Entregue as 96 unidades habitacionais da urbanização da favela Santa Inês

Foram entregues neste domingo (17) as primeiras unidades habitacionais do projeto de urbanização da favela Nossa Senhora Aparecida/Santa Inês, em São Miguel. Nesse local, ocupado irregularmente por barracos instalados em área de alto risco, a população sofria com enchentes e os moradores estavam constantemente expostos a riscos de desabamento. Nesta primeira fase da urbanização foram entregues 96 apartamentos, distribuídos em oito prédios de seis andares cada um. Toda a área recebeu melhorias, com espaços de lazer e também um parque linear. A segunda fase da obra, já iniciada, terá a construção de 84 casas sobrepostas, concluindo a entrega de 180 novas unidades habitacionais ainda este ano.

"Isso vem ao encontro das nossas prioridades, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazendo investimentos na área social, na saúde e na educação. Estas são as pessoas que mais precisam de investimentos públicos. Nesta comunidade, 96 famílias moravam em condições totalmente inadequadas. E agora vão morar com dignidade", destacou Kassab. O prefeito disse que a urbanização prosseguirá na região e anunciou que já na próxima semana será inaugurada uma nova creche ao lado do conjunto habitacional, o que vai trazer mais tranqüilidade aos pais que trabalham e precisam deixar seus filhos em segurança.

O novo conjunto habitacional fica na rua Líbero Ancona Lopes, 1.000 (próximo da avenida Assis Ribeiro), em São Miguel. Cada apartamento entregue tem 45 m² de área útil, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e dependência de serviço. Os recursos são da Prefeitura, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo e da Caixa Econômica Federal. As intervenções beneficiam não apenas quem recebe nova moradia, como também a comunidade do entorno, uma vez que foram executados serviços gerais para a implantação de infra-estrutura urbana.

Nessa área por onde passa o córrego Mirim predominavam o esgoto a céu aberto, a sujeira, lama e áreas de risco e desabamento. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação contempla, além da construção de novas moradias, áreas de lazer e recreação, com a implantação de uma praça dotada de paisagismo, playground, bancos, árvores típicas da região, pista de skate, duas quadras poliesportivas e um parque linear com 1.200 metros de extensão.

Para realizar o empreendimento, foram removidas 225 famílias do local. Uma parte dessas famílias optou por receber verba habitacional no valor de R$ 6.000,00 cada uma, para a compra de casa em outras regiões. As 96 famílias restantes retornam, agora, para os apartamentos recém-construídos.

Todo o projeto contempla urbanização integral do local, com canalização do córrego Mirim, 11.500 m² de pavimentação de vias e ruas, implantação de 5.023 metros de rede de esgoto, 11.500 metros de rede de água, rede de drenagem, execução de muros de contenção, paisagismo, construção do Parque Linear e de 180 unidades habitacionais, sendo 98 apartamentos e 84 casas sobrepostas, além da adequação das edificações existentes. Serão beneficiadas 2.639 famílias que vivem na favela Santa Inês e, ainda, outras famílias assentadas no núcleo que engloba também a favela Nossa Senhora Aparecida, totalizando 12 mil pessoas.