Fundação Tide Setubal promove: “MPA 30 anos: na Visão de 5 Artistas”, um reencontro histórico

Movimento Popular de Arte (MPA) comemora três décadas em evento multicultural no CDC Tide Setubal, em São Miguel, no dia 23.02

Um dos movimentos culturais mais ricos já criados em São Paulo – o Movimento Popular de Arte (MPA) – está celebrando 30 anos. Em comemoração, a Fundação Tide Setubal promove, no dia 23.02 (sábado), o “MPA 30 Anos: na Visão de 5 Artistas”, espetáculo no qual cinco dos vários criadores do movimento se reencontram com convidados para uma noite de poesia, música, exibição de vídeos e bate-papo. O evento será realizado no CDC Tide Setubal, em São Miguel, onde o movimento nasceu, das 19h às 23h. A entrada é grátis.

“Nas décadas de 70 e 80, a cada final de semana São Miguel era tomado por poetas, artistas plásticos, animadores e produtores culturais, que se reuniam para apresentar suas criações. Eram promovidos shows, peças teatrais, saraus de poesia, exposições de arte... Os artistas vanguardistas ora estavam na Benedito Calixto, em Pinheiros, ora na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, no bairro da Zona Leste”, afirma Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

Após 30 anos, o MPA continua sendo uma referência permanente para pesquisadores de diversas linguagens e instituições.

Os criadores do projeto se apresentarão e ainda trarão convidados ao palco, são eles : Akira Yamasaki, Edvaldo Santana, Raberuan, Sacha Arcanjo e Zulu Arrebata.

História – O MPA surgiu no final dos anos 70, em São Miguel Paulista, a partir da pesquisa de Antonio Arantes e Tadeu Giglio, antropólogos da Unicamp, para a revitalização de sítios históricos de bairros da cidade de São Paulo. A partir daí, surgiu da necessidade de se abrir espaços para abrigar a produção artística local e ter um centro aglutinador e irradiador da cultura produzida na região, fomentando-a por meio dos veículos de comunicação de massa.
Entre os projetos desenvolvidos pelo MPA destacam-se: 1ª Mostra de Arte na Capela Histórica, Praça Popular de Arte, Passeata Poética, Projeto Outras Caras, Casa do MPA, Caderno de Poesia, 1º Encontro de Movimentos Culturais da Cidade, que resultou na implantação de dois centros culturais; atividades na Praça do Forró, MPA Circo – Picadeiro Cultural e a gravação de um disco coletivo.

Data: 23.02, sábado
Local: CDC Tide Setubal - Rua Mário Dallari, 170 – Jardim São Vicente
Entrada: grátis
Horário: das 19h às 23h
Mais informações: 6297-5969