conta suas histórias que olham pro passado
e presente recente ligando o sertão e a periferia numa encruzilhada do tempo.
É assim que conhecemos as cangaceiras e cangaceiros que atravessaram o raso da catarina e se encantaram em Angicos e moradores da Jova Rural e morros dos seus arredores,
jovem bairro da periferia da Zona Norte. O vento ecoa as preces de quem já partiu
e a Jova agora é sertão. O que o passado pode nos dizer sobre o futuro? A Ancestralidade guia a narrativa do Bando em espiral.


Cidadania? É de comer? / Cabral respirou mal
Intervenção artística
20/09
2 sessões: 10h / 15h
Livre
Duração: 60 min
O ator se prepara para iniciar um dos seus espetáculos em um colégio quando é surpreendido por uma jovem ambulante. Sem ser intimidada pela cara feia do ator, a jovem aproveita a oportunidade para vender seus produtos para a plateia: “Olha a água, que não é de chuva. Olha o suco, tem até de uva. Compre o refri que você me ajuda”. Esse texto aborda temas como saúde e educação, discutindo as desigualdades sociais brasileiras e refletindo sobre os direitos e os deveres de cada cidadão.

Trupe Dunavô - Irmãos Carreto
Linguagem: Música
28/09
2 sessões: 10h30h / 15h30
Duração: 60 min (cada)
Livre
Claudius e Clóvis são dois irmãos que acabam de perder o pai, um homem trabalhador e dedicado à família, e são surpreendidos por uma carta escrita pelo patriarca em seu leito de morte, dividindo seus bens um a um. O que eles não esperavam é que o pai não teria tempo de terminar de escrever a carta... E é aí, diante desse impasse, que vemos nascer dois irmãos, até então muito unidos, a ganância e egoísmo desmedidos.

Por um Fio
Teatro
30/09
20h
Duração: 60 min
+12 anos
Por meio de diálogos intensos e cenas emocionantes, seremos transportados
para o universo de Daniel, onde iremos confrontar as escolhas cruciais que ele
enfrenta. Conheceremos seus amigos, suas influências e as consequências
que suas ações acarretam. Essa narrativa poderosa nos convida a refletir
sobre nossas próprias decisões e os caminhos que optamos seguir.

l CENTRO CULTURAL SANTO AMARO l

Conta Maria
Teatro
2/09
14h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Um espetáculo que reúne o melhor das histórias da cultura popular, música e brincadeiras, no qual a criançada será co-autora dos contos em uma divertida parceria com os artistas em cena.

Quiçá
Circo
2/09
11h30
Local: Praça
60 minutos
Livre
Quiçá é um espetáculo circense que mergulha nas questões das dúvidas e do erro, celebrando também o acerto e a superação. Com números de monociclo, malabarismo, acrobacia, mágica e palhaçaria, os artistas encantam o público com suas habilidades excepcionais. Através de performances emocionantes e divertidas, eles exploram a incerteza da vida e a importância de persistir. Com uma mensagem inspiradora e momentos de risadas garantidas.

Transmutação têxtil
Workshop
2 a 30/09
Sábado das 15h às 17h
Local: Sala Lindinalva Cavalcante
120 minutos cada encontro / total de 680 minutos
+16 anos
O workshop têxtil tem como objetivo propor um laboratório que permite, através de técnicas de costura, estimular as pessoas a promover uma consciência de que o consumo também é um mecanismo de construção de estereótipos e exageros. A partir desse pensamento, discussões e criações, apresentam técnicas de reaproveitamento de materiais têxteis, e desenvolvem peças de roupas criadas ao final dos encontros numa exposição/desfile dos materiais.

Nanny People
Stand-up
13/09
20h
Local: Teatro
60 minutos
60 minutos
O humorista Dinho Machado apresenta a estrela da noite: Nanny People! Os textos divertidos, as histórias, piadas e muita comédia prometem animar o público do Centro Cultural Santo Amaro.

Will Rambo com show Pop Afro de Brasilidades
Música
15/09
15h
Local: Teatro
60 minutos
Livre
Will Rambo é um personagem cômico que se apresentou em diversos programas da TV brasileira, mas se consagrou no “Pânico da Band”. O show tem a sonoridade eclética de um repertório bem brasileiro com estilo irreverente combinado com percussão marcante e muita energia, além de uma apresentação performática com muita interação do público.

Intervenção Clownática - A Cruzada
Circo
17/09
15h
Local: Praça
60 minutos
Livre
Carregando boias, guarda-sóis, bancos, protetores solares gigantes, toalhas de praia e 2 exemplares de um jornal especial, a dupla de palhaços Buiú & Teta chega fazendo furdunço para armar sua praia por aqui mesmo e, claro, convida o público-transeunte a se divertir e resolver uma cruzada mais que especial.

SeX…tou
Contação de história
22/09
20h
Local: Teatro
60 minutos
18+
Drika Nunes e Ailton Guedes apresentam “seX tou – poéticas e picâncias orais”. Nessa nova trilogia, os artistas da palavra, cada vez mais imersos em seus estudos com o conto para adultos no universo sensual e erótico, convidam o público a experimentar por meio das metáforas da cena e da interação o poder da palavra falada na ampliação dos sentidos.

Programação: Longevidade
Somos feitos de história
Teatro
30/09
15h
Local: Teatro
40 minutos
Livre
O espetáculo apresenta as diferentes histórias de vida de pessoas idosas que ficaram um longo tempo sem se encontrar, abordando a importância do envelhecimento sob ótica do orgulho e a satisfação de viver a longevidade.
Parceria entre o NCI Fundação Julita e NCI Jardim das Imbuias

Meu manto, minhas histórias
Artes visuais - exposição
30/09
14h
Local: Saguão Mário Thompson
De 30/09 a 30/10
Livre
Mostra com tecidos bordados por idosas do NCI Jardim das Imbuias, contendo histórias e imagens de suas memórias, preferências e técnicas aprendidas nos encontros semanais. Parceria entre o NCI Fundação Julita e NCI Jardim das Imbuias.

l TENDAL DA LAPA l

Concerto Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Música
1/09
20h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre

Banda Radar - Tributo a Belchior
Música
2/09
19h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre
O show com repertório de Belchior com o mesmo setlist do último show que fizeram juntos, Bel e Banda Radar. No repertório, “Paralelas”, “Alucinação”, “Medo de Avião”, “Como Nossos Pais”, “Galos, Noites e Quintais”, “A Palo Seco” e mais.

Central Underground Extreme Fest
Música
16/09
15H
Local: Rua Interna
Duração: 6h
Livre
O coletivo e produtora Central Underground surgiu em 2014 com o intuito de difundir e apoiar os artistas da música pesada e underground, tanto brasileira quanto do exterior. Dois amigos se juntaram com a intenção de fomentar a cultura underground, no início na região central de São Paulo e depois expandindo suas atividades para os bairros. A Central Underground já produziu dezenas de eventos, contando com shows de bandas dos mais variados estilos dentro do cenário da música alternativa. O coletivo em 2024 completará dez anos de atividade e pretende continuar sua missão junto à música pesada alternativa.

