PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura São Miguel Paulista abre as portas para Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências

Cerca de 100 pessoas foram atendidas, só no primeiro dia. No segundo dia, a ação recebeu a visita do Prefeito Bruno Covas

14/02/2019 14h57

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), levará às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro a Subprefeitura São Miguel Paulista foi a primeira a receber a Caravana. O projeto que ainda é um piloto passará por todas as subprefeituras em busca de proximidade para conhecer e atender a população com deficiência, no espaço do Descomplica SP.

Prefeito Bruno Covas visitiou novamente a Subprefeitura São Miguel Paulista / Foto: Emerson Cleber

Em seu segundo dia a Caravana contou com a presença do Prefeito Bruno Covas, que foi acompanhado pelo Subprefeito Edson Marques e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato. Dentre os serviços e informações oferecidos, destacamos: BPC via Cadastro Único, Tarifa Social, Vagas de Emprego, Bilhete Único Especial, Cartão DEFIS, certificado de isenção militar, Atende+ e Cadastro de estudantes com deficiência no CIEE. Cerca de 100 pessoas com necessidades especiais foram atendidas somente no primeiro dia.

 

 

A Caravana

 

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada unidade receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real. O Descomplica São Miguel já possui esse serviço.

Foto: Emerson Cleber

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Foto: Emerson Cleber