PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura de São Paulo entrega novo Centro de Educação Infantil na Vila Jacuí

Unidade do CEI fica localizada no bairro União de Vila Nova

25/05/2016 15h56

Um prédio moderno, de arquitetura funcional, com amplos espaços internos e externos: trata-se do novo Centro de Educação Infantil de São Miguel, que atende 201 crianças de zero a três anos, sendo 66 em berçário.

A nova unidade, denominada CEI Ventura Branco, fica localizada na Rua Japichaua, nº 311, no bairro União de Vila Nova, e foi inaugurada manhã desta terça-feira (24). Na mesma rua, uma creche aberta em 2013 oferece mais de 230 vagas. As duas escolas integram a política municipal de expansão da educação infantil (creche e pré-escola), que já abriu 90 mil vagas em toda a cidade.

A cerimônia de inauguração teve a presença de munícipes, do prefeito de São Paulo, do subprefeito de São Miguel, do Secretario de Educação e do Diretor de Educação de São Miguel.

“O objetivo da gestão atual da prefeitura é fazer com que a comunidade receba do poder publico aquilo que é importante para ela, e acredito que a educação é a base para a construção de uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou o subprefeito de São Miguel em seu discurso de abertura.

Em seguida, o prefeito de São Paulo citou outras obras e melhorias da atual administração na região de São Miguel, como a construção do Hospital Dia Rede Hora Certa, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tito Lopes, das quatro UBS (Unidades Básicas de Saúde), além da implantação de Wi-Fi em quatro praças do distrito e do projeto LED no Jardim Helena.

Ainda sobre o projeto “LED nos Bairros”, o prefeito disse que o serviço foi iniciado na periferia porque é onde as pessoas acordam mais cedo, ainda à noite, para irem trabalhar e voltam bem tarde também, frisando a importância da iluminação de qualidade para garantir a segurança da população.

O novo CEI tem 1.030 m² de área construída e terreno de 2.900 m². São dois pavimentos com elevador, e escadas e banheiros com altura adequada à acessibilidade das crianças. Pensando na sustentabilidade, edifício foi projetado para aproveitar a iluminação natural e possui sistema de utilização de água de reuso nas descargas e para limpeza do pátio.

O prefeito disse estar feliz por constatar que as crianças serão bem cuidadas e estarão num ambiente seguro, sadio, de educação de qualidade e de competência. “Estamos cuidando da educação infantil até o ensino superior, para São Miguel se transformar em um bairro educador, em que todo mundo possa estudar até ter uma profissão”, declarou.

A unidade tem nove salas de aula, berçários, refeitório, área para banho e troca, lactário, brinquedoteca, playground e solário. As crianças são cuidadas por 30 educadores, sendo 17 professores de educação infantil.

De acordo com a prefeitura, “somente na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista já foram abertas 70 novas creches e pré-escolas, que representam cerca de 9.800 novas vagas de educação infantil. A região ainda deve receber mais 2.400 vagas de educação infantil em 10 novas pré-escolas e creches”.


Foto capa: Fábio Arantes (SECOM)