Punk Reggae Party
Música
17/09
15h
Local: Rua Interna
Duração: 6h
Livre
Desde 2012 em atividade, a Punk Reggae Party é um evento focado na difusão da música jamaicana e do punk rock e suas inúmeras vertentes. Esse projeto tem como foco principal a divulgação de que esses dois universos, que a priori são tão distantes, sempre estiveram interligados, tanto pela simplicidade complexa de suas melodias quanto por suas letras contestadoras e com temática social. Para a edição no Tendal da Lapa, duas bandas e discotecagem em vinil, além da venda de discos, livros, pôsteres, fanzines e material ligado à arte independente.

Stefanie MC
Música
23/09
60 minutos
Local: Rua Interna
1h
Livre
Nascida e criada em Santo André, foi influenciada pela militância política de consagrados grupos de rap dos anos 90 e, em 2004, decidiu ousar e criar a sua versão da história. Stefanie participou de projetos de destaque, tais como o grupo de rap Simples e o coletivo Pau-de-dá-em-doido.

Marechal
Música
23/09
20h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre
Presente nos mais relevantes festivais de música pelo Brasil, com 20 anos de carreira e sendo elogiado pela crítica com o último lançamento no projeto Favela Vive 5, MC Marechal é o representante da cultura hip hop.

Calefação Tropicaos
Música
23/09
20h
Local: Rua Interna
60 minutos
Livre
A festa Calefação Tropicaos começou em 2010 em São Paulo com a proposta de celebrar a cultura brasileira, exaltando em especial a música e os festejos nordestinos. A festa sempre provocou de forma lúdica a reflexão sobre as contradições diárias da vida em um paraíso tropical e socialmente caótico. A proposta dos produtores e DJs residentes Pita Uchôa e Carol Mali continua sendo promover um espaço de encontro e trocas com essência na cultura brasileira.

Show Instantes - Aloysio Letra
Música
29/09
20h
Local: Rua Interna
90 minutos
Livre
O show "Instantes" conta com elenco de sete musicistas. A instrumentação completa é três vozes, dois violões, guitarra, contrabaixo acústico, clarinete, escaleta, piano digital, percussão e bateria. A sonoridade é suave, intimista, emotiva e muitas vezes comovente dado os temas que trata. Os gêneros musicais estão entre MPB, samba, canções camerísticas, pop baiano e new-soul. Durante o show haverá dois monólogos teatrais que dialogam poeticamente com o material das letras das canções. Um deles com o ator Eduardo Silva (Castelo Rá tim Bum) e o outro monólogo com a atriz e articuladora cultural Ellen Rio Branco do Núcleo Teatral Filhas da Dita. A direção artística é do próprio artista autor, a direção musical e arranjos são de Ravi Landim, direção vocal e preparação vocal de Estela Paixão.

l CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA l

Vozes da Senzala
Dança
2/09
15h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
60 minutos
Livre
Projeto inédito que se utiliza da linguagem artística da dança em cadeira de rodas e da dança afro-brasileira. Este objeto traz em sua obra as raízes africanas presentes nos elementos da natureza e nas danças dos Orixás, transcritas em movimentos sobre rodas. Esta será uma edição inédita de interferência cultural de inclusão da pessoa com deficiência e valorização das raízes negras como base da nossa cultura em um único cenário artístico. Propõe uma viagem pelas canções e cantos Iorubás, percussões de atabaques e curimbas presentes nos “xirês”, além de obras da música popular brasileira que dão voz ao povo Ijexá.

Lereias de Caboclo
Teatro adulto
9 e 10/09
Sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
55 minutos
+10 anos
O espetáculo reúne três "lereias", que são complicadas, enroladas e, por vezes, trágicas e divertidas histórias do primitivo caboclo paulista do início do século XX, cujo dialeto determinou a diversidade dos falantes regionais em todo o Brasil.

O Inimigo
Teatro infanto-juvenil
16/09
16h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
+3 anos
Em meio a uma guerra, em algum lugar que poderia ser um deserto, há dois buracos. Neles, dois soldados. Eles são inimigos. Sem poderem sair do lugar, eles são obrigados a conviver com o perigo, que está ao lado. Mas será que ele é tão perigoso assim? Será que tudo aquilo que contaram é verdade? De maneira lúdica e divertida, esses soldados vão se surpreender com o que está do outro lado do front.

Palhaço Mosquito
Teatro infantil
23/09
15h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
60 Minutos
Livre
Apresentação genuinamente brasileira que traz para os palcos as travessuras de criança com toda a magia do circo. Palhaço Mosquito é um grande acrobata, músico e malabarista que revive as melhores brincadeiras da infância de uma maneira única, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, e música tradicional brasileira.

Santiago Mello - Gato Mau
Stand up
28/09
20h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
90 minutos
+16 anos
Santiago Mello é natural de Brasília, onde começou sua carreira de comediante Stand-Up em 2011. Desde 2017 reside em São Paulo e participou dos principais programas de humor da TV. Atualmente faz parte do grupo "Jokes", criado por Thiago Ventura em 2022 e tem viajado o Brasil inteiro nos principais palcos do país com seu show solo "Gato Mau”, onde aborda os mais diversos assuntos como relacionamento, viagens, traumas passados e suas experiências religiosas.

A Grande Questão
Teatro Infantil
28/09 e 29/09
10h e 14h
Local: Teatro Zanoni Ferrite
50 minutos
+4 anos
Há uma grande questão que ronda a nossa existência, não importa em qual idade… E há inúmeras respostas para ela. Na nova peça da Cia. De Feitos, as respostas serão parte da cena. Os pais, a avó, o gato, o soldado, o padeiro, o pato, a pedra... Cada um tem a sua resposta para a grande questão!

l VILA ITORORÓ l

Banda Nã
Música
1/09
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Com melodias dançantes e letras afiadas, a banda NÃ, criada em 2015, traz influências sonoras sobrepostas, dialogando com gêneros como jazz, MPB, samba e música experimental. As composições sagazes do guitarrista Michel de Moura propõem reflexões sobre o mundo contemporâneo em uma miríade de perspectivas, percorrendo o pensamento de autores como Walter Benjamin, Guimarães Rosa, Mia Couto, Mateus Aleluia e Itamar Assumpção.

Viver com, Morrer com
2 e 3/09
19h
Formato: On-Line
Local: Exibição Youtube
60 minutos
Livre
Após passar um período acompanhando o serviço de poda de árvores de São Paulo e coletando troncos, galhos e histórias, as artistas propõem uma ressignificação das matérias naturais que seriam descartadas como lixo pela grande cidade. Inspiradas por estudos sobre natureza e gênero, utilizando práticas de circo, transformam pedaços de árvores em protagonistas e parceiros cênicos, confabulando possibilidades de estar em relação e inventar mundos.
Projeto contemplado no Fomento ao Circo.

