Papa-títulos das Américas: equipe de futebol de São Miguel Paulista é pentadecacampeão no Chile

São 15 títulos consecutivos conquistados no território chileno pelos garotos do Clube Da Comunidade João Cavalcante Leal, no distrito Jardim Helena

 A equipe de futebol Relâmpago Araguay, que integra o CDC João Cavalcante Leal, na Chácara Três Meninas no distrito Jardim Helena, é campeã no Chile mais uma vez nas categorias sub-14, 15 e 16. Com mais um troféu na galeria o time conquistou o seu décimo quinto título consecutivo da competição em 2019. Como reconhecimento, o Relâmpago recebeu da Conmebol a taça da Copa Libertadores da América.

Quatro campeonatos aconteceram em quatro sedes no território chileno, nas cidades de La Serena, Ovalle, Maipú e Algaborro. A equipe da zona leste de São Paulo bateu equipes da primeira divisão do país como o Colo-Colo e o Palestino e conta com um aproveitamento avassalador. De 12 campeonatos disputados, 11 foram conquistados.

Comemoração das categorias no décimo quinto título consecutivo da
competição sediada no Chile 
/ Foto: Reprodução/ Alexandre Studio

Os jovens atletas além de representarem o Brasil e trazerem os títulos, também trouxeram histórias e experiências. Alguns percalços foram superados para chegar ao objetivo máximo, o maior deles foi enfrentar um terremoto antes da grande final. “Foi muito estranho para nós, aqui no Brasil não acontece muito. Nós fomos dormir e aconteceu. Ficamos desesperados, porque alguns poderiam ter ficado com trauma”, comenta Vinicius Oliveira, de 15 anos. “Um dia antes da final nós sofremos um terremoto. Todo mundo ficou com medo, mas no outro dia conseguimos ser campeões”, relatou ainda o volante Fábio Junior, também de 15 anos, contando a superação do susto após o tremor. Os três atletas, bem como a maior parte da equipe, são moradores de São Miguel Paulista.

Dentro de campo, o Relâmpago deixou boas impressões, inclusive tendo um dos artilheiros da competição de La Serena, o atacante Diógenes Júnior que marcou 9 gols. “Foi uma experiência muito boa, a primeira vez que saí do país. Estou muito feliz e só tenho que agradecer a minha família e ao professor Jadiel”, completo.

 

Por semana, cerca de 220 jovens atletas frequentam o CDC João Cavalcante Leal/ Foto: Jairo Galdino

 


Responsável pelo projeto, Jadiel Antônio Miguel (conhecido como “Ninho”), 52 anos, é o diretor esportivo e está há 30 anos no comando dos trabalhos no CDC. Em média, 220 jogadores de 7 categorias passam em suas mãos toda a semana para treinarem no centro esportivo. Pelo trabalho, recebeu um prêmio significativo. “Ganhei como o melhor treinador das Américas pela quinta vez seguida”, comentou com orgulho do seu feito.


 

Na recepção a galeria de troféus da equipe, incluindo a taça da Libertadores da América/ Foto: Jairo Galdino

 


O Clube da Comunidade João Calvacante Leal completará 62 anos em setembro e justamente no mês de aniversário o Relâmpago Araguay irá representar São Miguel Paulista mais uma vez. A equipe disputará a 13ª edição da Copa Carpina no Pernambuco na categoria sub-16. Grandes equipes brasileiras como: Sport, Coritiba, Vitória e Ceará estão na disputa. “Nessa redondeza aqui é a único time que sai do Brasil e em setembro vamos disputar o campeonato da categoria pela segunda vez seguida”, explica Ninho que prepara a sua equipe para o campeonato.

 

 


Os garotos treinam durante a semana visando a competição de setembro no Pernambuco/ Foto: André Felipe

 


Muitos atletas profissionais pisaram neste gramado, dentre eles o meio-campista Paulinho (atualmente no Guangzhou Evergrande-CHN) com passagens pelo Corinthians, Barcelona- ESP e Seleção Brasileira. O meia-atacante Rafinha (atualmente no Cruzeiro) e o lateral esquerdo Fabrício (atualmente no Vasco da Gama) com passagens pelo Internacional, Cruzeiro e Athletico Paranaense.