Vila Jacuí tem ação contra a dengue após 200 casos na região

Ação emergencial contou: vacinação, visitação casa a casa pelos agentes, remoção de carros abandonados entre outro serviços

 Após constatação de mais de 200 casos de dengue no distrito da Vila Jacuí, em São Miguel Paulista, a Subprefeitura, em parceria com a Vigilância Sanitária, percebeu a necessidade de realizar uma ação emergencial no combate a arboviroses. A operação aconteceu nos dias 7 e 8 de junho envolvendo uma série de profissionais que atuaram durante todo o dia na abrangência do Sítio da Casa Pintada, área que concentrava até o final de maio, 53 casos positivos de dengue.

Na foto alunos observam o material informativo sobre a dengue

Foto: Assessoria de Comunicação


A iniciativa surgiu do Comitê de Animais Sinantrópicos após uma reunião, no dia 03 de junho, no gabinete do subprefeito Edson Marques, para discutir ações que visam erradicar a proliferação de casos. Entre os pontos levantados como fundamentais na ação, mencionou-se o número de veículos abandonados nas vias públicas, a necessidade de corte de mato, operação cata-bagulho, entrega de telas de caixa d’água e orientação casa a casa feita por agentes de endemias para intensificar cuidados a serem tomados quanto às doenças. Por se tratar de uma operação emergencial, a população foi notificada de que seriam atendidas apenas as residências de nove ruas específicas.

Na foto os agentes de saúde esperando os alunos para explicar sobre os riscos da dengue

Foto: Assessoria de Comunicação


Além das nove ruas com maior apontamento de casos, a EMEF Pedro Teixeira também foi alvo da ação e envolveu os alunos com palestras educativas e orientação em sala de aula, distribuição de 300 encartes sobre arboviroses e exposição de animais sinantrópicos. “O intuito da Vigilância Sanitária é a prevenção da entrada desses animais nas residências, além do combate à dengue. Esses animais podem trazer doenças bacterianas, fúngicas e, até, virais. Hoje, dentro de São Miguel Paulista, o Sítio da Casa Pintada é a região com mais casos positivos de dengue. Por isso a importância dessa ação”, enfatizou o supervisor de saúde, Dr. Werner Santos Garcia.

A foto mostra os animais sinantrópicos em vidro

Foto: Assessoria de Comunicação


Na atividade de bloqueio do criadouro foram visitados 814 imóveis, sendo 593 vistoriados e 221 fechados. Foram entregues 100 telas de caixa d’água para a população que também compareceu na UBS Sítio da Casa Pintada para a vacinação que registrou 5 imunizações de Sarampo, Caxumba e Rubéola; 3 de Febre Amarela e 211 de Influenza A, na sexta-feira. No sábado, foram 16 de Sarampo, Caxumba e Rubéola; e 169 de Influenza A.

A foto mostra o carro abandonado sendo removido

Foto: Assessoria de comunicação 


Os serviços de zeladoria fecharam a ação com 16 buracos tapados nessa região, remoção de entulho nos pontos de descarte irregular, corte de mato, pintura de guias, remoção de propagandas irregular e pintura dos postes, além de 5 carros abandonados removidos das vias públicas que também serviam de foco.
A ação foi uma realização da Subprefeitura São Miguel Paulista, UVIS, Defesa Civil, Corpus e UBS Sítio da Casa Pintada.