Jazz Café - Degustação Café
Música e degustação
3/09
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

Festival do Circo do Bixiga
Circo
3/09
14h às 18h
Local: Pátio de casas
Livre
O Festival do Circo do Bixiga, idealizado pela Trupe Baião de 2, é um evento autogestivo sem recursos financeiros, que conta com boas parcerias para sua execução. Durante suas três primeiras edições teve formatos, pessoas e formas diferentes em sua conduta, pensamentos e execução. Desde sua criação, buscou privilegiar grupos minorizados e artistas que estejam buscando oportunidade de apresentar e organizar seu material artístico, ao mesmo tempo que traz artistas e grupos que já estejam na estrada há algum tempo, promovendo um ambiente de troca divertida e muito nutridora. O festival retorna agora para celebrar a cultura circense presente no bairro no Bairro do Bixiga e na cidade de SP.
Cronograma:
14h00 – Abertura comemoração 10 anos da Trupe Baião de 2 (Casório)
15h00 - espetáculo selecionado
16h00 – Cabaré Bixigala – 5 selecionados
17h00 – Severina XiqueXique

Retirantes
8/09
16h
Teatro / Circo
Pátio de casas
60 minutos
Livre
Retirantes conta a história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra que agora será chamada de lar. Da arrumação do solo para firmar a casa, até a organização dos objetos que são cheios de histórias, o espetáculo se presta a mostrar a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra. É um espetáculo de circo que também traz à cena elementos de dança e de música, tendo o retirante como tema principal.

Violão Brasileiro
Instrumental
10/09
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Com o propósito de reverenciar o violão brasileiro, João Pellegrini e Matheus Caetano se juntam na formação de duo de violões para exaltar a sonoridade do instrumento e sua maneira peculiar de tocar desenvolvida no Brasil desde os tempos idos. Com nuances variadas, executam músicas de violonistas consagrados como João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis, junto de um repertório do cancioneiro popular com arranjos especialmente criados para a formação, além de suas composições autorais, que contribuem para a continuação e desenvolvimento da escola do instrumento.

Triciclo Culinário a História da Tapioca (Ciclistas Bonequeiros)
Música
10/09
14h
Local: Pátio de casas
60 minutos
Livre
Um triciclo que vem trazendo a riqueza da cultura culinária! Nessa apresentação, que tem como objetivo contar a história da Tapioca, desde os indígenas até sua característica marcante na culinária nordestina. O público participa ativamente da história, experimentando vivenciar culturas através da história de comidas. Esta Edição faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do centro Cultural Vila Itororó n°01/2020

Mostra Cineminha na bike Terra e comida, uma imersão na aldeia Pequi
Audiovisual
10/09
16h
Local: em frente à piscina
60 minutos
Livre
Mostra cineminha na bike apresenta: Terra e Comida - Uma imersão na aldeia Pequi. Mini cinemas acoplados em bicicletas exibem individualmente curtas metragens com a temática indígena. A necessidade da terra e da comida são os temas da mostra que exibe curta metragens filmados na aldeia Pequi.
Esta Edição faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do centro Cultural Vila Itororó n°01/2020

De Onde Vem o Baião
Teatro de Bonecos
10/09
18h30
Local: Pátio de casas
60 minutos
Livre
Em um pequeno salão de forró pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena. A música do espetáculo retrata a história do Forró Pé de Serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um processo de urbanização. Porém, ela é contada a partir do pequeno, da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão, buscando a dança para encontrar o amor, a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser. Edital Múltiplas Linguagens.

Sonho de Pedra
Teatro
14/09
19h
Local: Pátio de Casas
60 minutos
Livre
Sonho de Pedra é parte de um experimento cinematográfico homônimo adaptado para o teatro por meio da construção de uma narrativa onírica, imersiva e não linear sobre memórias ósseas, constituições históricas e cosmovisões dos povos originários. A partir do estudo cênico denominado "Os Estados do Luto em Três Atos", o Teatro de Encantarias propõe uma travessia de corpos nômades-míticos-sociais sob a busca de seus corpos-lugares-ancestrais em múltiplas linguagens: Antropologia Teatral, Música e Cinema Experimental.
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos de Múltiplas Linguagens- 2°Edição.

Duo Ana & Eric
Música
15/09
19h
Música
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Duo de músicos paulistas radicados há quatro anos no Canadá, Ana & Eric retornam aos palcos brasileiros como Duo formado pelos cantores e compositores Ana Luísa Ramos e Eric Taylor Escudero. O espetáculo apresenta canções autorais do EP de estreia Ana & Eric lançado em 2020, com a estreia do recente álbum Our House From Here lançado em maio de 2023 e álbuns solos premiados, mesclando folk, bossa nova e música popular brasileira.

Leandro Léo
Música
16/09
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Apresenta suas composições e releituras de compositores da cena da MPB com sua banda com bateria, baixo, voz e guitarra. Eles embarcam em sonoridade intensa, profunda, autêntica, feliz e com um astral inconfundível.

Cineclube Spcine - Exibição de Curtas realizados na “Oficina de Curta-Metragem: do Roteiro à Gravação”
Audiovisual
20/09
19h30
Local: Palco Éden
30 minutos
Livre
Exibição dos curtas realizados na Oficina de Curta-Metragem ministrada por Murilo Romão na Vila Itororó. A oficina foi um espaço de aprendizado e troca de saberes onde os participantes puderam produzir do zero curtas-metragens gravados nas redondezas do Centro Cultural Vila Itororó. A oficina teve como objetivos: produzir vídeos e fotos nas ruas e editar o material captado para transformá-los em curtas-metragens, incentivar a pesquisa sobre práticas urbanas e memórias da cidade, repensar práticas e produzir ideias e promover a descoberta da cidade através do flanar.

A Ilha do Tesouro
Teatro de Bonecos
21/09
16h
Local: Pátio de casas
60 min
Livre
Em um solo com bonecos, A Ilha do Tesouro, uma história cuja trama de aventura remete aos contos de heróis e suas provações, mas aqui nosso protagonista é Jim, um jovem com cerca de 11 anos. Esse corajoso aventureiro conhece um velho lobo do mar, ganha um mapa do tesouro, atravessa os mares dentro de um enorme navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e por fim, descobre o seu tesouro.

Tempo Presente: Uiu Lopes e Yma
Música
22/09
19h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
Tempo Presente: Uiu Lopes e Yma é um espetáculo no qual dois artistas revisitam canções que celebram suas trajetórias e amizade. A voz e o violão compõem o set intimista, cuja proposta é aproximar o público de suas canções em versões acústicas, nuas e cruas. YMA é artista, compositora e cantora, lançou em 2019 o álbum Par de Olhos e em 2023 se prepara para lançar o segundo disco. Uiu Lopes é cantor, compositor e multi instrumentista, toca em diversos projetos musicais e acaba de lançar seu primeiro álbum, Por Fora, Por Dentro.

