Revitalizar para cuidar

A ação que transforma pontos de descarte irregular de lixo vem deixando praças e calçadas de São Miguel Paulista de cara nova

 Nada se mantém intacto sem preservação e conservação. Essa regra se aplica também a espaços públicos que, diariamente, são alvos de vandalismo e acabam virando pontos de descarte irregular de lixo, desvalorizando a região e a deixando propensa à proliferação de animais sinantrópicos (ratos, baratas, escorpiões, entre outros). É nessa hora que os projetos de revitalização desempenham um papel importante nos centros urbanos.

Na foto a Av Afonso Lopes de Baião com muito lixo na calçada

Foto: Assessoria de comunicação

 

A foto mostra a Av. Afonso Lopes de Baião após a revitalização, sem lixo e com o muro pintada de cores coloridas

Foto: Assessoria de comunicação

 


Revitalizar e reabilitar são palavras e ações que as equipes de zeladoria da Subprefeitura São Miguel Paulista conhece bem. As ruas Capachos, no Jd. Romano, e a Av. Afonso Lopes de Baião, na Vila Jacuí (ao lado da E. E. Astrogildo de Arruda), que eram pontos viciados receberam pneus coloridos, pintura nas paredes e mudas de plantas, transformando radicalmente o espaço e impedindo a ação de infratores e, até mesmo, empresas habituados a tal prática.

A foto mostra a rua capachos com entulho antes da revitalização

Foto: Assessoria de comunicação

 


Mas, revitalizar não deve ser algo que fica apenas na mão do poder público. No ano de 2018 os moradores da Rua Sol da Meia Noite, em conjunto com a Subprefeitura, revitalizaram a Praça da Cigana, localizada no Jardim Maia.
Numa manhã de sábado os moradores foram para a rua e com a doação de tintas e mudas de plantas da Subprefeitura, deram uma cara nova ao espaço, pintando bancos, meses e pneus. O muro recebeu uma arte especial que ficou por conta dos grafiteiros da região.

 

A imagem em plano aberto mostra a rua capachos após a revitalização

Foto: Assessoria de comunicação


Vale ressaltar que um dos maiores fatores de proliferação de doenças é o descarte irregular de lixo, crime este que segundo a lei 16.871 pode resultar em multa no valor de R$ 15.520,00 para munícipe que for pego realizando o descarte.
Se você, munícipe, presenciar o descarte irregular, denuncie no SP156. Vamos fiscalizar, juntos, para que São Miguel Paulista fique cada vez mais bem-cuidado.


Adote uma praça

Você sabia que qualquer pessoa física ou jurídica pode ajudar a cuidar de um espaço público? É simples. Com o Programa Adote uma Praça é firmado um Termo de Cooperação que tem como objetivo a conservação e manutenção de melhorias urbanas e paisagísticas. Para isso, basta entrar com um requerimento junto à Subprefeitura mais próxima indicando quais são as intenções quanto ao cuidado do local público. A Subprefeitura tem um prazo de até 30 dias para avaliar o pedido de adoção, deferir sobre suas propostas, liberando ou não para que você seja responsável pelo cuidado do local e visto como exemplo de quem zela pelo espaço que vive.

A foto mostra a Praça da Cigana sendo revitalizada por moradores