PREFEITURA DE SÃO PAULO

São Miguel Paulista completa 463 anos nesta sexta-feira (29)

A história de um dos bairros mais antigos da capital paulista é marcada pela presença indígena e forte influência da cultura nordestina

29/09/2023 14h07

 

São Miguel Paulista, localizado no extremo leste da cidade de São Paulo, comemora 463 anos de sua história no dia 29 de setembro. Com base em fatos históricos, o bairro começa com a aldeia de Ururaí, formada por indígenas guaianases que haviam deixado os arredores do Colégio Jesuíta de São Paulo. Ururaí era como os povos originários denominavam o Rio Tietê, que margeia a região.


Por volta de 1560, para marcar presença cristã na aldeia dos guaianases, o padre José de Anchieta construiu uma capela na região, batizada de São Miguel, nome de seu arcanjo de devoção. Assim, o bairro de São Miguel Paulista começou a crescer ao redor da capela.


Por sua importância, a Capela de São Miguel Arcanjo foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938. O ponto inicial do bairro é um marco na história da cidade de São Paulo e na cultura local. A Capela de São Miguel, que passou por uma restauração em 2007, faz parte da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como “Praça do Forró”, referência à cultura nordestina da região.


“Nesses 463 anos de São Miguel Paulista, na nossa querida Zona Leste, queremos confirmar nosso compromisso em oferecer serviços públicos cada vez mais de qualidade e ações para diminuir as desigualdades sociais. Parabéns São Miguel e felicidades a todos!”, saúda o prefeito Ricardo Nunes.