Unidos do Swing / Abertura da Primavera
Música
23/09
19h
Local: Pátio de Casas
60 minutos
Livre
Prepare-se para vivenciar a mágica da chegada da primavera na Vila Itororó, com música, dança e circo que se unem em uma celebração que desperta os sentidos. A Fanfarra Unidos do Swing, com sua energia contagiante desde 2014, traz um cortejo de luzes que transformará a arquitetura histórica do centro cultural em um cenário mágico. Os foliões são convidados a brincar e se maravilhar com a fusão do blues com baião, enquanto exploram as conexões entre o Carnaval Brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans.

De Choro a Choro
Música
24/09
11h
Local: Palco Éden
60 minutos
Livre
De Choro a Choro faz referência a dois importantes e representativos instrumentos no choro, o acordeom e a flauta. Essas marcas são destacadas em forma de acordes e melodias por essas duas figuras da música brasileira, homenageadas nesse projeto: Ferraguti e Charles. Projeto contemplado no 6º Edital de Fomento a Música.

Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu com participação especial de Claudette Soares
Música
24/09
18h
Local: Éden
60 minutos
Livre
A cantora Mirianês Zabot entoa canções de seu álbum mais recente, Mirianês Zabot canta Gonzaguinha – Pegou um Sonho e Partiu. Em seu show conta com a participação especial de Claudette Soares, primeira intérprete feminina de Gonzaguinha. Trazendo no repertório músicas como Sangrando, Espere por Mim, Morena e Com a Perna no Mundo. Estas e outras grandes canções.

Sonho de Pedra
Teatro
28/09
19h
Local: Pátio de Casas
60 minutos
Livre
Sonho de Pedra é parte de um experimento cinematográfico homônimo adaptado para o teatro por meio da construção de uma narrativa onírica, imersiva e não linear sobre memórias ósseas, constituições históricas e cosmovisões dos povos originários. A partir do estudo cênico denominado "os estados do luto em três atos" o Teatro de Encantarias propõe uma travessia de corpos nômades-míticos-sociais sob a busca de seus corpos-lugares-ancestrais em múltiplas linguagens: Antropologia Teatral, Música e Cinema Experimental.

l CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES l

Baile de Quebrada
Música
8/09
19h
Local: Teatro
180 minutos
+16 anos
O famoso Baile de Quebrada é um evento cultural das massas, que tem como particularidade alguns elementos específicos, como as batidas tocadas em alto som, do grave envolvente, e do seu público de maioria periférica. O projeto conta com artistas locais, MCS, DJs e dançarinas que promovem um pouco da cultura raiz do funk, com beats e rimas

Baile Black
Música
29/09
19h
Local: Teatro
180 minutos
+16 anos
O Baile Black é voltado para o enriquecimento cultural e entretenimento da população da Cidade Tiradentes, que terá a oportunidade de prestigiar um momento de descontração com música, batalha de dança, intervenções artísticas, apresentações, grafite, pintura em tela e muito groove.

Labirinto dos Monstros
Teatro
9/09
14h
Local: Teatro
240 minutos
Livre
O labirinto é uma proposta de intervenção artística formulada em uma estrutura composta por um conjunto de caminhos interligados. Seu formato é unicursal, ou seja, com apenas uma opção de caminho, da entrada até a saída. O caminho, por sua vez, é delineado por uma série de atores artisticamente caracterizados de forma sombria, que interagem ativamente com as pessoas que tentam atravessar. Esta proposta foi criada para entendermos que o medo é uma forma de entretenimento, como vemos na cultura popular. Esta experiência cultural de terror controlada em forma de adrenalina provoca quem topa transpassar o caminho que contém, uma série de reações emocionais e físicas, com contorcionistas e bailarinos que vão trazer para o CFCCT uma experiência "peculiar" a todos, de forma segura e respeitosa.

Mundano
Circo
5/09
9h30
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
Mundano apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir.

Estado de Risco
Circo
28/09
14h
Local: Biblioteca
60 minutos
Livre
Os palhaços de rua Babuko, Xaveco e Gente-fina trazem diversos números e diálogos que permeiam o universo circense. A trama é costurada a partir da necessidade dos palhaços de apresentarem números de alto risco para o público. O risco é trazido de diversas maneiras para a cena, ilustrando o que pode ser cada possibilidade de se "colocar em risco". Os artistas passeiam pelo Risco Físico, Risco Artístico, Risco Social / Político, Risco Financeiro, com números de equilibrismo, malabarismo, música excêntrica, manipulação de bonecos e mais.

Baile da Melhor Idade
Música
27/09
14h
180 minutos
Local: Teatro
Livre
O Baile da Melhor Idade busca incentivar a socialização e interação entre idosos, promovendo trocas sobre suas histórias vividas, sonhos e superações. Ao som do DJ, variadas vertentes musicais irão esquentar a pista, em especial os Flashbacks, Gafieira e Forró. Os professores de dança, estarão a postos, para não deixar ninguém perder o passo, na incrível “Aula de Ritmos” que será ministrada ao público presente, afinal dançar faz bem pra saúde e para alma. Uma tarde de lazer e descontração, com música, dança, inclusão, socialização e enaltecimento da melhor idade

l CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO l

Gestão de direitos autorais e licenciamento - Desafios em Gestão de Acervos Culturais
28/08 (quinta-feira) das 19h30 às 21h
Local: Canal Virtual do Centro de Memória do Circo
Museologia
Formato: Virtual
Livre
Continuidade do ciclo de formação "Desafios em Gestão de Acervos Culturais", ministrado por Gabriel Moore, e realizado pelo núcleo de Formação do Programa SOU DE CIRCO, que tem como objetivo compartilhar problemas, modelos e soluções enfrentados na gestão de acervos em instituições de memória. O ciclo ocorrerá de julho a novembro de 2023, com encontros mensais - sempre na última quinta-feira de cada mês, e abordará os seguintes temas:
27 de julho - Controle patrimonial e conservação preventiva;
31 de agosto - Informatização, digitalização e acesso ao acervo;
28 de setembro - Gestão de direitos autorais e licenciamento;
26 de outubro - Integração de processos e estruturação de sites e repositórios digitais;
30 de novembro - Indicadores de trabalho, planejamento estratégico e transparência pública.
Gabriel Moore é referência na gestão de acervos e atuou, entre outras instituições, no Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Instituto Moreira Salles.
As aulas serão realizadas online, e terão um enfoque especial nos acervos de natureza híbrida, além de compartilhar a experiência do Centro de Memória do Circo (CMC).
Para participar, é necessário se inscrever preenchendo o formulário disponível em: [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLgV7HTe0FKjcY-OBIAkxCEbKpDctVlL0-SmC0tcjlzqkBAA/viewform ]. O link para participação será enviado aos inscritos um dia antes de cada encontro.

Picadeiro Aberto
25/09
15h
Circo
Presencial
Local: Centro de Memória do Circo (Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
120 minutos
Livre
O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.

