Campanha de vacinação segue até o dia 12 de julho

A tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola tem agora como público alvo jovens de 15 a 29 anos

 A campanha de vacinação que teve início no dia 10 de junho está prevista para ir até o dia 12 de julho mas, segundo informações da Secretaria da Saúde, até o dia 19 do último mês apenas 12.265 mil jovens procuraram os postos de vacinação. A vacina que é tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola e a vacina é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em São Paulo, a Secretária de Saúde confirmou apenas neste ano 51 casos da doença e, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, foram 14 casos registrados na capital (sendo eles de pessoas que viajaram ou tiveram contato com quem viajou) e seis em investigação sobre o local da contaminação.

A meta é vacinar 2,9 milhões de pessoas na Cidade de São Paulo, mas, como citamos acima, apenas 12.265 mil procuraram os postos de saúde e o motivo da falta de procura é porque muitas pessoas acreditam que tomar a vacina traz algum risco à saúde. No entanto, vale ressaltar que todos esses levantamentos são infundadas, são as popularmente conhecidas “fake news”.

Apenas a vacina previne com 100% de eficácia, então é importante se vacinar. Os casos mais comuns da doença envolvem irritação nos olhos corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna na bochecha e mal-estar, tosse persistente, manchas vermelhas na pele e ainda podem ocorrer sintomas como febre, convulsões, infecções no ouvido, conjuntivite, pneumonia, perda do apetite, diarreia e em casos mais graves lesão cerebral e infecções encéfalo, e pode ainda levar à morte.

Aquelas pessoas que não tomaram ou tem alguma dúvidas devem ir à UBS mais próxima com a caderneta de vacinação e documento de identificação, lembrando que a vacina está disponível o ano inteiro em todos os postos de saúde. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas.

Até o último sábado, 29, foram aplicadas em São Miguel Paulistas 1952 doses.