Jornada Cidadã para atender às vítimas das enchentes acontece no próximo sábado (13), em São Miguel Paulista

A Subprefeitura São Miguel Paulista, em parceria com o Descomplica SP, envolverá órgãos municipais e estaduais na ação que oferecerá serviços como primeira e segunda vias de documentos, além de informar a população sobre FGTS e IPTU após a assinatura do Decreto de calamidade

Serão cerca de 5 mil moradores beneficiados com o mutirão de serviços que acontecerá no próximo dia 13 de abril, em São Miguel Paulista. O Parque Biacica estará, a partir das 9 horas, com os portões abertos para atender às famílias que sofreram perdas em decorrência das fortes chuvas nos últimos meses.
A comunidade do distrito do Jardim Helena, em especial moradores das Vilas Itaim e Seabra que sofrem há anos com alagamentos, recebeu na primeira semana de abril inúmeros serviços de zeladoria e doação de colchões, cobertores e mantimentos. Dessa vez, a ação oferece outro tipo de assistência.

Arte com o fundo branco na parte superior do canto esquerdo duas fotos da Vila Itaim, logo ao lado no canto superior direito a frase "Jornada Cidadã, um dia inteiro de serviços em um único lugar para as vitimas das enchentes das Vilas Itaim, Aimoré e Seabra". Logo abaixo a frase "Esperamos por você" com uma foto de pessoas sendo atendidas, por assistentes sociais. No canto inferior esquerdo a data 13 de abril, abaixo o horário das 9 horas às 16 horas e o endereço estrada da biacica, número 156. Logo abaixo os logos das redes socias instagram, twitter e facebook, com arroba SUBSMP. No rodapé da imagem os dizeres "Para os moradores da Vila Itaim um transporte gratuito estará disponível, na curva do S, para levar os interessados ao Parque Biacica"

Arte: Elioneide Silva


“Identificar as reais necessidades e agir é nosso dever e estamos trabalhando, dentro das nossas possibilidades, para minimizar o drama dessas famílias. O intuito é evitar que o munícipe se desloque até à Subprefeitura ou outro órgão para solucionar seu problema, e de forma gratuita, o que é fundamental nessa situação. Serão diversos serviços em um único lugar”, destaca o subprefeito Edson Marques.
Os afetados pelo estado de calamidade pública, conforme decreto de número 58.686, de 27 de março de 2019, poderão solicitar gratuitamente aos órgãos municipais a segunda via da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único, além do registro de cadastro para benefícios sociais.
“A Prefeitura está articulando um conjunto de serviços municipais que vai até a população, no momento em que ela mais precisa”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, pasta que responde pelo Descomplica SP.
Uma parceria com o Governo do Estado permitirá a reimpressão de certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como da Carteira Nacional de Habilitação. Unidades móveis do Instituto de Identificação, da Sabesp e da Enel darão entrada às solicitações de segunda via de documentos de identificação e benefícios como a tarifa social. Na ocasião a população também poderá tirar suas dúvidas em relação ao FGTS e isenção de IPTU. A Supervisão de Saúde também atuará com vacinação, orientações sobre cuidados no contato com a água suja e testes de saúde.
Garantindo que o serviço atinja a todos, um ônibus fará o transporte dos interessados que moram na Vila Itaim ao Parque Biacica. O transporte sairá da “Curva do S”, com intervalos de uma hora e será gratuito para os que se dirigirão até a ação.

 

JORNADA CIDADÃ
Data: 13 de abril de 2019
Horário: 9h às 16h
Local: Parque Estadual da Biacica (Estrada da Biacica, 756)