Monstros (1932)
Cinema / Circo
20/09
17h
Local: Centro de Memória do Circo (Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
Duração: 100 min / 101 min
+16 anos
Grande clássico do cinema americano, Monstros (Freaks) acontece dentro de uma comunidade itinerante de circo e lança um interessante olhar sobre as figuras humanas que constituem o imaginário circense. Em um interessante jogo dramático, apresentado sob a forma de uma grande história de amor, o filme expõe os preconceitos do espectador com as aparências físicas, problematizando paradigmas éticos e preconceitos, além de retratar a bem conhecida solidariedade circense.

Roda de Conversas - Saberes do Circo, com Verônica Tamaoki
14/09/2023
16hrs
Circo
Presencial
Centro de Memória do Circo
120 min
Livre
O circo, assim como as artes que constituem seu espetáculo, tem como uma de suas bases os seus Saberes - conhecimentos que dão sustentação à montagem do espetáculo. Dentre esses conhecimentos, como a arquitetura nômade; a gastronomia; as sombrinhas; os bordados e as tabuletas, estão algumas das formas de expressão e conhecimento que mais bem caracterizam a vida e o saber circense.
Ministrada por Verônica Tamaoki, a aula tem como objetivo apresentar os saberes, reivindicar a importância da preservação dessa gama de conhecimentos circenses.

Espetáculo "O Céu é a Lona" - 4ºFICAR (Festival Internacional de Circo e Arte de Rua)
28/09
17h
Circo
Presencial
Centro de Memória do Circo (Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
35 min
Livre
Um palhaço chega de surpresa com sua mala e seus objetos para um grande espetáculo. Um palhaço sem circo, que faz do céu sua lona e da rua seu picadeiro. Tentando se manter e manter vivo seu ofício de fazer rir, sozinho ele se aventura realizando vários números como malabares, equilíbrio e show de mágica. Sua principal habilidade, o fracasso.
Sobre o artista: Alexandre David Cavalcanti - Palhaço Ale Malhone - Cidade de Votorantim - SP
Circense, já fui trapezista, domador, acróbata. Atualmente sou ator e palhaço do Circo-Teatro Guaraciaba e desde 2010 atuo na rua e desde 2019 com meu solo de palhaço O Céu é a Lona e ministrando workshop de gags e comicidade física. Já me apresentei e ministrei workshops em Convenções, Retiros e Encontros de Circo no Brasil e no exterior como Argentina, Espanha, Portugal, El Salvador, Equador e Bolívia.

História do Circo - aula 1
12/09/2023 (terça-feira)
19h30 às 21h
Circo
Online (inscrições no link https://forms.gle/79PMhYFASgAtSn1P6)
90 min
Livre
A aula, ministrada por Ermínia Silva (Doutora em História Social da Cultura) e Daniel Lopes (Doutorado em Educação) propõe trabalhar as relações sociais e os processos de formação e aprendizagem dos artistas circenses, além de tratar da organização do trabalho sob a lona do circo e os encontros com o público.
A formação busca dar visibilidade aos homens, mulheres e crianças que criaram complexas e ricas construções como artistas e trabalhadores multidisciplinares, que dominavam os processos de constituição do circo como espetáculo. Esses objetivos serão desenvolvidos a partir de diálogo com a turma da 4ª edição - 2ª etapa do Programa Sou de Circo e da leitura da obra “Respeitável Público… o circo em cena”, grande referência da pesquisa circense no Brasil, escrita por Ermínia.

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo
Data e horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Exposição
Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A Exposição Hoje tem espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

Exposição Perucas do Circo Teatro Nerino
Data e horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.
(Fecha às terças)
Local: Centro de Memória do Circo - Atelier Tabajara Pimenta - Térreo(Av. São João, 473, Galeria Olido)
Exposição
Formato: Presencial
Livre
A exposição Perucas do Circo Teatro Nerino conta com uma seleção de perucas, barbas e bigodes pertencentes à coleção Circo Nerino. Representam um recorte do conjunto do gênero Indumentária - Acessórios de Cabeça. As peças foram confeccionadas entre o final da década de 1940 e início da de 1960; e em sua confecção foram utilizados materiais diversos: crina de cavalo, de bode, cabelo humano, lã, materiais sintéticos, e tecido - principalmente nas calvas de palhaço e de frades.

Visitas Mediadas às exposições Hoje Tem Espetáculo e Perucas do Circo Teatro Nerino
Data e Horário: Segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (fecha às terças)
Linguagem: Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas pelas exposições para grupos acima de 5 pessoas, e elabora atividades de acordo com o perfil do público. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Evento: Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Datas e Horários: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Visitas Mediadas
Formato: Presencial
Local: Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Encontro de Estudos da Palhaçaria - EEP
Data e Horário: Todas as segundas do mês - 14h
180 minutos
Palhaçaria
Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)
Livre
O Centro de Memória do Circo (CMC) recebe, desde 2015, o Encontros de Estudos da Palhaçaria que recebe números, espetáculos, filmes, estudos teóricos, e rodas de conversa com profissionais de notório saber, com o intuito de pesquisar, refletir e difundir as artes da palhaçaria.

l CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA l

Espetáculo 16 anos da Vila
Dança
1 e 2/09
19h
Local: Sala Cênica
50 minutos
Livre
Fundada em meados de 2007, a Cia da Vila tem como direcionamento desenvolver pesquisa e criação em dança contemporânea com influência das danças urbanas, artes plásticas e audiovisual. Dirigida por Priscila Magalhães, ao longo dos anos foi coreografada por excelentes profissionais, como Fernanda Fiuza, Juliana Kis, Tatiana Sanchis e Liliane de Grammont. Tem no currículo sete espetáculos, além de trabalhos relacionados a intervenção e videodança. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte Hip Hop. Em 2015 criou o Núcleo Experimental, um núcleo de base para receber novos integrantes, possibilitar espaço de experimentos, estudo e criação artística em dança com influências de outros elementos, em especial o teatro performativo.

Mostra dos Residentes
Dança
4 a 9/09
Horários variados
Local: Sala Cênica/Plural
120 minutos
Livre
A Mostra de Artistas Residentes tem o propósito de apresentar o processo de criação de artistas e coletivos que utilizam regularmente o espaço do CRD para suas práticas, criações e ensaios, como residentes do equipamento em 2022. A Mostra dá oportunidade aos residentes de apresentarem suas investigações no estágio em que estão, sem que estejam necessariamente finalizadas ou concluídas, a fim de poderem comunicar e trocar seus processos de pesquisa com colegas da área.

Performance Artística - Dança Nas Bordas - Corpo Molde
Dança / Performance
6/09
13h
Local: Sala Cênica
50 minutos
Livre
Aos diversos meios de produção e fruição em dança contemplados pela iniciativa Dança Nas Bordas, o Grupo Corpo Molde, junto a Biblioteca CRD, convidam a Cia Diversidança para a integração de vivências artísticas por meio do compartilhamento da pesquisa e metodologia base da Cia Diversidança, titulada como "Memória e Experiência de Vida”,valorizando e reconhecendo a produção, e a pesquisa promovida ao decorrer de seus 17 anos de atuação no setor da dança. O evento “Dança Nas Bordas”, promovido pela Cia Diversidança, representa a diversidade, singularidade e a pluralidade existente nos modos de produção de dança na cidade de São Paulo, obtendo o seu alcance para além das bordas. O convite para esta vivência parte do acervo da Biblioteca do CRD, do qual a revista “Dança Nas Bordas: Trajetórias- 5 anos”, está integrada e nos provoca a valorizar os diversos meios de produção e criação em dança.

