Alunos de São Miguel Paulista desenvolvem projetos audaciosos a partir de disciplinas eletivas

Na E.E. Deputado Manoel de Nóbrega executam projetos que envolvem música, profissões e até a criação de um carro movido a energia solar

Criação de um carro movido a energia solar, oficina de veterinária, impressões 3D, apresentações musicais e de dança. Todos esses assuntos foram expostos em audaciosos projetos que poderiam fazer parte de uma grande bienal, mas a agradável surpresa é que foram desenvolvidos por alunos da disciplina eletiva na Escola Estadual Deputado Manoel de Nóbrega.

A disciplina eletiva está amparada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e visa atender quatro pilares da UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. A interdisciplinaridade e o contato com as diferentes áreas levam os alunos a colocarem a mão na massa e executarem o planejamento de um projeto de acordo com o seu interesse. O resultado nada mais é que a materialização de todo o processo criativo a ser apresentado de diferentes formas, como acontece na eletiva “O Som do Brasil” em que os alunos fazem análises do conteúdo de músicas nacionais para evidenciar a cultura brasileira e vão emprestar as suas vozes para gravar uma faixa de um artista brasileiro tocada durante a apresentação final do projeto.

Um outro projeto de destaque é da montagem de um carro. Uma montadora foi organizada por alunos, que são responsáveis desde o processo de obtenção de materiais para montagem e confecção do carro (motor, carroceria) até o plano de marketing para a divulgação do lançamento do veículo tecnológico nas redes sociais. O atrativo do engenho é possuir uma fonte limpa e renovável: o sol, sendo a principal fonte de energia. O uso de placas solares capta a energia e abastece a bateria do futuro veículo.

Na imagem 7 alunos estão perfilados na frente da mesa da sala de aula, expondo os materiais do carro.

Foto: André Felipe

As execuções de todas as atividades possibilitam aos jovens experiências específicas tanto na teoria, quanto na prática agregando, assim, valor ao currículo escolar.

O modelo de ensino da instituição é no período integral para os jovens do Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano. E, por passarem um tempo maior na escola, diversas atividades são desenvolvidas ao longo do dia, entre elas a disciplina Projeto de Vida. Nessa disciplina os alunos experimentam e planejam o seu futuro por meio de oficinas e atividades, e descobrem possíveis vocações a serem seguidas ao longo da vida.

Em visita à escola, o Subprefeito Edson Marques conheceu de perto cada eletiva em andamento e teve o contato com alunos que expuseram com detalhes o passo a passo de cada projeto. “Fiquei encantado de ver isso! No meu tempo não tinha nada disso. Parabéns gostei muito do desenvolvimento e quero ver o resultado”, elogiando a iniciativa dos alunos e dos professores.

O resultado final e a apresentação das tarefas serão apresentados no dia 18 de junho, na Escola Estadual Deputado Manoel de Nóbrega, em São Miguel Paulista.