Projeto Descarte Correto já acabou com 88 pontos viciados de entulho na Zona Leste da Capital

A iniciativa é uma parceria público-privada e vem se consolidando nas oito subprefeituras da região

Iniciado em maio de 2021, o projeto Descarte Correto nasce com o objetivo de reduzir os pontos usados para o despejo irregular de lixo na cidade de São Paulo, por meio da conscientização ambiental e com a divulgação dos equipamentos já existentes para a entrega voluntária do descarte.

O projeto é coordenado pela concessionária Corpus, em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), em conjunto com o projeto Varre Vila e as oito subprefeituras da Zona Leste (Itaim Paulista, São Mateus, Sapopemba, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes, São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo).

Esta é mais uma ação da Prefeitura de São Paulo de cidadania e sustentabilidade. O descarte de lixo nas vias públicas é crime ambiental. Por mês, a capital gasta até 10 milhões de reais com a limpeza dos pontos viciados de entulho. Quem for flagrado cometendo o crime, é multado em R$ 19.203,00. A multa pode chegar em até R$70.000,00.

Para fortalecer o projeto junto à comunidade, nos dias 06 e 07 de janeiro, o Descarte Correto deixa duas caixas disponíveis para a entrega de entulho, restos de móveis e materiais que acabam despejados nas vias públicas. As caixas estão disponíveis das 08h às 17h, na Estrada Dom João Nery e na rua Santa Rita Durão, no Itaim Paulista. Essa é uma região que recolhe cerca de 100 toneladas por mês de resíduos destinados aos Ecopontos.

 

COMO FUNCIONA O PROJETO?

A empresa, juntamente com a Subprefeitura Itaim Paulista, faz um mapeamento das áreas de grande volume de descarte irregular. Com essa informação, é elaborado um estudo técnico e, após a autorização da administração regional, o projeto se inicia. Depois dessa fase, a concessionária tem permissão para iniciar a limpeza e a revitalização do local.

Terminada a reforma no endereço, a empresa providencia a instalação de duas caixas, que possuem uma estrutura similar aos Ecopontos da capital. Elas têm dimensões diferentes: a de 40m³ para materiais volumosos como móveis; e a outra de 15m³ para materiais de obras e entulhos.

O trabalho se completa com a ida dos agentes ambientais de porta-a- porta, para divulgar a importância do descarte correto e incentivar o uso das ferramentas já existentes da Prefeitura, como os Ecopontos e o Serviço de Cata-Bagulho.

Tenda de orientação durante a ação

Antes da Revitalização

Local em revitalização

Ponto revitalizado