CineCRD
Vídeo Dança
12/09
19h
Local: Sala Cênica
60 minutos
Livre
O Cine CRD é um formato de ação formativa do Projeto Corpo Mocambo que propõe a exibição e debates de filmes, documentários e trabalhos em audiovisual em dança visando o fortalecimento da fruição, pesquisa e discussão das diversas estéticas, pensamentos e produções em dança. Para cada sessão mensal haverá a contratação de um artista convidado para compartilhar análise e olhares sobre o trabalho a ser exibido em uma roda de conversa com o público participante a ser mediada por integrantes do projeto Corpo Mocambo e equipe do CRD.

ABGÊS: Não Me Esqueças
Exposição
16/09 a 15/11
19h
Local: Sala Cênica
50 minutos
Livre
Fundada em meados de 2007, a Cia da Vila tem como direcionamento desenvolver pesquisa e criação em dança contemporânea com influência das danças urbanas, artes plásticas e audiovisual. Dirigida por Priscila Magalhães, ao longo dos anos foi coreografada por excelentes profissionais como Fernanda Fiuza, Juliana Kis, Tatiana Sanchis e Liliane de Grammont.Tem no currículo sete espetáculos, além de trabalhos relacionados a intervenção e videodança. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte Hip Hop. Em 2015 criou o Núcleo Experimental, um núcleo de base para receber novos integrantes, possibilitar espaço de experimentos, estudo e criação artística em dança com influências de outros elementos, em especial o teatro performativo.

Espetáculo TREMORES - Leticia Sekito
Dança
22 e 23/09
19h
Local: Sala Cênica
50 minutos
+16 anos
Solo de dança contemporânea desenvolvido com base na improvisação, que investiga o erotismo feminino e a ambiguidade entre o orgânico e o inorgânico, trazendo à cena melancias, bolas infláveis e placas emborrachadas. Trilha sonora e desenho de luz são compostos em tempo real junto com a coreografia. Trata-se da nova obra coreográfica da bailarina Letícia Sekito criada a partir de elementos autobiográficos, ficcionais e poéticos.

Espetáculo Cigarras ao Sol
Dança
29 e 30/09
19h
Local: Sala Cênica
40 minutos
Livre
Espetáculo que fala sobre a exaustão emocional e o registro de sensações, aflições ou intensas angústias vividas pelos corpos periféricos do coletivo. De quando uma pessoa está mal, a garganta fica seca, a voz se torna tensa, o coração dispara e a respiração acelera. É uma tentativa de expurgar a exaustão emocional vivida pela vulnerabilidade social.

l PARQUE CULTURAL CHÁCARA DO JOCKEY l

Cortejo e Auto do Bumba-Meu-Boi
Cultura popular
2/09
14h
Local: Praça da Balança - Parque Chácara do Jockey
180 minutos
Livre
O auto do Bumba-meu-Boi é um teatro de rua, uma das manifestações mais antigas que acompanha o povo africano pelo mundo, desde os povos que pastoreavam bois e búfalos em terras africanas, que criaram uma cultura se comunicando por aboios enquanto pastoreavam. Fazem parte da festa: o Amo do Boi, que é o dono da fazenda e dono do Boi mais estimado; o Vaqueiro, que conduz o boi; o Miolo, que dança embaixo de nosso boneco do Boi; os Rajados que dançam com chapéus com fitas coloridas, as dançarinas indígenas, os dançarinos caboclos de Pena, que são entidades indígenas, e os tocadores de pandeirão, matracas e tambor onça. Fazem parte também os personagens do autor, que são Pai Francisco e Catirina, também os seres encantados: Cazumbas, Burrinha e podem ter outros ainda.

Demock
Música
8/09
14h
Local: Praça da Balança - PCJ
60 minutos
Livre
A banda surgiu nos anos 2000 na Paraíba e migrou para São Paulo e hoje conta em sua formação com China (guitarra e voz), Pedro (Baixo), Douglas (guitarra), Eduardo (Bateria) e Mariana (percussão). Atualmente a banda encontra-se produzindo novo disco de inéditas a ser lançado em 2022. Durante a pandemia, o grupo se mostrou bastante ativo, tendo participado de diversas lives.

Cantores de Rádio
Intervenção musical
29/09
15h
Local: Praça da Balança - PCJ
60 minutos
Livre
A Era de Ouro do Rádio, marcada pelas décadas de 40 e 50, é revivida neste teatro de bolso por três artistas que convidam o público da melhor idade a sortear cartas simulando pedidos de músicas dos radiouvintes da época e, com isso, a descobrirem juntos a programação do dia num momento de grande nostalgia.

Palestra de MC com Amiri
Palestra
28/09
18h
Local: EMIA Chácara do Jockey
60 minutos
Livre
Amiri compartilha com o público nessa palestra, seus conhecimentos e tudo o que construiu sua carreira como compositor, cantor, intérprete e MC. Amiri, rimador bem graduado da zona oeste paulista, lançou seu primeiro trabalho em 2012, hoje com 5 trabalhos de estúdio gravados e lançados, alcançando notoriedade entre grandes nomes do Rap Nacional. Uma identidade qual, desde o primeiro single, teve uma repercussão muito positiva impulsionando mais trabalhos que o levaram a dividir palcos e músicas com outros nomes do Rap como: Emicida, Negra Li, KL J (Racionais MCs), Rincon Sapiência, para citar alguns. Percebe-se que Amiri, conhecido pelas punchlines e as métricas pouco convencionais, consegue, de fato, brilhar — colocando a poesia e o ritmo brasileiros onde ambos sempre devem estar: na linha de frente. É rap de discurso, sim.

Grafite para Crianças - Gra-Z Moura+
Palestra
28/09
14h
Local: EMIA do Jockey
60 minutos
Livre
O encontro tem como objetivo apresentar técnicas básicas de grafite e pintura de murais para crianças de 5 e 6 anos, contando com a pintura de um mural ao vivo.
Grazi é pintora e desenhista autodidata, além de professora de História na Rede Ubuntu de cursinhos populares nas periferias do extremo sul. Nascida e criada no Capão Redondo, hoje é moradora do Rio Pequeno, e busca por meio de sua arte expressar as vivências e referências das quebradas em que morou e por onde passou. Há 2 anos expõe suas criações em diversos slams da região Oeste e Sul. Atualmente é estagiária no Laboratório de Restauro em Pintura e Tridimensionais do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

Camila Coelho
Palestra
5/09/2023
14h
Local: EMIA do Jockey
60 minutos
Livre
Camila Coelho Candido (grafiteira /pedagoga/arte educadora) É artista responsável por promover um bate papo sobre graffiti com um breve histórico do hip hop em comemoração ao cinquentenário do movimento, de forma lúdica e em linguagens simples para um público infantil . Através de apresentação de estilos de letras , observação do uso do spray, utilização do spray estêncil , observação e cooperação na elaboração do mural artístico.

