O novo bairro de São Paulo se chama: União de Vila Nova

“Agora vai ficar ótimo”, essa foi à expressão do presidente da Comissão de Urbanização do Projeto Pantanal, Wellington Bezerra, ao comentar a publicação da Portaria Nº 055/SP.MP/GAB/2009, que possibilita a Subprefeitura São Miguel prestar serviços de manutenção na adjacência do Jardim Pantanal, formada pelos bairros: União de Vila Nova, Vila Nair e Jardim Lapenna.
A questão já vinha sendo discutida entre a subprefeitura e os moradores da União de Vila Nova, que não sabiam a quem recorrer para atender as suas necessidades, se a prefeitura de São Paulo ou a de Guarulhos.
O bairro sempre pertenceu ao município de Guarulhos, mas, na década de 1970, as obras que alteraram o curso do rio Tietê, alteraram também o limite entre os municípios de São Paulo e Guarulhos, feito naturalmente pelo rio. A partir daí, embora a mudança do leito do rio não tenha sido oficializada por lei, surgiu à polêmica sobre a quem pertencia o bairro.
A publicação da portaria não é uma solução definitiva para o caso, mas permite que sejam realizadas ações paliativas. Antes, apenas 26 ruas eram atendidas pelos serviços da subprefeitura, agora todo perímetro do bairro passa a ser  atendido. “Foi muito importante à criação dessa portaria, porque agora sabemos a quem recorrer para solicitar serviços de manutenção, como: varrição de ruas, coleta de entulho e assim por diante”, comemora o presidente Wellington Bezerra.