A Prefeitura de São Paulo comemora todos os dias os resultados da implantação do programa Descomplica SP junto à Subprefeitura de São Miguel Paulista. E foi no mês de março, no dia 12, o dia da celebração de um ano de funcionamento da unidade na zona leste.
Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP propõe um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil e descentralizado, e está alinhado à nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão. A unidade de São Miguel Paulista oferece mais de 350 serviços, além de contar com postos do Detran.SP, do Instituto de Identificação (IIRGD) e dos Correios, além de um totem do próprio Poupatempo.
Uma outra conquista para a população foi a instação de duas maquinas de recarga bilhete unico, desde o segundo semestre de 2018, estudantes e trabalhadores podem recarregar seus bilhetes dentro do Descomplica-SP / Foto: Elioneide Silva
“O Descomplica vem superando desafios e atingindo metas agregando qualidade aos serviços que a subprefeitura oferece aos munícipes de São Miguel, em especial. O tempo médio de espera é de 15 minutos e, com isso, o cidadão se sente acolhido e sai satisfeito. Tem sido um grande privilégio abrir as portas para o funcionamento dessa praça de atendimento em nosso bairro”, ressalta Edson Marques que participa do plano de governo para expansão do programa com Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Scretário de Inovação e Tecnologia, Gerente do Descomplica-SP unidade São Miguel Paulista e Subprefeito de São Miguel / Foto: Camila Crepaldi
Já são mais de 260 mil atendimentos realizados e o registro de 99% dos usuários que classificaram o novo equipamento público como “ótimo” ou “bom”. Na lista de serviços mais procurados pela população estão a intermediação de mão de obra, o cadastro único para os benefícios sociais e a solicitação de Bilhete Único Especial.
Daniel Annenberg visitou a unidade no dia 25 de março em comemoração ao aniversário e falou da importância do serviço. “O Descomplica SP reduz a burocracia e amplia a oferta dos serviços municipais, permitindo que a Prefeitura esteja ainda mais perto das pessoas. Os resultados são tão positivos que estamos levando o programa para as demais regiões da cidade, atendendo também as zonas norte, sul e oeste da Capital”, destacou.
No dia 3 de abril foi a vez da Subprefeitura de Campo Limpo receber o programa com praça de atendimento modernizada. Ainda no segundo semestre deste ano, o projeto será implantado no Butantã e em Santana/ Tucuruvi.
Além de prestar diversos serviços para a população o Descomplica-SP também oferece palestras. No dia 18 de julho foi realizado a Palestre LGBT+ sobre os direitos da população LGBT+ / Foto: Elioneide Silva
SERVIÇO
O Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP 156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os requisitos e documentos necessários para a solicitação dos serviços desejados. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, São Miguel Paulista.