Acesso Criativo
Palestra
28/09
14h
Local: Praça da Balança - PCJ
60 minutos
+10 anos
Luca atua com a sua Agência desde 2011 e vem colecionando projetos e clientes satisfeitos. O Acesso Criativo é uma agência completa e acessível, oferece serviços gráficos, criação de sites, assessoria de marketing, mídia digital, campanhas publicitárias e muitos outros, com as melhores ferramentas disponíveis no mercado, com o objetivo de atender e cumprir os desafios de empresas de todos os tamanhos. Seu portfólio inclui empresas como Carrefour, Sanus, Bradesco, Odebrecht, Transatila, entre outros. Este workshop tem como intuito de introduzir e conscientizar os participantes na área da produção visual gráfica (PVG) com workshop prático e teórico, contado nas experiências da palestrante Luca Silva Alves (criador da Agência Acesso Criativo).

l TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO l

Nelson Rufino
Espetáculo musical
1/09
20h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Ao mencionarmos o nome Nelson Rufino em qualquer roda de Samba, percebemos facilmente o respeito e o tamanho do seu legado. Suas obras foram gravadas pelos maiores nomes do Samba e, além disso, podemos dizer que estão intrinsecamente ligadas a história do Samba do Brasil.

Atravessando Lugares
Circo
2/09
16h
Local: Parque Daniel Marques
60 minutos
Livre
Atravessando Lugares é o novo espetáculo da companhia de circo Mano a Mana. Nele, três companheiros de travessia - Mano, Mana e Mochila – interagem com acrobacias, afeto e brincadeiras. Em seus caminhos, a exploração de técnicas acrobáticas se une à experimentação de espaços inusitados, com investigação de ambientes urbanos, cênicos, sonoros, de moda e artesanais. Ambientes que também são estéticos, sociais e políticos. Inicialmente criada em formato audiovisual diante da crise sanitária, agora a obra pode se tornar completa enquanto intervenção urbana, sendo liberada para circular nas ruas, e principalmente ir de encontro a crianças, jovens e adultos. A ideia é atravessar os caminhos do habitual e fazer um convite ao público: permite que este trabalho atravesse também os seus caminhos?

Carmen Miranda - Pra Você Gostar de Mim
Teatro Adulto
2/09
19h
Local: Palco
60 minutos
14 anos
A peça narra um recorte na vida de Carmen Miranda, quando, já consagrada como uma das principais personalidades brasileiras nos Estados Unidos, retornou para um show no Brasil, no Cassino da Urca. Ao ser recebida pela elite carioca, ligada ao movimento integralista, ultranacionalista, a cantora foi vaiada por ter supostamente "se vendido ao governo americano." Sem saber deste contexto, a artista entrou numa tristeza profunda. É esse diálogo interior travado pela artista consigo mesma que surge no espetáculo, que mostra como teria sido a reação de Carmen no camarim do Cassino da Urca.

A Ciranda do Villa
Teatro Infantil
3/09
16h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância – recebe a visita de Tia Fifina e sua trupe. Encantado com aquele universo artístico, decide acompanhá-la em suas viagens, mas seus pais não permitem, pois ele ainda é muito pequeno. Para que Tuhu não fique triste, Tia Fifina lhe dá uma viola de presente. Desolado, ele adormece junto ao seu instrumento musical e, em seus sonhos, realiza uma grande ciranda por todo o território brasileiro onde se depara com cantigas e lendas da cultura popular. A cia LÚDICOS de teatro popular convida seu público a mergulhar na pluralidade deste universo fantástico da vida e obra de Heitor Villa-Lobos.

A Ilha do Tesouro
Teatro de Bonecos
6/09
10h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Em um solo com bonecos a Cia. conta A Ilha do Tesouro, uma história cuja trama de aventura remete aos contos de heróis e suas provações, mas aqui nosso protagonista é Jim, um jovem, com cerca de 11 anos. Esse corajoso aventureiro conhece um velho lobo do mar, ganha um mapa do tesouro, singra os mares dentro de um enorme navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e por fim, descobre o seu tesouro.


III Encontro Movimento Circular Dança Leste
Dança
8/09
Horário: 18h e às 20h
Local: Palco / Parque Daniel Marques
Duração: 60 minutos
Livre
A caminhada que já vem acontecendo, as muitas lutas e o desejo de continuidade. O movimento do princípio da roda, de estar juntos, de falar, mas também ouvir o circular que é a sabedoria popular, a nossa, a ancestral. Pensando nas danças e suas diversas formas de realizações enraizadas nas periferias da Zona Leste da Cidade de São Paulo, o Movimento Circular Danças Leste convida para o Primeiro Encontro Presencial. Uma Ocupação no Teatro Flávio Império. Formado por um coletivo de artistas com o desejo de ampliar as redes e possibilidades de atuação em danças na Zona Leste da Cidade de São Paulo, a partir do compartilhamento de experiência e ações coletivas, este movimento teve início pelas trocas entre Edson Lima, Joelma Souza, Janaína Gisele, Júlio Bezerra (Jab Cut), Márcio Dantas, Pedro Peu, Rodrigo Alcântara, Thais Menutolle e Verônica Santos.

Até Quando Você Cabe em Mim
Teatro Adulto
9/09
19h
Local: Palco
Duração: 60 minutos
Livre
Em uma atmosfera que transita entre o real e o imaginário, quatro mulheres refletem sobre as angústias e os desafios da maternidade. Afinal, o que está por trás do ser mãe? Será que a sociedade está preparada para receber as mulheres e seus filhos? Amor e insegurança, humor e solidão, alegria e desamparo são apenas alguns dos sentimentos que permeiam o espetáculo Até Quando Você Cabe em Mim?.

As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Graveto
Circo
10/09
16h
Local: Palco
60 minutos
Livre
Abandonado por seus companheiros de picadeiro, Gibiló, “O Rei do Poropopó”, procura um novo parceiro para,com ele,retornar aos tempos de sucesso do Circo Pirilampo, do qual foi dono e estrela principal. Assim encontra GRAVETO, palhaço fanfarrão que, para ganhar o emprego no circo,deverá passar por vários testes. Esta atrapalhada e divertida audição fará o público de todas as idades rir e se emocionar, relembrando, revivendo ou conhecendo pela primeira vez, velhas e marcantes esquetes da arte circense.

Personagens em Busca de um Autor
Teatro imersivo.
15 e 16/09, sexta e sábado, às 20h.
Local: itinerante .
120 minutos.
18 anos.
Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa. Os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção, quando o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Na tentativa de contar esse drama, os personagens, o elenco e os espectadores circulam por diversos ambientes do teatro.

