São Miguel mais humana

Seminário internacional de lançamento do Projeto de Requalificação Urbana do centro comercial de São Miguel

Nesta quinta-feira (2), no auditório da Escola Estadual D. Pedro I, foi realizado o evento de lançamento do Projeto de Requalificação Urbana do centro de São Miguel, com o comparecimento do prefeito de São Paulo, da ex-secretária de Transporte de Nova York, Janette Sadik-Khan, dos secretários municipais: Gilmar Tatto da Secretaria Municipal de Transporte - SMT, Núnzio Briguglio da Secretaria Executiva de Comunicação – SECOM, Artur Henrique da Silva Santos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo – SDTE, além do subprefeito de São Miguel, Itaim Paulista, Mooca e Penha, e demais convidados da sociedade civil.


O evento trouxe esclarecimentos sobre Mobilidade Urbana e intervenções a serem implantadas em São Miguel, o primeiro bairro da cidade de São Paulo a receber um projeto desta envergadura, com assinatura e aval da ex-secretária de Transporte de Nova York, senhora Janette Sadik-Khan, especialista mundial em Mobilidade Urbana e Presidente do Conselho da NACTO – National Association of City Transportion, com a apresentação de Ciro Biderman, Diretor de Inovação da SPNegócios e Coordenador do MobiLab – Laboratório de Mobilidade Urbana.


Na abertura do evento, o subprefeito de São Miguel “afirmou que São Miguel é um bairro diferenciado", exaltando o amor dos moradores pelo bairro pois lutam constantemente por melhorias locais, e enfatizou a importância deste projeto pioneiro na cidade de São Paulo para São Miguel.


Janette Sadik-Khan explanou aos presentes com tradução simultânea do Inglês para o português sobre as experiências internacionais e bem sucedidas de projetos semelhantes ao que será implantado em São Miguel.


Ciro Biderman apresentou o projeto aos presentes sobre a readequação viária do centro de São Miguel, sendo que, o primeiro passo do projeto ocorreu em setembro de 2015 com a redução de velocidade máxima para 40 km/h – área 40.

O objetivo é de ampliação de vários pontos de calçadas visando aumentar os espaços para pedestres e ciclistas.Está prevista, também, a ampliação da Praça Getúlio Vargas e José Caldine.

Concluindo, Biderman enfatizou os benefícios do projeto para a população local, como por exemplo, a diminuição de atropelamentos principalmente na Avenida Marechal Tito, que em números de acidentes só perde para a Marginal Tietê.


No encerramento do evento, o prefeito de São Paulo esclareceu que este projeto impactará substancialmente o bairro de São Miguel com a priorização da troca do carro pelas pessoas que certamente se sentirão mais seguras em transitar pelas ruas do bairro, com a diminuição de atropelamentos, sem contar a mudança de cultura favorecendo o meio ambiente, a saúde pública.