Munícipe dá exemplo na conservação e cuidado com as praças de São Miguel Paulista

Antonio Vicente Baldini, 76 anos, faz pinturas artísticas nos bancos da praça José Cardoso Moura.

 Os munícipes de São Miguel Paulista têm papel importante nas questões sociais. Exemplo dessa contribuição é a história de Antonio Vicente Baldini, de 76 anos, artista plástico e morador do distrito da Vila Jacuí. Com o nome artístico “Bal”, é assim que têm assinado suas obras nos últimos 15 dias.

Foto: André Felipe

A arte consiste em pinturas feitas nos bancos de concreto, na Praça José Cardoso Moura, e chama a atenção de quem transita pelo espaço público.

A motivação do Sr. Antonio foi o desejo de ver a praça mais bonita. A ideia inicial era contar com parceiros na aquisição de materiais para a revitalização, no entanto não foi possível contar com tal apoio. “Eu já tinha comprado a lata de tinta e tinha feito o teste nos bancos. Então, pensei: Vou perder essa lata de tinta? Vou bolar alguma coisa!”. Foi quando Antonio viu que a pracinha bem cuidada, podia ficar ainda mais colorida e iniciou a pintura nos assentos.

Foto: André Felipe

Seu envolvimento com a arte se deu desde criança e, hoje, trabalha fazendo grafite e pintura em telas. “O que posso dizer é que só sei fazer isso. Tiro as ideias da internet e vou fazendo. Pintar, desenhar, isso para mim é tudo!”, explica ao ressaltar a importância da arte em sua vida. Para realizar as gravuras nos bancos o morador conta que demora em média 5 horas.

Por fim, “Bal” fala da satisfação de ver o espaço com uma nova cara. “É importante cuidar do nosso bairro. As pessoas vêm me elogiar e o que eu sempre falo é que nós temos a pracinha mais bonita de São Paulo. Se tem, eu desconheço, uma praça pública que tenha esse tipo de pintura nos bancos”.

Foto: André Felipe

Ações assim demonstram o envolvimento da população em prol da comunidade. A participação dos cidadãos é, e sempre será, fundamental na conservação de nossas áreas públicas.