Antiga base da GCM, da Praça Fortunato da Silveira, passa por revitalização e vira ‘painel de arte urbana’

Área de 58 m² expressa a cultura de rua no bairro

 O espaço da antiga base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que dispõe de uma área de 58 m² e está localizada na Praça Fortunato da Silveira, Vila Jacuí, estava sem utilização desde 2009, quando a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) substituiu as bases fixas da GCM pelas bases móveis, que são mais versáteis e flexíveis para pontos estratégicos de acordo com a vulnerabilidade da cidade.

Agora a utilidade da guarita é outra, quem passar pela praça pode admirar um verdadeiro painel de arte urbana, pois nos dias 3 e 4 de agosto, por meio do Fórum de Juventude de São Miguel, artistas urbanos e grafiteiros convidados revitalizaram o espaço. Grafites com mensagens de conscientização sobre meio ambiente e preservação de patrimônios culturais, estilo de vida e as assinaturas dos artistas, que são conhecidas como “TAGS”, agora expressam a atual pluralidade cultural em que a comunidade de São Miguel Paulista vive.

Durante o trabalho, jovens e famílias acompanharam a reforma da base policial e foram recebidos com atrações musicais, poesias, brindes comestíveis e conversas com os artistas urbanos. O final da intervenção foi no dia 8 de agosto.

Encontros e diálogos entre o Fórum de Juventude de São Miguel e os jovens da comunidade têm promovido ações positivas através das intervenções urbanas, revitalizações dos espaços de interação social e lazer e os projetos culturais e educacionais, modificando o ambiente de forma a priorizar o bem estar da sociedade local.

A Secretaria de Direitos Humanos e a Coordenadoria Municipal de Juventude trouxeram a proposta do diálogo #PAPORETO, visando ampliar o debate com a sociedade sobre diversos temas, além de captar demandas locais, construir parcerias para a realização de projetos, colhendo propostas e novas idéias.