Ação de orientação e prevenção de doenças como leptospirose e arboviroses é realizada na Vila Itaim, em São Miguel Paulista

As visitações porta a porta em 551 residências e as atividades educativas informando à população ocorreram entre 9h30 e 13h pelas SUVIS, em parceria com a UBS Vila Itaim, Supervisão Técnica de Saúde e líderes comunitários

 Matéria Por Camila Crepaldi

Devido à ocorrência de chuvas nos últimos dias, São Miguel Paulista tem estado alerta quanto às medidas de prevenção de doenças como leptospirose e arboviroses (dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).

As SUVIS São Miguel Paulista, em pareceria com a UBS Vila Itaim e Supervisão Técnica de Saúde em conjunto com líderes comunitários do bairro, realizam uma ação educativa nos imóveis da Vila Itaim com o objetivo de acolher e orientar a população que mora nessa área suscetível a enchentes.

As atividades foram realizadas casa a casa tirando as dúvidas da população quanto às arboviroses. Na ocasião, as equipes entregaram telas de caixas d’água nas residências onde os reservatórios estavam abertos e passaram informações quanto às medidas para a redução da incidência de roedores, já que a região é propensa a alagamentos, drama que se intensifica no período de verão.

Os agentes comunitários da UBS também realizaram uma atividade educativa, além do trabalho de uma equipe que cuida da saúde da família que montou um ponto fixo, entregando, no local, cloro para desinfetar saladas, comprimido de dose única pro combate à verminose e pomada para micose.

Janeiro é o mês que simboliza a prevenção à hanseníase e a campanha denominada nacionalmente como “Janeiro Roxo” foi mais um importante assunto destacado aos moradores.

A ação teve início às 9h30 e foi encerrada às 13h, com o registro de 551 imóveis visitados.