Subprefeitura São Miguel Paulista abre as portas para Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências

Cerca de 100 pessoas foram atendidas, só no primeiro dia. No segundo dia, a ação recebeu a visita do Prefeito Bruno Covas

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), levará às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro a Subprefeitura São Miguel Paulista foi a primeira a receber a Caravana. O projeto que ainda é um piloto passará por todas as subprefeituras em busca de proximidade para conhecer e atender a população com deficiência, no espaço do Descomplica SP.

Prefeito Bruno Covas visitiou novamente a Subprefeitura São Miguel Paulista / Foto: Emerson Cleber

Em seu segundo dia a Caravana contou com a presença do Prefeito Bruno Covas, que foi acompanhado pelo Subprefeito Edson Marques e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato. Dentre os serviços e informações oferecidos, destacamos: BPC via Cadastro Único, Tarifa Social, Vagas de Emprego, Bilhete Único Especial, Cartão DEFIS, certificado de isenção militar, Atende+ e Cadastro de estudantes com deficiência no CIEE. Cerca de 100 pessoas com necessidades especiais foram atendidas somente no primeiro dia.

 

 

A Caravana

 

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada unidade receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real. O Descomplica São Miguel já possui esse serviço.

Foto: Emerson Cleber

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Foto: Emerson Cleber