Subprefeitura São Miguel Paulista intensifica limpeza de córregos em período de estiagem

Ação com foco na prevenção de enchentes e alagamentos época período de chuva iniciou nesta terça-feira (06), no Jardim São Martinho

 Na manhã desta terça-feira (06), a Subprefeitura São Miguel Paulista iniciou a intensificação da limpeza de córregos na região do Jardim São Martinho, também conhecido como Jardim Pantanal.

Com foco na prevenção de enchentes e alagamentos em período de chuva, a Supervisão Técnica de Limpeza Pública da subprefeitura prevê executar a zeladoria em córregos desde a Rua Recife até a divisa com o município de Itaquaquecetuba durante os meses de junho e julho, época de estiagem.

 Na jurisdição de São Miguel Paulista, em 2022, foram limpos 435.022 m² de áreas de margens de córregos, com a retirada de cerca de 8.519,87 toneladas de detritos. Dos piscinões, foram coletadas 241,71 toneladas de detritos e realizados 3.275.656 m² em corte de mato.

O Jardim Pantanal faz parte da área de várzea do Rio Tietê, o que torna a região vulnerável para alagamentos, uma vez que o rio sobe em época de chuva. Diante disso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) e da SP Urbanismo, assinou projeto para combater as recorrentes cheias que atingem a região, beneficiando mais de 135 mil moradores.

O empreendimento prevê a execução de 10,4 km de nova pavimentação e passeio, em uma área de 83.200 m² de intervenção, entre a Vila Seabra e o Jardim São Martinho. Além disso, as novas galerias e sistema de microdrenagem se estenderão por 9km, facilitando o escoamento das águas em período de chuvas, que trabalharão em conjunto com o futuro sistema de macrodrenagem. A previsão de conclusão é de até seis meses.