São Miguel inicia a discussão de metas a serem realizadas até 2012

Cem pessoas participaram da Audiência Pública Nossa São Paulo – Agenda 2012, realizada pela Subprefeitura São Miguel, nesta quarta-feira, 22 de abril, às 19h30. Na ocasião, foram apresentadas algumas das metas para a cidade de São Paulo.

As principais reivindicações dos moradores giraram em torno da criação de hospital com atendimento 24 horas, CAPS, clínica de reabilitação para deficientes na região do Jardim Helena, regularização fundiária do Conjunto Santa Inês, criação de parques e conclusão do Parque Primavera, ampliação da rede de Núcleos Sócio-Educativos e creches, criação da Casa da Cidadania da Mulher nos moldes da que existe em Itaquera.

Uma outra questão levantada pelos participantes foi o isolamento do Jardim Helena e a necessidade de investimento efetivo na região que, segundo eles, é desprovida de equipamentos de saúde, lazer e cultura.

Para Arlindo Miragaia, há 59 anos morador do Centro de São Miguel, “a região é uma terra esquecida que só recebe migalhas. Aqui não se faz uma grande obra, nós precisamos de obras grandes como um hospital”, desabafou.

Por outro lado, otimista com a realização da audiência pública, Maria Alice Setúbal, presidente da Fundação Tide Setúbal, apontou a necessidade da ampliação do número de CRAS na região e também da eliminação do turno intermediário nas escolas, bem como a criação de Centros da Juventude. “Este é um momento novo para a cidade de São Paulo. Um dia bastante importante para toda a cidade porque este assunto [Agenda 2012] está sendo discutido em todas as subprefeituras e, se estes pontos estão entre as metas para 2012, que sejam realizados aqui em São Miguel”, concluiu.

Para o subprefeito Dr. Diógenes Martins, a audiência pública “foi o pontapé inicial no processo de discussão das questões regionais”, que deve continuar em plenárias. A primeira delas deve acontecer daqui a aproximadamente 20 dias.

Estiveram presentes na reunião moradores da localidade, representantes religiosos e de organizações como o Movimento Saúde da Zona Leste, Fórum do Desenvolvimento Local Vila Jacuí, Fórum Urbanístico de São Miguel, Associação dos Trabalhadores do Parque Paulistano, Associação Aqualiprof, Mulheres do MST entre outras.