Cursos gratuitos sobre negócios e empreendedorismo são oferecidos em São Miguel Paulista

Atividades e oficinas são ministradas gratuitamente na Subprefeitura em parceria com a ADE SAMPA com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

 Fomentar a busca do conhecimento e da capacitação, olhando para o desenvolvimento local por meio do comércio. É assim que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico juntamente com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), realizam e oferecem cursos nas subprefeituras da Cidade de São Paulo, com diferentes parceiros envolvidos pelo bairro.

Com temas voltados para o empreendedorismo, gestão de negócios e de pessoas, e a busca da formalidade para diferentes vertentes de negócios, oficinas e palestras são aplicadas com o objetivo de orientar desde a formalização do negócio, com dicas importantes sobre o enquadramento jurídico para saírem da informalidade, até dicas de como gerir as situações rotineiras do seu empreendimento. O que engloba diferentes ramificações de uma empresa.

na foto um grupo de pessoas aparecem em circulo realizando uma dinâmica em grupo com um elástico

Foto: Assessoria de comunicação são miguel paulista

As atividades exercidas nas subprefeituras estão baseadas em dois pilares: a “Fábrica de Negócios” e “Capacitações Empreendedoras” realizado pela ABC Aurora em parceira com o SEBRAE. A primeira consiste em ações para os variados tipos de empreendedores e empreendimentos com agências parceiras, a metodologia é passada aos participantes por meio de workshops e mentoria para quem está dando os primeiros passos no seu negócio. A segunda trabalha para minimizar a vulnerabilidade dos negócios, além de instruir os empreendedores e inseri-los no mercado de trabalho.

Para explicar como funciona a dinâmica dos cursos e atividades ofertadas, Gleice Santos, que atua há dois anos como agente de desenvolvimento local da Zona Leste 2, enfatiza que á relação de troca é fundamental. “A troca é essencial! A pessoa que vem até aqui pode ser atendida pela ADE SAMPA, nós oferecemos esses cursos totalmente gratuitos e eles são justamente para desenvolver melhor o seu negócio. Você que tem um negócio e quer desenvolver melhor, mas não entende muito de fluxo de caixa, de separar o dinheiro, que é uma parte muito importante do negócio, esses cursos são voltados para essas pessoas.”, comenta. Ela ainda ressalta que os focos dos projetos são para os negócios formalizados e também para os que estão começando. “Quem está iniciando, quem já tem um negócio próprio estruturado e quer crescer também, possui uma oficina chamada Ganhe Mercado em parceria com o SEBRAE”.

As atividades aliam a prática com a teoria e fazem com que os integrantes emerjam sobre as ideias que possuem e as coloquem no papel. “Essas capacitações são bem dinâmicas e práticas, porque ela vai estruturar o próprio negócio fazendo todas as atividades. Os facilitadores estão lá para auxiliar, mas a pessoa tem que idealizar e exercer isso. E o principal é interação entre todos, tanto para quem está recebendo a oficina, quanto para quem está ministrando”, explica Gleice.

 

Em São Miguel, os cursos são ministrados gratuitamente no Descomplica SP, na sede da subprefeitura, desde 2018. Caso tenha interesse em participar é necessário preencher o formulário neste link (http://bit.ly/oficinasadesampa) e, se quiser sanar outras dúvidas, basta ir à praça de atendimento do Descomplica SP, às quartas-feiras das 9h ás 17h e solicitar o atendimento da ADE SAMPA.

E para saber mais do cronograma de oficinas e informações. Acesse o site: http://adesampa.com.br/)