Fiscalização é intensa em 2007

Importantes ações foram promovidas pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano durante 2007.

Para começar, no início do ano, a ação de desocupação de toda a área central de São Miguel com a demarcação de novas vagas para o comércio ambulante. A ação fez parte do Projeto de Reorganização do Comércio Ambulante, iniciado em 2005, que atingiu seu objetivo principal: a revitalização do centro comercial do bairro, o que deixou as ruas centrais de São Miguel mais livres para a circulação de pedestres e economicamente melhor para o comércio, até mesmo, para os ambulantes.

Meses após a implantação do projeto, segundo dados da polícia militar, houve queda de mais de 40% nas ocorrências policiais na região, além da diminuição do número de furtos em 51%, roubos em 15,1%, estelionatos e acidentes de trânsito em 37,5%.

A população passou a enxergar melhor São Miguel com a implantação da Lei Cidade Limpa. No bairro a adesão foi total, sendo que, nenhuma multa foi aplicada aos anúncios indicativos. As placas, outdoors e indicativos que encobriam as fachadas foram retiradas, o que deu um novo aspecto ao bairro.

Uma feira, a da Rua São Gonçalo Rio das Pedras, existente há aproximadamente quatro anos, foi legalizada em 2007 e um pouco mais de uma tonelada de materiais apreendidos foram doados a entidades assistenciais.

Sete áreas públicas foram retomadas. Cinco delas localizadas na avenida Assis Ribeiro, onde foram implantadas as obras da avenida Jacu Pêssego. Outro na Rua Caucásia, uma EMEF será construída no local. A antiga Favela Santa Inês também foi retomada este ano, para sua urbanização e implantação de um conjunto habitacional.

Além disso, cerca de 10.935 vistorias foram realizadas em estabelecimentos comerciais, como bares e postos de gasolina, 5.150 unidades de cds/dvds e 2.480 kg de produtos irregulares foram apreendidos.