Os Números e a Vida
Teatro adulto
17/09
16h
Local: Palco
Duração: 60 minutos
Livre
Os números e a vida é o primeiro trabalho cênico do Coletivo Comum voltado ao público infanto-juvenil. A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência, como as inquietações existenciais, a utilização de tecnologias digitais e a rebeldia social, com questões e jogos matemáticos. Ao mesmo tempo mostra mecanismos de solidariedade e o papel positivo que o teatro pode desempenhar.

Humor Local - André Batista
Stand-up
22/09
20h
Local: Palco
60 minutos
+12 anos
André Batista é comediante de stand up comedy e roteirista da Zona Leste de São Paulo. O show é baseado nas minhas vivências e experiências, pois trabalhei por muito tempo de Camelô no centro, e também como feirante em algumas feiras de bairros próximos, lidando com todos os tipos de público, sempre com muito humor. O show solo começo conversando com a plateia, para descontrair e explicar a temática do show, costumo falar sobre relacionamentos amorosos ou amigáveis que já tive, algumas situações que acontecem no meu dia a dia, que sempre causam identificação, e abordo o tema familiar também, pois a minha família é bem grande e rende boas histórias.

Refúgio
Dança contemporânea
23 e 24/09
19h
Local: Palco
Duração: 60 minutos
Livre
O trabalho se divide em cenas em que a Camuflagem enquanto estratégia de fuga, as Danças/lutas de sobrevivência e as Espirais de acolhimento e celebração da continuidade e convivência permeiam os momentos reforçando um comprometimento com a plasticidade, a performatividade e pluralidade de corpos

Forró da Flor
Música / poesia
29/03
20h
Local: Palco
Duração: 60 minutos
Livre
O Forró da Flor é um espaço coletivo de música, poesia e dança, que busca pesquisar, difundir e fomentar o forró pé de serra pela cidade de São Paulo, valorizando a cultura nordestina e o encontro. É um projeto de pesquisa e circulação da cultura do forró com base na difusão do repertório pé de serra tradicional, animando o baile com os clássicos do forró, e abrindo espaço para novas composições e artistas, valorizando a cultura nordestina e a presença da mulher na cena do forró. Durante a apresentação, há uma breve interação com o público, com distribuição de flores com citações de frases de letras de forró, valorizando suas composições e sua poética. Criado em 2023 e idealizado pela sanfoneira Ju Flor, o show do Forró da Flor acontece no formato “ a sanfoneira convida”, reunindo, em sua maioria, artistas que já possuem um diversificada experiência, como cantoras, percussionistas, compositoras, sanfoneiras, cavaquinistas e clarinetistas, além de profissionais da dança. Apresenta-se em diversos locais da cidade de São Paulo e litoral, na formação em trio ou quarteto, estimulando a dança, o encontro, a fruição cultural e o bem viver.

3 (V)idas - uma trilogia de chegadas e partidas
Teatro adulto
30/09
19h
Local: Palco
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Um homem confinado, uma interna de Barbacena, um mecânico diante a morte. Três monólogos escritos durante a pandemia trazem em suas tramas histórias de épocas distintas. No primeiro ato, Eliezer se torna pai de Jonas e reflete, através de sua vida cotidiana, as complexidades do nascer e do viver. No segundo ato, um homem confinado conta ao seu público suas façanhas que o levam a ascensão e queda no mundo religioso e político e, por fim, no terceiro ato, Aurora relata sua vida no sanatório de Barbacena durante várias décadas do século XX. Interpretado por Mariana Pitta, Manogon e Claudemir Darkney Santos, 3 (v) IDAS é uma trilogia sobre chegadas e partidas existenciais escritas por Mariana, Darkney e Escobar Franelas.

l CENTRO DE CULTURAS NEGRAS l

Kizomba
Teatro Musical
2?9
18h
90 minutos
Livre
A palavra Kizomba está presente na língua Kimbundu, e significa “festa”. Iniciamos nossa trajetória trazendo para a cena as festas do povo negro que resistiu, viemos para contar e fazer festa como grito de liberdade, festa como ocupação e afirmação da grandiosidade da cultura do povo preto.

Vermelho como Brasa
Intervenção artística
3/09
15h
90 minutos
Livre
Vermelho como brasa: um perfume de encantaria audiovisual é um projeto de desenvolvimento do roteiro de um filme de longa metragem através de um processo colaborativo entre atores, roteirista e diretora que trabalha a questão da descolonização que enfrenta os problemas estruturais causados pelo racismo, LGBTQIA+fobia, classismo, machismo e demais preconceitos... Como o encantamento do mundo pode existir na cruel realidade brasileira.

Show Por Onde Andei
Música
16/09
19h
90 minutos
Livre
Cantora, compositora, produtora musical e ativista das causas animais, Andrea Rodeguero começou sua carreira musical em 2006, passeando pelas vertentes do samba, Bossa Nova, Sambalanço, Samba Rock, Samba Funk, Samba Soul e Ritmos Latinos, até descobrir o seu “norte musical”, o Samba Jazz! A artista apresenta seu Power Trio, com músicas de sua autoria e releituras de grandes compositores da música popular brasileira com o show Por Onde Andei – Samba Jazz Contemporâneo.

Baile Samba Rock CCN
Música
22/09
19h
180 minutos
Livre
Liderada pelos personal dancers, o grupo Os Diplomatas garantem uma noite dançante, com muita alegria e nostalgia, ensinando técnicas do Samba Rock e do passo marcado, trazendo entretenimento que possa unir mais as pessoas, formar laços de amizade e criar igualdade a todos e de todas as idades.

Sarau do Capoeirista
Sarau
23/09
14h
180 minutos
Livre
O Sarau do Coletivo Cativeiro Capoeira. Nesta edição as atividades estão direcionadas para a reflexão sobre políticas públicas através da capoeira, o desenvolvimento de ações que garantam o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade. Além disso, o Sarau prestará homenagem ao grande idealizador do Grupo Cativeiro - Mestre Miguel Machado.
Realizando uma conversa sobre o ativista estarão presentes convidados.

Batalha do Hip Hop
Música
23/09
15h
180 minutos
Livre
Batalha Hip Hop oferece afro, afrobeat, jazz, soul, funk music, samba rock, black, charme.

Peso do Corpo que Risca
Teatro
24?9
18h
60 minutos
Livre
A proposta cênica do coletivo se debruça dentro da cultura afro-diaspórica, trazendo como animador de reflexão as vivências individuais e coletivas dos intérpretes nas zonas periféricas, locais públicos e privados dentro do contexto da corporeidade periférica através do Funk SP/RJ e da Percussão Corporal, propondo uma perspectiva contemporânea reflexiva, representante das vozes ocultas.

Encontro de Bambas Convida Samba da Laje & Bombonzinho
Música
30/09
17h
120 minutos
Livre
Promover a integração dos moradores com os equipamentos públicos, evidenciar as obras de compositores sambistas, através de vozes de sambistas da Comunidade de samba. Trazendo também notoriedade que o Samba tem através de uma grande roda de samba e cotação de algumas passagens da história do samba através de um rico repertório, trazendo obras da comunidade do samba para participação em torno do CCN .