Defesa Civil de São Miguel

Defesa Civil

História

A Defesa Civil do Estado de São Paulo teve sua origem após os resultados desastrosos decorrentes das intensas chuvas ocorridas em Caraguatatuba (1967) e dos incêndios dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) que ceifaram inúmeras vidas devido à falta de rápida coordenação dos órgãos públicos e integração com a comunidades.
A comunidade paulista, a mercê dos desastres, percebeu a necessidade da criação de um órgão que, ao mesmo tempo, pudesse prevenir a ocorrência destes eventos ou, na impossibilidade da prevenção, pudesse minimizar seus efeitos. Surgiu assim, a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Criado pelo Decreto 7.550, de 9 de fevereiro de 1976, o Sistema Estadual de Defesa Civil foi reorganizado em 16 de junho de 1995 pelo então Governador Mário Covas mediante o Decreto 40.151. Possui uma Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), subordinada diretamente ao Governador do Estado e dirigida pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil. Constitui-se no órgão Central do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo.
As Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (REDEC) e as Coordenadorias Setoriais atuam no interior do Estado e na Região Metropolitana. São em número de quatorze, tendo como principal atribuição a formação, a orientação e o apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC) em todos os Municípios.
A Defesa Civil é a organização de toda a sociedade para a autodefesa e fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir a todas as necessidades dos cidadãos. Uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de sobreviver.

Defesa Civil em São Miguel

Localizada na subprefeitura do bairro, a Defesa Civil de São Miguel foi oficializada no começo da década de 90. Antes disso era conhecida como Urgências Urbanas, mas já desenpenhava um trabalho similar ao de hoje.
A Defesa Civil de São Miguel conta com um efetivo de 14 agentes que estão 24h por dia e 7 dias por semana em estado de alerta.
Além de contar com agentes extremamente preparados para atender diversos tipo de ocorrências, a Defesa Civil de São Miguel dispõe de estrutura e equipamentos específicos para cada tipo de ação. Munidos de EPI´s (Equimapamento de Proteção Individual) de todos os tipos, carros, botes e um ônibus equipado doado pela Condec, torna a Defesa Civil de São Miguel a única a possuir um veículo desse tipo.  E preparados para qualquer tipo de ocorrência, os agentes da Defesa Civil ainda possuem cursos de combate a fogo em mata, primeiros-socorros, como proceder em alagamentos e no psicológico das pessoas atingidas por desastres.
Ocorrências

As prinicpais ocorrências que a Defesa Civil de São Miguel atende são enchentes, incêndio, desabamento e acidentes com materias tóxicos. Para cada tipo de ocorrência, os agentes possuem planos diferentes para atender a população. A Defesa Civil faz um estudo do conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Como resposta a desastres, é feita uma avaliação do cenário para que ele possa ser reabilitado. Caracteriza-se nessa fase a avaliação dos danos, vistoria e elaboração de laudos técnicos, desobstrução e remoção de escombros, limpeza, descontaminação, desinfecção e desinfestação do ambiente e a reabilitação dos serviços essenciais.
Outra atividade que a Defesa Civil desenvolve é um plano de atendimento aos moradores de rua na época do inverno. Os agentes trabalham junto com a SAS (Secretaria de Assistência Social) para dar apoio logístico nas operações.

Central de comunicações

O Sistema de Comunicações da Defesa Civil é constituído por uma faixa de comunicação com as Subprefeituras. O Centro de Comunicações é o Órgão responsável pelo recebimento, transmissão e despacho das mensagens onde as mesmas são processadas e transmitidas aos destinatários. As viaturas das Subprefeituras operam nesta faixa.
O apoio técnico desse Sistema é dado pela Supervisão de Departamento de Manutenção de Telecomunicação da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. O sistema é operado e coordenado pela COMDEC.
O Sistema de Comunicação conta ainda com uma rede interna de emergência, formado por linhas privativas para acesso a órgãos como: Defesa Civil do Estado, COPOM, Central de Operações do Corpo de Bombeiros, Eletropaulo, Sabesp, Comgás, etc.