Projeto de Reorganização do Comércio Ambulante chega em sua Fase Final

Reorganizar o espaço público e deixá-lo mais bonito para a população de São Miguel, é um dos objetivos da Subprefeitura de São Miguel em promover o projeto de Reorganização do Comércio Ambulante. A grande concentração de barracas no centro do bairro, dificulta o fluxo de pedestres e gera poluição visual.

Atualmente os 200 ambulantes que possuíam o Termo de Permissão de Uso (TPU), já foram recadastrados, classificados e já ocorreu a escolha das vagas que desejam ocupar, das 521 oferecidas pela Subprefeitura. Agora, aqueles sem o TPU, 448 ambulantes no total, poderão escolher entre as 321 vagas restantes oferecidas, sendo assim 127 constarão na lista de espera. Após a implantação total do projeto previsto para ocorrer em novembro, todos os 521 trabalhadores do comércio informal estarão devidamente cadastrados e com suas barracas padronizadas.

Ter seu trabalho regularizado faz com que os ambulantes sejam reconhecidos como pequenos empresários, podendo exercer sua atividade legalmente. Os risco de assaltos é grande devido ao excessivo número de barracas, o que pode também ocasionar incêndios, mas a reorganização irá gerar maior segurança para a população em geral.

O projeto de reorganização começou a ser executado em julho, e aconteceu em duas etapas. Os previamente cadastrados em 1998 e 2001 foram recadastrados para a comprovação e atualização de seus dados, depois tiveram a oportunidade de escolha da vaga que irão ocupar de acordo com sua classificação. Todos serão reordenados, mais as ruas de maior intervenção devem ser: Serra Dourada, Capitão Francisco Isaías de Carvalho, Salvador de Medeiros e a avenida Marechal Tito.