Alunos da E.E Salvador Romano participam da revitalização de praça no Jardim Romano

As ações aconteceram em conjunto com a UBS Três Pontes, Conselho Gestor, alunos da escola e também com a comunidade em praça da Avenida Tomás Lopes.

 A mobilização da comunidade do distrito Jardim Romano proporcionou mais uma praça revitalizada no bairro de São Miguel Paulista, desta vez na Avenida Tomás Lopes de Camargo foi o endereço da revitalização. A iniciativa partiu da UBS Três Pontes com os agentes da Saúde envolvidos, juntamente com o Conselho Gestor, convidaram os alunos Escola Estadual Salvador Romano para participar e aceitaram o desafio. A Subprefeitura também apoiou o projeto cedendo à equipe, mudas para o plantio e materiais para a transformação da praça. O espaço amplo já foi utilizado em diferentes maneiras segundo os moradores e hoje é uma praça que antes era um espaço de descarte irregular de lixo e ganhou uma nova forma: um espaço de conscientização e reflexão com o cuidado ao meio ambiente.

Na foto os alunos possam  após a revitalização da praça

Foto: André felipe 


Esse exemplo partiu dos integrantes da escola Salvador Romano, crianças do ensino fundamental ficaram empolgadas em poder colaborar para um espaço melhor para toda a comunidade. Antes de irem a campo e colocarem a mão na massa para ajudarem no plantio de novas árvores, de plantas em vasos feitos com pneus que seriam descartados, os alunos passaram por um processo intenso de aprendizado e a importância a respeito da conservação da natureza e cuidado com o espaço o público. “Nós fizemos a parceria escola e saúde, e diante dela os professores do “J” principalmente (E.E Professor José Bonifácio Andrada e Silva Jardim) propuseram algumas ideias de revitalização da praça e as crianças ficaram super empolgadas”, conta o professor Leandro do Santos, de 29 anos. Um trabalho de adaptação em longo prazo “a praça era bastante deteriorada, então nós decidimos fazer placas de avisos para que a população do entorno se conscientizasse ainda mais[...] Foi feito um trabalho durante seis meses de conscientização, as crianças conversaram com os pais, e os orientaram, e a praça ficou muito bonita para ser usufruída”, completou o professor.


E a garotada embarcou de cabeça e dando o exemplo nos seus primeiros anos de vida para reflexão da importância de manter o bom estado do espaço que é de todos. O aluno Henrique Carvalho de Araújo foi um dos destaques das atividades executadas pelo corpo docente e se diz satisfeito em ter participado da ação. “Eu achei muito legal esse projeto da gente cuidar do meio ambiente porque tenho um colega que mora perto da região e essa praça era muito suja”, disse o aluno de 11 anos. O colega que morou próximo a praça é Luis Henrique, de 10 anos, ele conta que já morou no terreno da praça e fez a comparação de como era e como ficou. “Antes era bem suja mesmo, estava feia, estava poluída, mas eu gostei muito e irá ajudar a gente quando crescer para ter um ambiente mais saudável”, disse o aluno do 5°ano. Para os dois, a transformação significa muito e será uma mensagem passada para a comunidade. “Ah! Representa muita coisa. Às vezes as pessoas querem visitar e não tinha espaço para brincar e tenho certeza que vai melhorar e melhorou”, completou Luis Henrique. “Sempre cuide do meio ambiente e nunca sujem os espaços que estão limpos”, finalizou Henrique.

NOVA PRAÇA, NOME NOVO

A praça está sem denominação e fica localizada no cruzamento entre a Avenida Tomás Lopes de Camargo com a Rua Canacatagê, entretanto esta realidade deve mudar. Isso porque uma proposta foi enviada à Câmara dos vereadores e um ofício também será encaminhado à Subprefeitura para o emplacamento com um novo nome. “O nome da praça será Alcides Moreira Filho, mas conhecido como ‘Pai Veio’, um morador que esteve aqui nos anos 70 e fez muito pelo bairro”, disse Rogério Pereira da Silva, que é morador atuante do distrito e participa do Conselho Gestor no Jardim Romano.